Em Março de 2019, o mercado europeu de veículos ligeiros de passageiros voltou a cair, mantendo uma tendência que já dura há vários meses.
Ao passar das 1.792.880 unidades obtidas em março de 2018 para 1.722.442 no mesmo mês de 2019, esta redução de 3,9% deveu-se, em grande medida, à queda generalizada registada nos 5 maiores mercados da União Europeia:
- Itália (-9,6%)
- Espanha (-4,3%)
- (-3,4%)
- França (-2,3%)
- Alemanha (-0,5%)
No global dos números do 1.º trimestre, a procura por carros novos na Europa já diminuiu 3,3%, somando 4.032.881 unidades, cerca de 139 mil carros a menos do que em idêntico período de 2018.
E, dos cinco maiores mercados, apenas um cresceu ligeiramente:
- Alemanha (0,2%)
- Espanha (-6,9%)
- Itália (-6,5%)
- Reino Unido (-2,4%)
- França (-0,6%)
Recorde-se que o número de matrículas de carros novos também já está a descer em Portugal e que o segmento dos ligeiros de passageiros é precisamente um dos mais afectados pela redução da procura.
Com excepção de Luxemburgo, da Dinamarca e de alguns países do leste da Europa, a queda, em Março, aconteceu na generalidade dos países da União Europeia.
Face a estes valores, não é de estranhar que Março tenha sido um mês negativo para todos os principais construtores, com excepção da Renault:
- Grupo Volkswagen: -1,1%
- Grupo PSA: -1,4%
- Grupo Renault: 2,3% graças a uma subida de 22,2% da Dacia
- Grupo Hyundai: -3,9%
- Ford: -15,5%
- Grupo FCA: -11,9%
- Grupo BMW: -2,2%
- Grupo Daimler: -13,3%
- Toyota: -3,7%
- Nissan: -28,4%
Por marcas (ordem descendente de vendas):
- Volkswagen: – 3,3%
- Ford: – 15,5%
- Renault: – 5,6%
- Opel/Vauxhall: – 2,5%
- Peugeot: – 4,2%
- BMW: – 3,8%
Este é a tabela de ligeiros de passageiros novos na Europa em Março de 2019 e por marcas automóveis.
https://fleetmagazine.pt/2019/04/12/2019-mercado-automovel-portugal-primeiro-trimestre/