Com os números de Março a derraparem 10,3%, o número de matrículas de veículos ligeiros já desceu 5,1% nos primeiros três meses do ano, face ao período homólogo de 2018.

Mantém-se assim a tendência decrescente verificada em Fevereiro, não se confirmando a expectativa de que uma Páscoa tardia este ano trouxesse boas notícias para o mercado automóvel em Portugal.

Esta tabela permite perceber melhor a dimensão da quebra do mercado:

Março

Janeiro – Março

2019

2018

%Var

2019

2018

%Var

Lig Passageiros 24 900 27 887 -10,7% 59 445 63 169 -5,9%
Lig Mercadorias 3 190 3 433 -7,1% 8 726 8 648 0,9%
Total de Ligeiros 28 090 31 320 -10,3% 68 171 71 817 -5,1%

 

  • O Top 10 das marcas, matriculas de Março, ligeiros de passageiros:
  1. Renault – 3959
  2. Peugeot – 2494
  3. Fiat – 1986
  4. Mercedes-Benz – 1588
  5. Citroën – 1486
  6. BMW – 1358
  7. Ford – 1265
  8. Nissan – 1103
  9. Volkswagen – 923
  • O Top 10 das marcas, matriculas de Março, comerciais ligeiros:
  1. Renault – 745
  2. Peugeot – 508
  3. Citroën – 432
  4. Fiat – 324
  5. Ford – 202
  6. Mercedes-Benz – 197
  7. Toyota – 119
  8. Mitsubishi – 118
  9. Iveco – 100
  10. Opel – 96
  • O Top 10 das marcas, valor acumulado, ligeiros de passageiros:
  1. Renault – 7801
  2. Peugeot – 6623
  3. Mercedes-Benz – 4326
  4. Citroën – 4145
  5. Opel – 3788
  6. Fiat – 3698
  7. BMW – 3496
  8. Ford – 2649
  9. Nissan – 2585
  10. Seat – 2498
  • O Top 10 das marcas, valor acumulado, comerciais ligeiros:
  1. Renault – 1993
  2. Peugeot – 1510
  3. Citroën – 1065
  4. Fiat – 855
  5. Ford – 662
  6. Mercedes-Benz – 422
  7. Toyota – 406
  8. Opel – 298
  9. Mitsubishi – 298
  10. Iveco – 277
  • Destaque para as 355 unidades matriculadas da Tesla, que a coloca como a 18.ª marca com mais matrículas em Março. Um valor mensal superior a algumas marcas com rede implementada há muitos anos em Portugal;
  • Destaque para a recuperação da Renault, que ocupa, pela primeira vez este ano, a primeira posição no acumulado das matrículas de viaturas ligeiras;
  • Destaque para as perdas verificadas no segmento dos comerciais de duas marcas habitualmente líderes: Peugeot e Citroen;
  • Destaque para as quebras acumuladas de algumas marcas com volume de matrículas: Renault, Mercedes-Benz, BMW, Nissan e Volkswagen;
  • Em sentido contrário, o crescimento forte de algumas marcas. Casos da Dacia (18,5% em Março), da Hyundai (45,8% no acumulado do trimestre) e também da Volvo e da Mitsubishi.

Estas são as tabelas com o número de matriculas de automóveis em Portugal em Março de 2019