A segunda geração do Lexus NX quer disputar espaço com o Audi Q5, BMW X3, Mercedes-Benz GLC e Volvo XC60. A versão plug-in tem PVP a partir de 68.500  euros, IVA incluído

O ponto de partida do novo Lexus NX é a plataforma e a base mecânica da atual geração Toyota RAV4, quer na versão híbrida, quer na solução híbrida plug-in.

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Excepto esta parte menos visível mas bastante importante, tudo o resto é diferente.

A silhueta tem um ar mais compacto e imponente, enquanto o interior, mais sofisticado, é dominado por um vistoso e muito impressionante ecrã central de 14 polegadas.

A gama de preços é, por tudo isto, pela qualidade dos materiais, dos acabamentos e pela atenção dada aos detalhes, mais elevada do que o RAV4; enquanto o Toyota compete num mercado mainstream, para quadros intermédios de empresa, o Lexus NX aponta claramente para posições mais executivas.

Embora a sua chegada a Portugal só aconteça em 2022, já é possível encomendá-lo: a versão Executive Plus do NX plug-in arranca nos 68.500 euros, sensivelmente PVP de 55 mil euros + IVA.

Assim, antecipa-se que o desconto para empresas permita negociá-lo dentro dos limites previstos para os modelos PHEV poderem ser elegíveis para benefícios fiscais.

Esses benefícios, atribuídos a veículos com custo de aquisição, sem IVA, inferior a 50 mil euros, contemplam a dedução deste imposto, a redução da taxa de Tributação Autónoma sobre os encargos da viatura para 17,5% (em vez de 35%) e a depreciação total do custo de aquisição da viatura (com um limite máximo anual de 25% do custo de aquisição), entre outras.

Para obter estas vantagens fiscais, o NX 450h+ cumpre outros dois requisitos da lei em vigor em 2021: autonomia homologada em modo 100% elétrico superior a 50 km (69 a 76 km, aumentando para 89 a 98 km em ciclo urbano) e emissões CO2 inferiores a 50 g/km (20 a 26g/km).

Base mecânica comprovada

A plataforma GA-K partilhada com o RAV4, mais rígida e mais leve, pretende tornar o Lexus NX num SUV mais ágil e com tempos de resposta mais rápidos, sem perder de vista a eficiência.

Neste último campo, a marca japonesa reivindica melhores valores de consumo comparativamente à concorrência. No caso do NX PHEV, “os testes da Lexus mostram que o consumo de combustível dos seus concorrentes é, por isso, em média 30% mais elevado quando a bateria está descarregada”, refere o construtor.

Estão disponíveis duas soluções mecânicas:

  • NX 350h simplesmente híbrido, com 244 cv/179 kW, a partir de 69 mil euros (IVA incluído);
  • NX 450h+, híbrido plug-in com 309 cv (227 kW), emissões de CO2 combinadas entre 20 e 26g/km e autonomia elétrica combinada de 69 a 76 km, ou até 89 a 98 km no ciclo urbano.

lexus nx 2022Comum a ambos é a utilização do motor de um motor 2.5 a gasolina, com quatro cilindros, e de um motor elétrico dianteiro com 134 kW.

O 450h+ (PHEV) utiliza uma bateria de iões de lítio com 18,1 kWh, enquanto o sistema híbrido do NX350h é apoiado por uma bateria bastante mais reduzida.

Um motor elétrico traseiro de 40 kW confere ao 450h+ a condição de tração integral, permite uma capacidade de reboque de 1,5 toneladas (com travões) e faz elevar o valor da potência total.

A condução 100% elétrica é permitida a velocidades até 135 km/h.

Com carregador interno de 6,6 kWA, a recarga da bateria pode ser realizada em cerca de 2,5 horas, se ligado a uma tomada de 32 A.

A estrutura compacta da bateria permitiu a sua acomodação na plataforma, sem interferir no espaço do habitáculo ou no da bagageira, que regista 455 litros.

É possível escolher vários modos de utilização do sistema híbrido plug-in:

  • EV (Veículo Elétrico), disponível na fase de arranque por defeito, e enquanto a energia acumulada na bateria o permitir;
  • Auto EV/HV, que entra automaticamente em ação após esgotada a capacidade da bateria;
  • HV para reservar ou aumentar o nível de carga da bateria, com ajuda do motor a gasolina;

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Existe também a possibilidade de seleccionar modos dinâmicos de condução:

  • Eco, que adapta a resposta do acelerador e do ar condicionado para privilegiar a economia de combustível;
  • Normal, um equilíbrio entre condução dinâmica e económica;
  • Sport, que ajusta as respostas da direção e do acelerador para uma condução mais desportiva;
  • Sport S e Sport S+, substituem o modo anterior e estão presentes nas versões F SPORT, equipadas com Suspensão Variável Adaptativa (AVS), e servem para proporcionar um desempenho desportivo e uma resposta mais precisa.
  • Custom ou Personalizado, que permite ao condutor definir as suas próprias configurações para a motorização, o AVS, o EPS e o ar condicionado.

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Um Lexus tecnologicamente impressivo

Se o exterior impõe presença, a primeira impressão do habitáculo é dominada pela dimensão e qualidade de definição da tela do ecrã central de 14″, incluindo em todas as versões de equipamento do Lexus NX à venda no mercado nacional.

Esta visão tecnológica é acompanhada por sistemas digitais mais avançados, que incluem comando por voz semelhantes a alguns modelos da concorrência. A diferença é neste caso serem ativados com um “Hey Lexus”.

O sistema pode ser personalizado para três utilizadores diferentes e dispor de navegação conectada para obter informações em tempo real sobre trânsito, acidentes e condições das estradas.

A integração da viatura com o smartphone (Apple CarPlay ou Android Auto) aumenta o leque de funções, incluindo as que a aplicação Lexus Link permite, como trancar ou destrancar o carro, abrir a porta traseira, controlar o aquecimento do volante e dos bancos e regular a temperatura para aquecer ou arrefecer o habitáculo.

Através do Lexus Link é possível localizar o veículo num parqueamento, efetuar uma análise à condução, obter dicas sobre condução híbrida, monitorizar o nível de combustível e, no caso do NX 450h+, monitorizar o nível de carga da bateria, bem como programar e temporizar o carregamento da bateria.

O habitáculo privilegia os ocupantes, sobretudo os dos lugares traseiros. Já a capacidade de mala, quer na versão híbrida, quer híbrida plug-in, alinha com a da concorrência: 550 litros.

O Lexus NX é ainda o primeiro modelo a dispor da terceira geração do Lexus Safety System+, com um pacote abrangente de recursos de segurança ativa e de assistência ao condutor.