A Lexus desvendou mais detalhes do RZ 450e, o primeiro Lexus desenvolvido de raiz para ser um veículo elétrico a bateria (BEV).
Contrariamente ao UX 300e – que embora tenha sido o primeiro elétrico a ser comercializado pela Lexus, assentava na plataforma global GA-C, a mesma na qual rodava o seu irmão híbrido UX 250h -, o RZ 450e foi criado a pensar única e exclusivamente nas zero emissões aliadas a um desempenho e prazer de condução premium, assentando numa novíssima plataforma e-TNGA.
Afinal, em que se distingue o RZ 450e dos outros BEV?
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Silhueta de SUV moderno
Primeiramente, no design. Uma vez não possuir motor de combustão interna, o RZ 450e vê os eu capot rebaixado e as entradas de ar reduzidas ao mínimo indispensável.
Há novos faróis, que se fundem na carroçaria, e que realçam o L da Lexus das luzes diurnas.
A silhueta lateral do carro também é digna de nota. Com uma distância entre eixos de quase três metros (2,85 metros), o impacto do design é aumentado, sendo ainda notório o baixo centro de gravidade deste elétrico.
Na traseira, o spoiler dividido estende o fluxo traseiro do design e contribui ao mesmo tempo para a estabilidade em rodagem.
A assinatura luminosa traseira que percorre a largura do carro tornou-se já uma imagem de marca da Lexus. No RZ 450e, aparece de forma nítida e minimalista, com as linhas superior e inferior o mais finas possível.
Conjunto elétrico do Lexus RZ 450e
Equipado com uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 71,4 kWh, localizada por debaixo do habitáculo, fazendo parte integrante da plataforma, o RZ 450e terá capacidade, diz a Lexus, de passar os 400 km de circulação zero emissões em ciclo combinado.
Uma das principais preocupações da Lexus prende-se com a longevidade das suas baterias. Assim, e ao fim de dez anos de condução, a marca espera que a bateria do RZ retenha mais de 90% da sua capacidade (ou um milhão de quilómetros percorridos).
Quanto a carregamentos, o novo Lexus RZ 450e permite carregamentos de 11 kW em corrente alternada e pode carregar a bateria em postos de corrente contínua de até 150 kW, precisando de apenas 30 minutos para conseguir 80% da carga.
Quanto a consumos, a Lexus anuncia valores abaixo de 18 kWh/100 km.
O e-Eixo elétrico do Lexus RZ 450e
O e-Axle (e-Eixo) da Lexus, que foi introduzido inicialmente no UX 300e, é um conjunto compacto e modular que consiste num motor, engrenagem e unidade de controlo ECU, localizada entre as rodas motrizes.
Os e-Axles do RZ são constituídos por um motor dianteiro que produz 150 kW (204 cv) e um motor traseiro de 80 kW (109 cv). Em conjunto, estes dois motores elétricos asseguram uma potência total de 230 kW (313 cv).
Tração às quatro rodas DIRECT4 no Lexus RZ 450e
O RZ 450e é o primeiro modelo de produção a apresentar o novo DIRECT4 da Lexus, um sistema que trabalha com os dois eixos, os e-Eixos.
Esta tecnologia exclusiva da marca de luxo baseia-se num sistema inteligente que equilibra constantemente a tração às quatro rodas, distribuindo a força da tração de forma automática e linear.
O DIRECT4 utiliza sensores na unidade de controlo ECU para recolher, avaliar e reagir a um sem número de fatores, incluindo a velocidade de cruzeiro, o ângulo de direção e as forças G. Com a recolha destes dados, o sistema aplica imediatamente o binário adequado a cada eixo, o que maximiza a aderência e a tração do carro.
A polarização do binário dianteiro/traseiro pode ser ajustada de zero a 100 ou de 100 a zero em milissegundos, “mais rápido do que qualquer sistema mecânico”, diz a Lexus.
Volante tipo manche de avião
O sistema Steer-by-Wire “One Motion Grip” é talvez a grande novidade do novo Lexus RZ 450e, com um volante tipo manche de avião que substitui o volante tradicional (opcional).
A Lexus foi mais longe e eliminou a tradicional ligação mecânica (a coluna de direção) entre o volante e as rodas. Agora, essa ligação é feita de forma elétrica. Uma ligação elétrica que envia os movimentos do volante para as rodas. A Lexus diz que isto garante uma resposta instantânea e um resultado mais preciso.
Além disso, a experiência de condução melhora, uma vez que o condutor detetará com isso menos oscilação do volante em estradas irregulares e terá maior estabilidade do controlo e correção em ventos cruzados fortes, por exemplo.
A sensação de direção, para os mais puristas da condução, também está garantida. A Lexus garante que o sistema transmite feedback em todos os momentos, mantendo a conexão entre carro e condutor.
E para o caso de o condutor se preocupar com a perda da fonte de alimentação principal da direção, a Lexus criou redundâncias como processadores “fail safe” e uma fonte de alimentação de emergência.
Assistência ao condutor e segurança
Num capítulo que é muito caro a quem passa muitas horas ao volante, a Lexus fez questão de escrever bastante.
A equipar o RZ 450e está o Lexus Safety System+, com funções atualizadas e adicionais.
Alguns dos sistemas disponíveis:
- Assistência à Manutenção da Faixa de Rodagem sem Mãos;
- Assistente de Condução Proativo com assistência de direção;
- Cruise Control Adaptativo;
- e-Latch (sistema eletrónico de abertura de portas por toque);
- Safe Exit Assist;
- Espelho retrovisor digital.
O lançamento do Lexus RZ 450e está previsto para janeiro de 2023.