link co“LINK & CO” é uma nova marca automóvel do grupo chinês Geely Automobile, proprietário da Volvo Car, mas com uma estrutura totalmente autónoma e separada.

A marca vai dispor de uma rede de concessões, não existindo para já qualquer representante em Portugal.

A novidade do conceito é potenciar o negócio dos veículos pela internet, através de um conjunto vantagens que tornam a compra online mais atraente: preço mais baixo para um conjunto de configurações de equipamento pré-estabelecidos (ou seja, não há lista de opcionais), com entrega ao domicilio.

Mas o grupo Geely define os modelos da nova marca como conectáveis, partilháveis e verdes.

Para isso, os Link & Co podem ser partilhados através de tecnologia de car-sharing. Os proprietários dos carros podem gerar chaves virtuais, acessíveis através de smartphones, para permitir a sua partilha.

LINK & CO 01, SUV médio

linkgoAnunciando tratar-se de “uma colaboração de líderes de design, engenharia, programação e da indústria de conectividade, como Volvo, Microsoft, Ericsson e Alibaba”, o primeiro modelo já revelado é um SUV médio designado 01 que vai ser comercializado em 2017, primeiro na China e, mais tarde, na Europa e nos Estados Unidos.

O LINK & CO 01 utiliza uma nova plataforma modular que irá também servir futuros modelos da Volvo (série 40) e da Geely. Disporá de motores a gasolina e a gasóleo, com caixa de velocidades manual ou automática, soluções elétricas e sistemas híbridos plug-in.

Vai poder contar com as ajudas à condução e os sistemas de segurança ativos já presentes nos modelos da Volvo.

A Volvo Portugal fez questão de comunicar  que a Lynk & Co é totalmente autónoma e separada da Volvo Car.

Destinada a um segmento de mercado distinto e com uma estrutura autónoma, explica a Volvo Portugal, “a Lynk & Co emprega alguns executivos que fizeram previamente carreira na Volvo, incluindo o seu diretor geral Alain Visser e o designer Peter Horbury mas que não têm, neste momento, qualquer vinculo profissional com a Volvo”.