Em 2025, o Centro de Produção de Mangualde vai fabricar furgões compactos elétricos Citroën, Fiat, Opel e Peugeot.

O anúncio foi feito por Carlos Tavares, CEO da Stellantis. O grupo automóvel atribui assim à fábrica de Mangualde a responsabilidade pela produção das versões comerciais e de ligeiros de passageiros dos modelos:

  • Citroën ë-Berlingo;
  • Peugeot e-Partner;
  • Opel Combo-e;
  • Fiat e-Doblò.
mangualde
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-Ministro, António Costa, e o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, visitaram a fábrica Stellantis de Mangualde, no âmbito da iniciativa do Governo “PRR em Movimento”. Aqui recebidos por Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

O Centro de Produção de Mangualde vai com isto tornar-se na primeira fábrica portuguesa a produzir carros 100% elétricos em grande série (para mercados doméstico e de exportação), desde o lançamento.

Fábrica da Stellantis em Mangualde regista segundo melhor ano de produção de sempre

“Impulsionar a experiência de fabrico de Mangualde para construir veículos elétricos a bateria é fundamental para a descarbonização contínua das nossas frotas e mais um passo numa altura em que trabalhamos para alcançar um ‘mix’ de 40% de zero emissões até ao final da década”, diz Carlos Tavares.

Sobre a nova era de produção, a Stellantis diz que a fábrica estará “preparada para o futuro, com novas instalações, tanto na área de montagem como na de ferragem”. Além disso, o grupo garante que a área industrial será otimizada e que ali será criada uma nova linha de montagem de baterias.

Atualmente, o Centro de Produção de Mangualde fabrica os comerciais ligeiros e ligeiros de passageiros Citroën Berlingo Van/Berlingo, Fiat Doblò, Opel Combo Cargo/Combo e Peugeot Partner/Rifter.