O Lexus UX 300e é o primeiro carro 100% elétrico comercializado pela marca e está previsto chegar a Portugal durante o primeiro trimestre de 2021.

Contudo, já se encontra em pré-venda com preços a partir de 42.683 euros + IVA. Este valor não inclui qualquer incentivo ambiental do Estado ou da marca e o único indicador sobre propostas de aquisição/financiamento desenvolvidos pela financeira da marca ou parceiras é a intenção de estes serem construídos na base de fidelização do cliente, através de ciclos de troca de viatura.

A marca poderá vir a incluir na oferta uma wallbox e a sua instalação. Certo é existir uma aposta na elevada dotação de equipamento de série nos três níveis propostos – Executive, Premium e Luxury – como forma de diferenciação do produto, face a outros concorrentes de marcas igualmente premium.

Recorde-se que as vantagens para empresas que, segundo indica a proposta de Orçamento do Estado para 2021, vão manter-se, são a dedução do IVA da aquisição (e também da energia elétrica utilizada para os carregamentos), e o limite da depreciação (para dedução fiscal) em 62.500 euros, bem como a isenção de Tributação Autónoma sobre os encargos com a viatura.

Aos sete anos de garantia dos modelos Lexus, renovável a cada revisão anual na marca, juntam-se os 10 anos/um milhão de quilómetros de garantia da bateria.

lexus ux 300h

Características do Lexus UX 300e

O Lexus UX 300e é o primeiro SUV urbano da marca a dispor de mecânica exclusivamente elétrica.

Os detalhes mais importantes são:

  • 150 kW (204 cv) e 300 Nm de potência e binário do motor;
  • 315 km de autonomia WLTP;
  • 16,8kWh/100 km de consumo combinado;
  • Bateria de iões de lítio de 54,3 kWh, desenvolvida em conjunto com a Panasonic (inclui 10% de reserva);
  • 50 kW de potência máxima de carregamento em CC através de tomada ChaDeMo (0 a 80% da bateria em cerca de 50 minutos);
  • 6,6 kW de potência máxima de carregamento em CA, através de conector tipo 2/Mennekes (cerca de 8h15m a esta potência, cerca de 24 horas ligado a uma tomada doméstica através do adaptador incluído no UX300e);
  • Bateria arrefecida a ar e com bomba de calor para aquecimento;
  • 160 km/h de velocidade máxima;
  • Limitação da velocidade máxima e da potência máxima de carregamento a 50 kW visam garantir a longevidade da bateria;
  • Tomadas de energia em cada um das partes traseiras da viatura (à direita DC, do lado esquerdo AC)

https://fleetmagazine.pt/2019/12/13/toyota-lexus-bateria-preco/

Integrado no segmento C SUV, o Lexus UX300e apresenta dimensões compactas que facilitam a condução urbana, principalmente devido à sua extraordinária capacidade de inversão de marcha.

A seu favor tem também a distribuição uniforme das 288 células que compõem a bateria ao longo do piso e sob o banco traseiro, permitindo libertar espaço para a bagageira, cujos 367 litros significam mais 47 litros do que o UX 250h (híbrido). A menor distância ao tejadilho para quem se senta no banco traseiro é compensada com mais 7,5 cm no espaço entre as duas filas de assentos.

lexus ux 300hCom cerca de 4,5 metros de comprimento, a dimensão da bateria e a ausência de uma estrutura para o seu arrefecimento permite que o UX 300e pese apenas mais 280 kg (total de 1785 kg), com claros benefícios ao nível da agilidade, comportamento e eficiência do consumo energético.

Outra vantagem que daqui resulta e se revela de forma bastante notória, o sistema de suspensão tem um trabalho de absorção mais suave, o que, juntamente com uma boa insonorização, melhoraa o conforto em trajetos com piso mais irregular, reduzindo as vibrações no habitáculo.

Em matéria de condução elétrica estão disponíveis três estilos de condução – eco, normal e mais desportiva – e quatro modos de regeneração, suaves e muito pouco intrusivos, controlados por patilhas atrás do volante.

A Lexus propõe também soluções de conectividade que, naturalmente, permitem a localização de postos de carregamento, o controlo remoto do carregamento através do smartphone, a localização da viatura, a monitorização do seu desempenho energético e fornece diversas informações sobre o veículo e funcionalidade do equipamento instalado.