Em maio de 2019, o comércio de automóveis de passageiros da UE beneficiou de um ligeiro aumento (0,1%), graças à subida espectacular de 9,1% do maior mercado europeu, a Alemanha.

Após oito meses consecutivos de queda, o volume de matrículas cresceu apenas 1.120 unidades no conjunto de 28 países, um número insuficiente para contrariar a queda homóloga de 2,1% registada nos primeiros 5 meses de 2019 (143.132 unidades).

Além da subida do mercado alemão, também o francês registou um saldo positivo. Em resumo, este foi o comportamento dos cinco principais mercados europeus em maio e ainda em Portugal:

  • Alemanha (9,1%, cresce 1,7% em 2019)
  • França (1,2%, cresce 0,05% em 2019)
  • Itália (- 1,2%, cai 3,8% em 2019)
  • Reino Unido (- 4,6%, cai 3,1% em 2019)
  • Espanha (- 7,3%, cai 5,1% em 2019)
  • Portugal (-3,9%, cai 4,7% em 2019, mais do dobro da média europeia que é de 2,1%)

Entre os cinco maiores grupos construtores registe-se a subida em maio de dois: PSA e Hyundai.

A forte subida do mercado alemão não impediu a continuação da queda de quota do grupo Volkswagen (-2,1% em maio, -3,1% no acumulado de 2019) mas pode ter contribuído para a forte subida do grupo BMW (+8,1% em maio, +1,5 desde janeiro) ou até para a ligeira recuperação do grupo Daimler (+0,4% em maio, +0,6% em 2019).

Destaque também para os números da Toyota (+ 11,8%) e da Volvo (+ 16,3%).

Em sentido contrário, além do grupo Volkswagen, destacaram-se os grupos Renault (- 3,7%), FCA (- 8,1%), Ford (-4,4%) e principalmente Nissan (- 17,9%).

Desde o início do ano, a marca japonesa regista já quedas acumuladas de 23,6%.

A análise ao comportamento das dez marcas mais procuradas pelos europeus permite perceber que, face ao número de registos de maio, só as duas primeiras acumularam perdas em relação aos valores que tinham obtido até ao final de abril de 2019:

  1. Volkswagen: – 4,9% (era de -3,2% até abril, desce)
  2. Renault: – 6,1% (era de -5,1% até abril, desce)
  3. Ford: – 8,1% (era de -8,9% até abril, sobe)
  4. Peugeot: – 1,1% (era de -1,8% até abril, sobe)
  5. Opel/Vauxhall: – 2,6% (era de -3,6% até abril, sobe)
  6. Mercedes-Benz: -0,003 (era de -0,003% até abril, sobe)
  7. FIAT: – 9,2% (era de -10,7% até abril, sobe)
  8. Audi: – 5,6% (era de -6,4% até abril, sobe)
  9. BMW: + 2,8% (era de -0,4% até abril, sobe)
  10. SKODA: +0,2% (era de -0,9% até abril, sobe)

Este é a tabela de ligeiros de passageiros novos na Europa em Maio de 2019 e por marcas automóveis.