O mercado online nacional de usados registou em julho uma mudança: se por um lado os veículos de passageiros movidos a gasóleo assinalaram uma queda para uma quota de 45,0%, a gasolina torna-se, cada vez mais, no combustível favorito dos consumidores deste tipo de veículos, com uma quota de 34,4% (um aumento de 6,1%).

No capítulo das idades destes usados, os veículos de passageiros (VLP) com até quatro anos registam agora as seguintes quotas:

  • Gasolina: 44,76%
  • Diesel: 26,29%
  • PHEV e HEV: 11,23%
  • BEV: 10,68%
  • MHEV: 7,04%

Já os VLP até dois anos, apresentaram os seguintes desempenhos:

  • Gasolina: 53,96%
  • Diesel: 15,55%
  • BEV: 10,8%
  • PHEV e HEV: 10,68%
  • MHEV: 9,0%

Estes são os principais resultados divulgados agora pelo Observatório INDICATA, referentes ao mês de julho, considerando o mercado nacional online B2C de usados.

Olhando para estes números, e apesar de a gasolina já ser a motorização dominante no mercado de usados (principalmente com idades até dois anos), o “substituto” do gasóleo ainda não está encontrado, com as propostas eletrificadas a rondarem todas, atualmente, os 10% de quota de mercado, e a aproximarem-se rapidamente dos pouco mais de 15% de quota do segundo posto, ocupado pelo gasóleo.

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De acordo com o INDICATA, o forte desempenho das vendas em julho melhorou significativamente o Market Days’ Supply (MDS) de todas as motorizações, indicador que monitoriza o stock disponível em relação às vendas ao ritmo atual.

Segundo o Observatório, as matrículas tácticas apoiadas pelos fabricantes em julho foram “ligeiramente inferiores” às do mês anterior. Ainda assim, as vendas de usados com menos de um ano caíram 2,94% relativamente a junho, embora em termos anuais tenham subido 1,9%.