A ACEA (Associação Europeia dos Construtores Automóveis) lançou o seu manifesto para a indústria automóvel europeia durante a Conferência “Leading the Mobility Transformation”, em Bruxelas. A ACEA reforça assim o seu compromisso com a mobilidade europeia, garantindo desde já estar de olhos postos no futuro.

O Manifesto 2019-2024 ACEA determina os 4 pilares chave necessários para manter a colaboração com os legisladores. A saber:

  • Assegurar uma mobilidade limpa e segura, com vista a garantir uma transição para zero emissões e zero mortes.
  • Tornar o transporte rodoviário inteligente e prático, com o objetivo de tornar a União Europeia no líder mundial de soluções de mobilidade inovadoras e focadas no consumidor.
  • Garantir uma mobilidade acessível, bem como escolha para todos os cidadãos, indo assim ao encontro das diversas necessidades dos europeus, independentemente dos seus meios.
  • Salvaguardar uma indústria próspera e globalmente competitiva que contribua para o crescimento económico da União Europeia.

Carlos Tavares, presidente da ACEA e presidente do Conselho de Administração do Grupo PSA, disse que o objetivo deste manifesto é “moldar a transformação da mobilidade e garantir, ao mesmo tempo, uma contribuição positiva para a economia da zona euro”.

Além deste manifesto, a ACEA redigiu também um Manifesto para a Indústria de Veículos Comerciais, destacando a importância dos veículos pesados (mercadorias e passageiros) e dos furgões e propondo recomendações políticas específicas para este importante setor da indústria.

Pode descarregar o Manifesto “O Futuro da Indústria Automóvel na União Europeia” aqui.

Pode ainda encontrar o Manifesto “A Indústria de Veículos Comerciais na Europa” aqui.