A Lexus renovou o IS300h para tornar a sua condução mais dinâmica e envolvente, aproveitando para melhorar os índices de conforto, qualidade e funcionalidade do veículo.
Esta renovação ocorre a meio do ciclo da terceira geração da gama que, desde 1999, ano em que foi lançada a linha IS, já vendeu mais de um milhão de unidades.
As alterações produzidas não foram apenas estéticas. Mas estas resultaram, no exterior, numa linha mais atlética e desportiva, mercê de uma frente mais incisiva e de uma aparência mais larga de todo o conjunto.
Mantém-se a garantia geral de 5 anos/160 mil quilómetros, enquanto o sistema híbrido, incluindo bateria, é renovado até ao 10.º ano, no caso a viatura ser assistida na marca.
Os preços de tabela começam nos 43.700 euros para a versão Business e são de 46.00 e 49.600 para os níveis de equipamento Executive e Executive+.
A versão mais desportiva – F Sport – custa 50.500 euros, enquanto o topo de gama – Luxury – importa 57.700 euros.
[slideshow_deploy id=’11756′]Estas são as principais alterações exteriores:
- Grelha trapezoidal, assinatura da Lexus, ancorada num ponto mais elevado, resulta numa aparência mais desportiva e cria impressão de centro de gravidade mais baixo
- Novos faróis, agora unidades LED completas e que acentuam a configuração “L” das luzes de condução diurna
- Entradas de ar maiores no pára-choques
- Novas jantes de 17 e 18 polegadas
- Nova iluminação traseira
- Duas novas cores: Azul Mica e Preto Grafite
As alterações no habitáculo foram também no sentido de melhorar a imagem de qualidade e integrar novo equipamento, como um monitor de 10,3″ para o sistema de multimédia Lexus Premium Navigation (antes 7″).
Eis o que há de novo:
- Monitor de alta resolução maior, com um design de ecrã dividido para que diferentes tipos de informações possam ser apresentadas em simultâneo
- O pacote Lexus Premium Navigation inclui a mas recente evolução do sistema de controlo Interface de Remote Touch (Joytick) e Wi-Fi, como opção, e pode ser operado através de voz
- O sistema de controlo Interface de Remote Touch na consola central também beneficia do melhorado HMI graças à inclusão de um botão “Enter” de lado, para facilitar a sua utilização.
- O Lexus Media Display, de série, dispõe de um ecrã de sete polegadas e o conteúdo é controlado por meio de um botão rotativo na consola central.
- O painel de controlo dos sistemas áudio e de ventilação foi ajustado e a sua superfície tem novos materiais e acabamentos
- Novo sistema áudio Pioneer Premium Sound com 10 altifalantes
- Versões mais desportivas (F Sport) contam ainda com novo volante e pormenores exclusivos
Com o objetivo de tornar a condução mais dinâmica e envolvente, foram introduzidas algumas alterações na suspensão e na direção do Lexus IS300h.
Assim, há:
- Novos componentes de suspensão em liga leve de alta rigidez
- Molas helicoidais e amortecedores revistos e nova barra estabilizadora traseira
- Suspensão dianteira e traseira ficou mais rígida para aumentar precisão da direção e estabilidade
As variantes RC 300h F SPORT dispõem de sistemas de suspensão dianteira e traseira com afinação específica, aumentando a sua agilidade e comportamento geral.
Na restante mecânica, o novo IS mantém a comprovada motorização full hybrid, composta por motor a gasolina de 2,5 litros e um potente motor elétrico.
No IS300h, o consumo médio é de 4,3 litros para 99 g/km de CO2, valores assinaláveis para um motor de 2,5 litros com 223 cv.
Esta motorização full hybrid a gasolina, de 4 cilindros, tem transmissão eletrónica de variação continua (E-CVT) com modo de passagens sequencial operadas através de patilhas no volante.
Já o sistema Drive Mode Select permite optar por três modos de condução – Eco, Normal ou Sport – que ajusta as definições do chassis, a resposta do acelerador e o funcionamento do ar condicionado.
Outros interruptores selecionam os modos inteiramente elétrico EV ou a condução em Neve.
Por fim há ainda que contar com os mais recentes sistemas de segurança e ajudas à condução, alguns dos quais integrados no Lexus Safety System+
O pacote de recursos inclui sistema de segurança pré-colisão, cruise control adaptativo, sistema de aviso de udança de faixa de rodagem e luzes de máximos automáticos.