No primeiro semestre de 2019, a atividade do Leasing cresceu 3,42% no mercado europeu, em comparação com o mesmo período de 2018.

Segundo os dados anunciados pela Leaseurope, Federação Europeia das Associações de Empresas de Leasing e Renting, a produção valeu 183 mil milhões de euros.

Os números de Portugal mostram, porém, uma retração de 2,68% no mesmo período, em parte devido à ligeira descida do Leasing de Equipamentos e Veículos, cuja produção foi de 1,8 mil milhões de euros.

Pelo contrário, na Europa, o crescimento de mercado deste segmento específico foi de 3,92%, com destaque particular para o papel das viaturas, com uma subida de 4,28%.

“Em Portugal, perspetiva-se um crescimento consolidado até ao final do ano, embora aquém do que se poderia verificar”, afirma Alexandre Santos, presidente da ALF.

“O leasing e o renting sendo soluções já consolidadas no mercado continuam a ter espaço para crescer como instrumento de apoio à economia portuguesa. A ALF e as suas associadas pretendem que em 2020 o leasing e o renting possam ainda ter mais relevo no financiamento, sendo instrumentos preferenciais no apoio ao crescimento económico”

Pode consultar neste link os dados do Inquérito Estatístico Bianual Europeu com os dados dos 31 membros da Leaseurope, provenientes de 26 países diferentes, entre os quais Portugal.