A Lexus revelou o DIRECT4, um sistema de controlo de condução elétrico projetado para a próxima geração de soluções eletrificadas (híbridas e 100% elétricas) da marca.
O DIRECT4 controla o binário dos motores elétricos dianteiros e traseiros e a força de travagem exercida nas quatro rodas. Ao ajustar automaticamente o equilíbrio das trações dianteira e traseira, o sistema adapta as condições de condução às intenções do condutor, alterando a sensação de condução e conferindo ao veículo a melhor postura.
Lexus lança Easy Service, um serviço de manutenção sem contacto físico a pensar na segurança
O sistema DIRECT4 consiste num eixo (e-axle) dianteiro e a outro traseiro, cada um deles equipado com um motor elétrico de alto binário, com foco na distribuição ideal da força motriz. A operação torna-se mais rápida, diz a Lexus, devido ao facto do motor estar diretamente ligado às rodas por intermédio de um único exio de transmissão.
Para o desenvolvimento do DIRECT4, a Lexus tirou proveito da experiência em tecnologia para veículos eletrificados. Esta experiência reforça o desenvolvimento da “Assinatura de Condução Lexus”, um padrão que vai definir o desempenho dinâmico dos veículos de próxima geração da Lexus, tendo ainda como objetivo fornecer aos condutores uma sensação de condução natural e de “união como o veículo, (…) equilibrando emoção e previsibilidade”.