A ACEA (Associação Europeia dos Construtores Automóveis), apresentou um relatório que dá conta de que entre janeiro e agosto de 2019, a procura por ligeiros de passageiros novos na Europa caiu 3,2% relativamente a período igual de 2018, com um total de 10,5 milhões de novos registos.

Agosto de 2019

No mês de agosto de 2019, o registo de veículos ligeiros de passageiros na Europa baixou 8,4% em comparação com agosto de 2018, que apresentou na altura um crescimento de 31,2%, mesmo antes da introdução do novo teste de emissões WLTP a 1 de setembro desse ano.

Apenas contabilizando o mês de agosto deste ano, os cinco principais mercados europeus registaram baixas comparativamente a 2018, sendo que as maiores quedas foram notadas em Espanha (-30,8%) e em França (-14,1%).

Comportamento europeu

Olhando para os cinco principais mercados europeus, e considerando a variação entre os períodos de janeiro a agosto de 2018 e 2019:

  • A Alemanha registou 2.495.536 novos veículos, o que representa um crescimento de 0,9%.
  • O Reino Unido conta com 1.519.016 novas matrículas. Houve uma quebra de 3,4%.
  • Já França matriculou 1.467.924 veículos novos. Tal representa uma quebra de 3%.
  • Em Itália, semelhante comportamento ao de França – um decréscimo de 3% nas matrículas de ligeiros de passageiros novos, com 1.325.162 veículos matriculados.
  • Na vizinha Espanha, a quebra foi ainda mais acentuada: 883.649 veículos novos matriculados – quebra de 9,2%.

Olhar para Portugal

Venderam-se menos 19% de veículos novos em agosto de 2019 do que em agosto do ano passado (12.435 contra 15.361 veículos). No total acumulado entre janeiro e agosto, houve uma quebra de 6,1% nas vendas (159.466 unidades matriculadas, menos 10.443 que as 169.909 unidades matriculadas em igual período de 2018), o que segue a tendência que já tinha sido registada em junho do corrente ano.

Os construtores

No que respeita aos 10 maiores construtores automóveis, nos primeiros oito meses deste ano, apenas 3 conquistaram mercado (Grupo Toyota, Grupo BMW e Daimler):

  • Grupo Volkswagen: -4,5%
  • Grupo PSA: -0,4%
  • Ford: -5%
  • Grupo Renault: -4,7%
  • Grupo FCA: -12,1%
  • Nissan: -27,3%
  • Grupo Hyundai: -0,1%
  • Daimler: +3,9%
  • Grupo Toyota: +1,9%
  • Grupo BMW: +0,1%

As marcas

No que às dez marcas mais importantes diz respeito, eis os números de matrículas entre janeiro e agosto de 2019:

  • Volkswagen: 1.221.144 unidades, -7,5%
  • Renault: 721.126 unidades, -12%
  • Peugeot: 664.935 unidades, -2,3%
  • Ford: 654.779 unidades, -5,2%
  • Opel/Vauxhall: 600.413 unidades, -3,1%
  • Mercedes-Benz: 585.215 unidades, +2,6%
  • BMW: 537.224 unidades, +0,1%
  • Audi: 536.950 unidades, -7,3%
  • SKODA: 524.574 unidades, +1,6%
  • FIAT: 467.028 unidades, -12,8%