O Lexus desenhado para “carro de empresa” chega renovado a Portugal em 2022. Versão Special Edition disponível a partir de 62.500 euros
A geração do Lexus ES (de “Enterprise Solutions”) lançada em 2018 foi alvo de melhoramentos importantes, incrementando a sensação de condução através de alterações na suspensão traseira e na ação do pedal de travão.
https://fleetmagazine.pt/2021/09/10/finlog-muda-para-kinto/
Mecanicamente continua a assentar no conjunto híbrido com 218 cv, capaz de oferecer um consumo misto a partir de 5,2 litros e emissões de CO2 a partir de 119 g/km.
Passa a contar com mais tecnologia a bordo e mais equipamento de segurança, através do mais recente Lexus Safety System +.
Tudo sem alterações significativas de preço: a versão Special Edition estará disponível a partir de 62.500 euros.
A silhueta permanece com incisivas alterações de design:
- Nova grelha com redução no número de barras verticais;
- Novos faróis dianteiros;
- Novas jantes de 17” a 19”;
- Novas cores.
Como modelo executivo pensado para satisfazer executivos de empresa, o interior do Lexus ES altera-se com:
- O ecrã táctil central avança 11,2 cm e foi inclinado 5 graus em direção ao condutor, para ser mais fácil e intuitivo de operar. Passa a ter total funcionalidade táctil;
- Existe uma nova aplicação Lexus Link para ajudar a resolver muitas tarefas de mobilidade para o condutor empresarial, como gravar viagens de negócios ou dar dicas à condução híbrida, para que seja possível alcançar maior eficiência (ver no final);
- Um novo relógio analógico, mais elegante, juntamente com o redesenho, posicionamento e visual dos revestimentos pretendem conferir uma maior sensação de qualidade ao interior;
- Maior oferta de cores de revestimento interior.
Com estas melhorias a Lexus acredita poder melhorar o valor residual a nível europeu, que diz ser, a 36 meses, 5% mais elevado do que os principais concorrentes do segmento E-premium.
Conteúdo deste artigo
Para empresas onde o diesel já não é opção
Relevante para empresas onde o gasóleo já não faz parte da frota de ligeiros de passageiros e as soluções plug-in não representam uma solução (importa recordar que há empresas cuja atividade não permite a dedução do IVA, por exemplo), o renovado Lexus ES 300h continua a utilizar a mesma solução híbrida de 4ª geração constituída por:
- Motor de 2,5 litros a gasolina, de quatro cilindros em ciclo Atkinson; (178 CV, 221 Nm de binário entre 3600 e 5200 rpm);
- Motor elétrico de 88 kW (120 cv);
- Bateria de Ni-MH posicionada sob os bancos traseiros, para não interferir no espaço da mala (454 litros);
- Transmissão de variação contínua.
Esta combinação resulta em:
- 218 cv (160 kW) de potência;
- 5,2 l/100 km de consumo no ciclo WLTP combinado (graças a um depósito de gasolina de 50 litros isto permite uma autonomia até 960 km);
- Emissões CO2 a partir de 119 g/km.
O sistema Lexus Self-Charging Hybrid permite carregar a bateria de apoio motriz em andamento, desaceleração ou travagem.
Essa energia é bastante útil para os momentos de arranque e para pequenos trajetos em modo elétrico; sendo que os primeiros são os principais responsáveis pelas médias elevadas de consumo em condução urbana.
Lexus Safety System +
O mais recente sistema de segurança da marca caracteriza-se por oferecer:
- Uma plataforma ultra rígida;
- 10 airbags;
- Sistema de segurança de pré-colisão atualizado, para expandir a faixa de resposta que deteta ciclistas durante o dia e peões em condições de pouca luz;
- Assistência de condução de emergência, que apoia a direção em caso de emergência, melhorando a estabilidade do veículo e evitando a saída da faixa de rodagem;
- Assistências à manutenção da faixa de rodagem aperfeiçoada, mantendo o ES na faixa, enquanto novas tecnologias de Inteligência Artificial permitem uma ação mais suave;
- Cruise control de condução dinâmica, afinado para reduzir a velocidade em curva e controlar com mais segurança a condução em trajetos sinuosos;
- Sistema de luzes de máximos adaptativos, para ajudar o condutor a ver melhor os peões e os sinais de trânsito, sem ofuscar os dos carros em sentido contrário;
- Monitor digital de vista lateral melhorado (disponível no equipamento Luxury).
Aplicação Lexus Link
Destinada a ajudar os condutores a planear uma viagem, encontrar uma vaga para estacionar, agendar um serviço ou até mesmo a melhorar o seu estilo de condução com o sistema híbrido, esta aplicação oferece serviços conectados como:
- Análise da Condução: rastreia as viagens, estilo de condução e viagens de negócios, dando conselhos personalizados de Hybrid Coaching, para ajudar a reduzir as emissões prejudiciais e o consumo de combustível;
- “Find my Car”: localiza e orienta o condutor de volta ao seu carro;
- Serviço e manutenção para ajudar o proprietário a gerir os cuidados a ter com o veículo;
- “Share to car”: permite que o condutor planeie uma rota noutro dispositivo e a envie para o seu Lexus;
- “Car to Door”: orienta o condutor no percurso a pé até ao seu destino final, depois de o carro ter sido estacionado;
- Estado do veículo: notifica o condutor no caso de ele deixar as janelas do carro abertas ou se os faróis tiverem ficado ligados. Pode também verificar se o carro está trancado ou se o alarme está ativado.