Portugal é, dos 22 países analisados pelo EV Readiness Index 2023 da LeasePlan, o que apresenta a melhor pontuação no fator TCO (Custo Total de Utilização).

O EV Readiness Index da LeasePlan analisa a preparação de 22 países europeus para a revolução dos elétricos e baseia-se em três fatores:

  1. Número de registos de veículos elétricos;
  2. Maturidade da infraestrutura de veículos elétricos;
  3. TCO dos veículos elétricos

A pontuação (15 pontos) obtida por Portugal no fator TCO, a maior entre todos os países analisados, demonstra que, apesar do aumento dos preços da eletricidade, os subsídios à compra e incentivos fiscais existentes no país têm reflexo no custo de aquisição e consequente manutenção de um carro elétrico, tornando-o por isso “mais rentável em comparação a um veículo a combustão”, diz a LeasePlan.

Orçamento do Estado 2023: carros elétricos acima dos 62.500 euros com 10% de Tributação Autónoma

Numa visão geral, Portugal encontra-se no meio da tabela do EV Readiness Index 2023, na 12.ª posição, com 32 pontos (em 50 possíveis).

Embora tenha descido uma posição relativamente a 2022, regista contudo uma evolução nos fatores referentes ao número de veículos elétricos (subiu de 10 para 12 pontos) e à infraestrutura de carregamentos, tendo subido três pontos, tendo agora cinco pontos (em 13 possíveis).

De acordo com António Oliveira Martins, diretor-geral da LeasePlan Portugal, o país tem vindo a dar passos importantes para se preparar para a mobilidade elétrica.

"É essencial que agora mantenhamos esta tendência de crescimento: o índice mostra que os condutores portugueses estão prontos e dispostos a mudar", diz Oliveira Martins, que salienta ainda o esforço que a gestora tem feito para tornar a transição "o mais acessível possível", com a criação de produtos como o eMotion Plan.

O responsável conclui: "queremos que mais condutores em Portugal possam fazer a transição para a mobilidade elétrica e, embora os resultados deste ano sejam promissores, temos ainda trabalho a fazer".

LeasePlan Portugal eleita “Gestora de Frota do Ano” nos Prémios Fleet Magazine 2022