Em 2021, na União Europeia (UE), o número de matrículas de carros 100% elétricos (BEV) ultrapassou, novamente, o das de híbridos plug-in (PHEV).
Dados da ACEA – Associação Europeia dos Construtores Automóveis revelam que, na UE, os BEV foram responsáveis por 9,1% das matrículas no ano passado. Os veículos PHEV representaram 8,9% dos registos.
Para se ter uma noção do crescimento das vendas dos carros elétricos carregáveis na UE, em 2020, BEV e PHEV combinados representavam 10,5% das matrículas. Agora, um ano depois, BEV e PHEV representam já 18% do total de matrículas europeias.
Os veículos híbridos (HEV) também aumentaram nas estradas europeias. No final de 2021, a ACEA contabilizou um pouco mais de 1,9 milhões de carros híbridos vendidos (o que representa um crescimento de 60,5% relativamente a 2020 e uma quota de mercado já próxima dos 20%).
Combinados, os carros eletrificados (BEV, PHEV e HEV) representaram perto de 40% das matrículas em 2021 na UE.
https://fleetmagazine.pt/2022/01/04/matriculas-eletricos-2021/
Por outro lado, e embora a contração do mercado automóvel tenha afetado as vendas dos tradicionais veículos equipados com motores a combustão interna (diesel e gasolina), estes continuam a dominar os registos europeus, representando, combinados, 59,6% do mercado.
Um olhar mais detalhado
Dividindo por categorias, este foi o comportamento das vendas dos diferentes tipos de energia na UE: