O número de novas matrículas automóveis em Portugal voltou a subir em abril de 2018, e assim deverá manter-se até agosto.
A partir de setembro vão entrar em vigor as novas regras do WLTP, sendo expectável que o natural crescimento do valor das emissões de CO2 e o acréscimo de tecnologia necessária para as marcas poderem cumprir as novas exigências ambientais tenham como resultado um aumento do preço das viaturas.
O que deverá permitir um escoamento mais fácil no mercado de ocasião (semi-novos, km0…) dos carros que agora estão a ser matriculados sem comprador.
Isso explica o crescimento de 11,3% do mercado de ligeiros, embora parte deste valor seja também responsabilidade da renovação das frotas, nomeadamente das empresas de rent-a-car.
Um dado pouco animador e que se agravou em relação ao mês anterior é a queda de veículos comerciais ligeiros (-3,8% no período homólogo), que já se traduz numa contração de 1,2% no acumulado de janeiro e abril deste ano.
Mas no mercado global de viaturas ligeiras, o movimento dos primeiros quatro meses deste anos é positivo em 6,4% e atingiu as 96.312 novas matrículas, face às 90.489 registadas no mesmo período de 2017.
Análise ao comportamento das marcas
- A Renault está a crescer abaixo da média do mercado;
- A Peugeot, pelo contrário, está a conquistar quota de mercado;
- A Volkswagen regressou às variações positivas e conseguiu ser a terceira marca com mais vendas entre os ligeiros de passageiros;
- A Citroën foi a segunda marca nos comerciais ligeiros, apesar de ter descido face a 2017;
- A Isuzu é quem apresenta maior crescimento no segmento dos comerciais, com a pick-up D-Max a ser uma das protagonistas da marca japonesa;
- Destaque para o crescimento da Toyota nos ligeiros de passageiros, ao matricular mais de 1000 unidades em Abril, bastante acima da média dos primeiros três meses de 2018. As viaturas híbridas, que já representam 52,5% das matrículas de ligeiros de passageiros da marca em portugal, continuam a assegurar este crescimento;
- A Hyundai quase duplicou as matriculas feitas em abril de 2017, ao fazer mais 94,8% entre os ligeiros de passageiros. Também nos comerciais com mais 85% das matriculas, apesar de isso representar apenas mais umas poucas dezenas de unidades;
- Em valores percentuais a Jeep é quem mais sobe (2283,3%!), embora isso corresponda a menos de 0,5% de quota de mercado em 2018;
- Esta é a ordem decrescente das 15 marcas com mais matriculas em 2018. A soma das primeiras seis totaliza quase 52% do mercado de viaturas ligeiras:
- Renault: 13 954
- Peugeot: 10 581
- Citroën: 6 755
- Fiat: 6 465
- Mercedes-Benz: 6 441
- Opel: 5 741
- Nissan: 5 598
- Volkswagen: 5 418
- BMW: 5 349
- Ford: 4 422
- Toyota: 4 037
- Seat: 3 457
- Dacia: 2 263
- Kia: 2 156
- Audi: 1 979
Esta é a tabela de matriculas de veículos em Portugal em abril de 2018