A Locarent respondeu a várias questões que a Fleet Magazine colocou às principais gestoras de frota em Portugal.

Os tempos atuais levantam novas questões e exigem respostas para as quais não estávamos devidamente preparados. O desafio é generalizado a todos os sectores e, na área automóvel em particular, transversal a todos os ramos do negócio e gestão de frota.

No caso das locadoras, além das incertezas legítimas quanto a novos negócios, estas empresas não podem abdicar da responsabilidade das viaturas que têm sob gestão, o que exige uma articulação constante dos seus serviços com clientes e fornecedores de serviços.

Maurício Marques, director de marketing da gestora do Grupo Caixa Geral de Depósitos e Novo Banco, responde:

Como é que a Locarent se preparou e está a reagir à atual situação, nomeadamente em relação aos constrangimentos que derivam do plano de emergência? Que tipo e que canais utilizam para comunicar as informações?

A Locarent tem todos os seus colaboradores com condições de teletrabalho, estando no momento a exercer funções nesse regime.

Os constrangimentos são necessariamente vários, por força das circunstâncias impostas, e o exemplo mais visível passou pelo encerramento temporário dos Centros Técnicos de recolha das viaturas em final de contrato.

Não obstante, a Locarent continua a prestar o serviço de recolha na morada de conveniência do cliente, mitigando assim a exposição ao contacto social por parte dos intervenientes neste processo, e está em contacto permanentemente com os seus clientes, encontrando as melhores soluções que se ajustem às suas necessidades atuais.

Para além do contacto personalizado promovido, em permanência, pela nossa equipa de Gestores de Cliente, a Locarent tem privilegiado os canais digitais para comunicar informação, designadamente o seu website, página de LinkedIn, e, quando se justifica, o envio direto de email aos Clientes.

O grau de prontidão e resposta aos clientes em relação ao serviço sofreu alterações?

Incontornavelmente sim, mas de forma muito mitigada e contando sempre com a compreensão de todos, o que é de louvar.

As medidas impostas, decorrentes do estado de emergência, assim o ditaram. Ainda assim, podemos garantir que a generalidade dos serviços encontra-se disponível.

De todo o modo, e devido ao exemplar acatamento das orientações de confinamento, a procura diminuiu consideravelmente o que permite uma melhor gestão dos casos onde verdadeiramente é premente a prestação urgente de determinado serviço.

Que tipo de constrangimento pode existir em relação à necessidade de novas contratualizações, nomeadamente negociação e prazos de entrega da viatura?

As resultantes das medidas tomadas em Portugal e no Mundo que possam condicionar estes processos.

No que respeita à negociação, a Locarent tem assegurado o seu regular funcionamento. Neste domínio, os canais bancários mantêm-se a operar e a frente comercial da Locarent está na sua plena força para responder capazmente às solicitações.

Já no que concerne aos prazos de entrega, esses estão em muito dependentes das marcas e concessões automóveis. A Locarent procura em cada caso encontrar a melhor resposta, privilegiando parceiros, neste âmbito, com stocks de viaturas para entrega célere.

Apesar de uma quebra de procura que já se sente, é importante referir que há setores que nesta fase são críticos para o combate a esta pandemia que têm necessidades acrescidas. Isto reforça a importância que todos, e cada um de nós, têm no sentido de manter as suas atividades em funcionamento e com respostas concretas ao desafio que vivemos. É o que continuamos a fazer todos os dias na Locarent.

Que tipo de indicações estão a dar aos vossos clientes em relação às necessidades de manutenção e/ou troca de pneus?

Como referido, a oferta, também neste domínio, continua disponível embora mitigada por força das medidas de prevenção adotadas no País.

Esta menor capacidade de oferta está a ser também acompanhada pela redução expressiva da procura, considerando o recolhimento e adoção generalizada do teletrabalho, bem como o encerramento temporário de várias atividades.

Esta realidade leva a uma redução material deste tipo de necessidades. Todavia, existem muitos Clientes cuja atividade é considerada essencial, continuando estoicamente a contribuir e a lutar para a superação deste momento pelo que, como referi, a Locarent continua, também ela, a prestar o seu serviço respondendo às necessidades quotidianas dos seus Clientes.

Esse é, ainda mais nesta fase, um compromisso central da nossa Empresa.

E nos casos de acidente, incluindo a disponibilidade de viatura de substituição?

Aplica-se o mesmo que em relação à questão anterior, ou seja dependendo das medidas de prevenção adotadas no País, a Locarent continua a prestar o seu serviço e a responder às necessidades quotidianas.

Como estão a fazer as terminações de contrato, nomeadamente em relação à entrega da viatura?

Como disse logo no início, por força das circunstâncias, a Locarent teve de proceder ao encerramento temporário dos Centros Técnicos de recolha das viaturas em final de contrato, passando a recolher a viatura na morada de conveniência do cliente.

Como sentem que os clientes estão a enfrentar a situação?

Um forte compromisso imediato para com as medidas que visam preservar a saúde de todos.

Uma inabalável esperança e vontade de contribuir para a superação deste momento. Uma vontade enorme de manter as relações que, depois de superada esta fase difícil, sairão ainda mais reforçadas.

Este é um momento de estarmos juntos e solidários, encontrando as melhores soluções para todos sairmos mais fortes e capazes. De resto o nosso cumprimento final é agora “Avançamos juntos!

Comportamento do mercado

Sentem uma redução na realização de novos contratos?

Temos verificado um abrandamento das decisões de consecução de negócio, sobretudo em Clientes cujas atividades foram mais afetadas. Todavia, ainda não é possível retirar conclusões da real dimensão deste impacto.

Houve aumento do pedido de extensão dos contratos atuais?

No sentido de mitigar os impactos imediatos deste período, esta é precisamente uma das medidas que a Locarent está a promover junto dos seus clientes e já com aderência por parte dos mesmos.

Os prazos são variáveis, sendo maioritariamente entre 6 e 12 meses.

Já tiveram pedidos de resolução de contratos ou indicação de possível incumprimento? Sentem que isso está/pode acontecer em algum sector específico de atividade ou com alguma tipologia/escalão de viatura?

Ainda não. É importante ter em mente que embora seja este um período dramático, todos acreditam que é momentâneo e que Há vida para lá da COVID-19.

Por ora é importante encontrar soluções imediatas e costumizadas que ajudem cada cliente nosso em dificuldades a manter a sua operação viva. Depois haverá seguramente um período de recuperação e crescimento. Este é um momento de estarmos juntos e solidários, encontrando as melhores soluções para todos sairmos mais fortes e capazes. De resto o nosso cumprimento final é agora “Avançamos juntos!”.

http://fleetmagazine.pt/2020/04/15/vwfs-aov-renting-moratoria-extensao-contratos/

http://fleetmagazine.pt/2020/04/20/leaseplan-covid-19-carnext-extensao-contratos/