As matrículas de ligeiros de passageiros caíram 5,7% em julho e 18,9% em agosto na Europa. São dados da ACEA – Associação Europeia dos Construtores Automóveis, que diz que em julho, foram sete os estados da União Europeia que observaram crescimento nas matrículas, com França (+3,9%) e Espanha (+1,1%) a registarem valores positivos, mesmo tratando-se de dois dos países europeus mais afetados pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).
Durante o mês de agosto, o mercado europeu de matrículas de ligeiros de passageiros caiu 18,9%. À exceção do Chipre, que registou um desempenho positivo de 14,1%, todos os países europeus apresentaram resultados negativos face ao mesmo período de 2019.
Analisando os principais mercados europeus, a Itália foi o país com o melhor desempenho, tendo verificado uma queda de apenas 0,4%. Alemanha e França registaram recuos de 20% e 19,8%, respetivamente.
No acumulado, a procura europeia por ligeiros de passageiros novos contraiu 32,0%. No total, foram matriculadas 6.123.852 unidades entre janeiro e agosto – cerca de 2,9 milhões de unidades a menos do que no período homólogo.
Espanha foi, dos principais mercados europeus, o que registou o maior declínio nas matrículas, com uma variação negativa de 40,6%. Itália (-38,9%), França (-32,0%) e Alemanha (-28,8%) mantiveram quedas de dois dígitos.
https://fleetmagazine.pt/2020/04/16/acea-propoe-quatro-diretrizes/
O caso português
Em Portugal, as matrículas de ligeiros de passageiros recuaram apenas 0,1% durante o mês de agosto, diz a ACEA. O acumulado, no entanto, regista valores acima da média europeia: -42,0%.
Valores por marca
Esta é a tabela com os valores de ligeiros de passageiros das 15 marcas automóveis mais matriculadas na União Europeia durante o mês de agosto. Valores do acumulado também disponíveis:
AGOSTO | JANEIRO A AGOSTO | ||||||
2020 | 2019 | Var. | 2020 | 2019 | Var. | ||
1.º | Volkswagen | 86.409 | 113.874 | -24,3% | 712.627 | 1.056.653 | -32,6% |
2.º | Mercedes-Benz | 50.110 | 53.256 | -5,9% | 359.534 | 455.021 | -21,0% |
3.º | Renault | 50.026 | 58.625 | -14,7% | 467.420 | 676.921 | -30,9% |
4.º | Peugeot | 48.906 | 53.070 | -7,8% | 412.335 | 602.308 | -31,5% |
5.º | ŠKODA | 44.721 | 52.965 | -15,6% | 352.561 | 454.903 | -22,5% |
6.º | BMW | 43.204 | 39.765 | +8,6% | 328.013 | 410.815 | -20,2% |
7.º | Toyota | 42.871 | 44.119 | -2,8% | 327.041 | 416.269 | -21,4% |
8.º | Ford | 40.385 | 48.354 | -16,5% | 306.813 | 487.792 | -37,1% |
9.º | Audi | 35.124 | 49.214 | -28,6% | 294.972 | 420.025 | -29,8% |
10.º | Hyundai | 33.232 | 36.960 | -10,1% | 223.872 | 310.825 | -28,0% |
11.º | Fiat | 32.575 | 33.772 | -3,5% | 278.020 | 439.016 | -36,7% |
12.º | Dacia | 32.478 | 50.122 | -35,2% | 232.497 | 389.185 | -40,3% |
13.º | Citroën | 31.188 | 36.447 | -14,4% | 263.876 | 409.391 | -35,5% |
14.º | Kia | 31.045 | 26.110 | +18,9% | 212.145 | 268.564 | -21,0% |
15.º | Opel | 27.874 | 46.811 | -40,5% | 237.388 | 481.805 | -50,7% |
A Volkswagen continua líder incontestável no número de matrículas na União Europeia, embora tenha registado uma quebra de 24,3% nos registos (86.409 unidades contra as 113.874 unidades registadas em agosto de 2019).
A Mercedes-Benz regista uma descida pouco acentuada de 5,9%, tal como a Peugeot (-7,8%), a Toyota (-2,8%) e a Fiat (-3,5%). Estas são as únicas marcas que registaram quedas de apenas um dígito.
Nota positiva para a BMW e para a Kia, que foram as duas únicas marcas que conseguiram superar os volumes de matrículas de há um ano. A BMW registou um aumento de 8,6% e a Kia que, com uma quota de mercado de 4,0% (aumentou 1,2% de agosto de 2019 para agosto de 2020) foi a marca que apresentou o maior crescimento durante o mês de agsto, com um crescimento de 18,9%.
No acumulado, as 15 marcas em análise registam todas comportamentos negativos face a 2019. Tal resulta, em grande medida, da crise económica provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19), que se vai sentindo no sector. A ACEA já tinha previsto, aliás, que as matrículas de ligeiros de passageiros novos na Europa deveriam cair cerca de 25% em 2020.