Portugal ocupa o 11.º lugar dos países europeus que melhor estão preparados para a transição para veículos elétricos (VE), diz o LeasePlan EV Readiness Index.
Trata-se de um estudo que abrange a preparação da Europa (países analisados) para a revolução do VE e que se baseia em quatro fatores distintos: os registos de VE, a maturidade das infraestruturas de VE, incentivos governamentais e a experiência da LeasePlan com os VE em cada país.
O estudo, que analisou 22 países, diz que desde o início do ano até setembro já foram registados perto de 8.700 VE em Portugal, o que representa 0,85 viaturas por mil habitantes e uma quota de mercado de 5%.
No mesmo período, foram vendidos 5.422 veículos 100% elétricos, o que representa 62% do total de VE registados nesse período no nosso país.
Quanto aos postos públicos de carregamento, Portugal tem 2.895 pontos, sendo que 280 dos quais são rápidos – isso equivale a 0,28 pontos por mil habitantes e a 0,33 por VE registado.
Europa
O índice da LeasePlan diz que os Países Baixos, a Noruega e o Reino Unido são os três países melhor preparados para a transição elétrica.
Face a 2018, todos os países analisados pelo índice da LeasePlan apresentaram melhorias – que se devem particularmente a uma combinação do aumento da disponibilidade de infraestruturas públicas de carregamento e um regime tributário mais benéfico para os condutores de VE em alguns países. Importa salientar que, em média, os VE pagam menos 40% de impostos que os veículos térmicos, ainda que os impostos variem de país para país.
Os registos de VE aumentaram em média, diz o índice, cerca de 60%, sendo que 5,7% de todos os veículos novos registados são elétricos. Luxemburgo (+154%), Irlanda (+127%) e Países Baixos (+120%), são os países que maior aumento registaram nas vendas de VE.
“Ainda temos um longo caminho a percorrer antes de conseguir que todos conduzam veículos elétricos”, diz Tex Gunning, CEO da LeasePlan.
Embora já vários países adotem a condução elétrica, e a evolução se revele favorável, conforme indica o estudo, “milhões de europeus ainda vivem em países onde as infraestruturas de carregamento públicas são inadequadas”, diz o responsável.
Ainda assim, houve um aumento de 73% nos postos públicos de carregamento europeus, sendo que atualmente, nos 22 países analisados, existem mais de 4.000 postos de carregamento rápido.
Gunning considera que a transição para VE é “simples” e “está ao alcance de todos”.
Os 22 países incluídos no LeasePlan EV Readiness Index 2020 são: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.