No terceiro trimestre de 2020, um em cada dez ligeiros de passageiros vendidos na Europa foi um veículo eletrificado com bateria recarregável (9,9%). Foi um aumento de mais de 6% face ao mesmo período de 2019, quando na altura os veículos eletrificados com baterias recarregáveis apresentavam uma quota de mercado de 3,0% na Europa.

Estes são números apresentados pela ACEA – Associação Europeia dos Construtores Automóveis, que diz que parte deste crescimento das soluções BEV e PHEV deve-se principalmente às medidas de apoio implementadas durante a pandemia da COVID-19, que privilegiaram as soluções eletrificadas em detrimento dos tradicionais ICE.

Ainda assim, o diesel e a gasolina juntas representam, entre julho e setembro, mais de 75% das vendas de ligeiros de passageiros na Europa.

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Soluções eletrificadas

Os registos dos veículos BEV e PHEV mais do que triplicaram durante o terceiro trimestre deste ano (+211,6%), tendo alcançado uma quota de mercado de 9,9% na Europa (273.809 unidades matriculadas).

https://fleetmagazine.pt/2020/10/28/veiculos-eletricos-europa-acea/

Analisando em detalhe, a procura por híbridos plug-in aumentou 368,1%, tendo passado das 29.557 unidades vendidas no terceiro trimestre de 2019 para as 138.348 unidades vendidas entre julho e setembro deste ano.

Já a procura por veículos 100% elétricos aumentou em 132,3%, totalizando 135.461 unidades matriculadas no período de três meses em análise.

Os veículos híbridos elétricos (HEV) mantêm-se como os campeões de vendas no campo das soluções de mobilidade alternativa, tendo registado um aumento de 88,8% no terceiro trimestre de 2020. No total, foram vendidos 341.092 veículos híbridos entre julho e setembro de 2020, fazendo com que este tipo de solução represente 12,4% do mercado europeu de ligeiros.

Nota ainda para o abrandamento de -6,8% na procura por veículos movidos a Etanol (E85), Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) e Gás Natural Veicular (GNV).

Diesel e gasolina

Durante o terceiro trimestre, os veículos movidos a gasóleo e a gasolina perderam terreno (no terceiro trimestre de 2019 representavam 88,6% do mercado europeu, ao passo que agora, entre julho e setembro de 2020, representam 75,4%).

27,8% dos ligeiros de passageiros matriculados na Europa foram motorizações a gasóleo. Quanto à gasolina, continua a ser o tipo de combustível preferido pelos europeus. Embora tenha registado uma queda de 24,3%, continua a representar quase metade das matrículas de ligeiros de passageiros novos na Europa (47,5% de quota de mercado). Ainda assim, é a primeira vez, desde 2016, que a gasolina apresenta uma quota abaixo dos 50% na União Europeia.

E em Portugal?

Em Portugal, no terceiro trimestre de 2020, foram matriculados 1.606 veículos elétricos, o que representa um aumento de 5,9% relativamente ao período homólogo de 2019.

Já os híbridos plug-in apresentaram um aumento de 159,9% (de 1.203 unidades matriculadas no terceiro trimestre de 2019 para 3.126 unidades no mesmo período deste ano).

No período em análise, verifica-se que os veículos PHEV matriculados em Portugal ultrapassaram, em grande medida, os veículos HEV, que até aqui eram as soluções eletrificadas mais procuradas pelos portugueses.

Quanto aos híbridos elétricos, foram matriculadas 2.941 unidades no terceiro trimestre – mais 43,3% do que em igual período de 2019 (2.053 unidades).

https://fleetmagazine.pt/2020/10/20/sector-automovel-europeu-acea/

A gasolina continua a ter um maior peso no mercado português, embora tenha caído 11,4% relativamente a 2019 (de 21.529 para 19.082 unidades matriculadas entre julho e setembro).

Já o gasóleo também apresenta uma queda de 26,5% nas matrículas. Entre julho e setembro deste ano, foram registados 13.582 veículos diesel – menos 4.899 do que no mesmo período de 2019.

A ACEA prevê que, em 2020, as matrículas de ligeiros de passageiros recuem cerca de 25% no território europeu