Numa altura em que a restruturação das redes de retalho é um assunto cada vez mais referido nos bastidores do setor, a Marktest lança uma ferramenta de análise que ajuda as marcas a conhecer as zonas onde se encontram.
O Marktest Territórios Automóveis é uma ferramenta onde se consegue identificar onde as marcas estão presentes e caracterizar esse território. Trata-se de uma análise de geomarketing para o mercado automóvel com base em dados estatísticos de outro produto da empresa de estudos de mercado, o Sales Index.
Na prática, consegue-se saber quantos pontos da rede de cada marca existem em cada conselho. Além disso, também se fica a conhecer quais as vendas por cada marca em cada uma dessas regiões. Mais ainda, é feita uma análise de afinidade com a marca, tendo em conta essas vendas.
Entre as indicações do estudo, fica-se a saber que população atingem, qual o poder de compra das regiões onde se encontram ou qual o share das vendas desses territórios. Mas, como o estudo deriva do Sales Index, mais generalizado, cada um dos 308 conselhos do país aparecem com as suas estatísticas mais relevantes. E neste sector, o produto da Marketest apresenta: população, estrutura empresarial, comércio, turismo, parque automóvel por marcas, vendas de automóveis por tipo e por marcas ou os concessionários por marcas.
A Marktest libertou alguns dados deste estudo, para se perceber o nível de informação que está em causa. Em Portugal existem 1971 pontos de venda e assistência automóvel. destes, 1376 são stands de venda, 1571 oficinas e 1390 vendem peças. Estes estabelecimentos estão presentes em 147 dos 308 concelhos do país.
Lisboa é o concelho com maior número de pontos de venda e assistência, seguido do Porto, Sintra, Coimbra e Vila Nova de Gaia.
Os 147 concelhos onde existe pelo menos um ponto de venda e assistência automóvel ocupam 46% do território nacional mas concentram 87% do seu poder de compra, 84% da população, 85% das dependências bancárias e 85% dos estabelecimentos comerciais. Nestes concelhos concentram-se 89% dos levantamentos efetuados no Multibanco e 93% das compras pagas através dos POS, tendo sido responsáveis por 90% das vendas automóveis registadas em 2011.
O estudo pode ser comprado nos formatos PDF e Excel.