Em 2021, na União Europeia (UE), o número de matrículas de carros 100% elétricos (BEV) ultrapassou, novamente, o das de híbridos plug-in (PHEV).

Dados da ACEA – Associação Europeia dos Construtores Automóveis revelam que, na UE, os BEV foram responsáveis por 9,1% das matrículas no ano passado. Os veículos PHEV representaram 8,9% dos registos.

Para se ter uma noção do crescimento das vendas dos carros elétricos carregáveis na UE, em 2020, BEV e PHEV combinados representavam 10,5% das matrículas. Agora, um ano depois, BEV e PHEV representam já 18% do total de matrículas europeias.

Os veículos híbridos (HEV) também aumentaram nas estradas europeias. No final de 2021, a ACEA contabilizou um pouco mais de 1,9 milhões de carros híbridos vendidos (o que representa um crescimento de 60,5% relativamente a 2020 e uma quota de mercado já próxima dos 20%).

Combinados, os carros eletrificados (BEV, PHEV e HEV) representaram perto de 40% das matrículas em 2021 na UE.

Matrículas nacionais de elétricos cresceram 69% em 2021

Por outro lado, e embora a contração do mercado automóvel tenha afetado as vendas dos tradicionais veículos equipados com motores a combustão interna (diesel e gasolina), estes continuam a dominar os registos europeus, representando, combinados, 59,6% do mercado.

Um olhar mais detalhado

Dividindo por categorias, este foi o comportamento das vendas dos diferentes tipos de energia na UE: