Assumindo as medidas preventivas recomendadas pela DGS e implementando um Plano de Continuidade de Negócio, a LeasePlan tomou desde cedo as medidas necessárias para garantir a segurança e bem-estar dos colaboradores e famílias, e desenvolveu condições assegurar a continuidade no serviço prestado.

“Viver num contexto de cenário de estado de emergência afeta todos, quer empresas, quer particulares, e os nossos clientes não são exceção”, começa por dizer Pedro Pessoa, diretor comercial da LeasePlan.

“Por isso, neste momento, é necessária tranquilidade para a gestão diária dos negócios e das vidas de todos. O superior interesse de clientes, parceiros e colaboradores será sempre a principal preocupação da LeasePlan e acreditamos que desta forma conseguiremos minimizar os impactos decorrentes da atual situação. Acreditamos que, juntos, conseguiremos ultrapassar o período de incerteza que iremos viver nos próximos meses”.

Rápida a colocar online um conjunto de informações sobre a forma como muitos desses procedimentos iam decorrer, de forma explicita através de um conjunto de perguntas/respostas às questões que antecipou virem a ser as mais frequentes, Pedro Pessoa assegura ainda que a LeasePlan, embora esteja a trabalhar remotamente, “mantém-se em pleno funcionamento, procurando garantir a segurança de colaboradores, clientes, condutores e parceiros”.

O grau de prontidão e resposta dos clientes em relação ao serviço sofreu alterações?

A LeasePlan pretende garantir a segurança e bem-estar dos seus condutores, e assegurar que a empresa continua a fornecer o melhor nível de serviço possível nas atuais circunstâncias, minimizando impactos para os seus condutores.

Com alguma limitação de capacidade no atendimento telefónico, o que estamos a recomendar aos nossos Condutores é que contactem os nossos serviços o mais possível por email através do servico.cliente@leaseplan.com. Aqui não existe limitação toda a equipa está a trabalhar remotamente e a garantir os níveis de serviço aos Clientes e Condutores.

Disponibilizamos ainda uma página no website leaseplan.com, onde atualizamos, diariamente, um conjunto de Perguntas frequentes e eventuais alterações aos serviços que prestamos.

Que tipo de constrangimento pode existir em relação à necessidade de novas contratualizações, nomeadamente negociação e entrega da viatura?

Com o cenário de redução significativa dos serviços da rede de Concessionários e o fecho de muitas fábricas na Europa e no resto do mundo, por tempo indeterminado, não podemos garantir, nesta fase, previsões de entrega dos veículos aos nossos clientes.

Neste sentido, estamos concentrados em dar apoio às necessidades de mobilidade dos nossos clientes, através da extensão de contratos, fornecendo veículos da CarNext.com ou disponibilizando um veículo temporário da nossa frota de aluguer

Que tipo de indicações estão a dar aos vossos clientes em relação às necessidades de manutenção e/ou troca de pneus?

Estamos a trabalhar com os nossos fornecedores, a monitorizar regularmente a situação do surto de COVID-19 por forma a garantir um serviço contínuo a todos os nossos clientes, e a encontrar alternativas sempre que for necessário e se justifique.

No atual contexto estamos a privilegiar a mobilidade da frota, dando prioridade às intervenções que imobilizem os veículos por motivo de sinistro ou de avaria, em detrimento da reparação de danos estéticos e intervenções de pneus e manutenção não urgentes.

Acresce, que perante o cenário de estado de emergência em que o país entrou no dia 19 de março, não poderemos, infelizmente, dar garantia que o Cliente consiga recolher o carro da oficina.

O mesmo em caso de acidente, incluindo a disponibilidade de viatura de substituição.

Aquando do pedido de reboque, por avaria ou acidente, e na impossibilidade de desempanagem local, a Europ Assistance (EA) informa o Cliente que o veículo irá ser rebocado para uma Oficina que esteja em funcionamento ou possa receber o veículo com segurança (presença de alguém que se responsabilize e assine o estado descritivo);

O âmbito das coberturas de seguro (inclusões e exclusões) estão a funcionar da forma habitual e de acordo com o clausulado em vigor.

Como estão a fazer as terminações de contrato, nomeadamente em relação à entrega da viatura?

Dado o atual contexto nacional de Estado de Emergência e, apesar dos parques CarNext continuarem abertos, perspetivamos dificuldades em conseguir assegurar, convenientemente, os meios logísticos para a receção dos veículos em final de contrato.

Uma solução que temos vindo a sugerir, e que garante a mobilidade dos nossos clientes, será proceder à extensão dos contratos durante este período.

https://fleetmagazine.pt/2020/04/15/vwfs-aov-renting-moratoria-extensao-contratos/

https://fleetmagazine.pt/2020/04/02/locarent-covid-19-corona-virus/