As matrículas de ligeiros de passageiros caíram 5,7% em julho e 18,9% em agosto na Europa. São dados da ACEA – Associação Europeia dos Construtores Automóveis, que diz que em julho, foram sete os estados da União Europeia que observaram crescimento nas matrículas, com França (+3,9%) e Espanha (+1,1%) a registarem valores positivos, mesmo tratando-se de dois dos países europeus mais afetados pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Durante o mês de agosto, o mercado europeu de matrículas de ligeiros de passageiros caiu 18,9%. À exceção do Chipre, que registou um desempenho positivo de 14,1%, todos os países europeus apresentaram resultados negativos face ao mesmo período de 2019.

Analisando os principais mercados europeus, a Itália foi o país com o melhor desempenho, tendo verificado uma queda de apenas 0,4%. Alemanha e França registaram recuos de 20% e 19,8%, respetivamente.

No acumulado, a procura europeia por ligeiros de passageiros novos contraiu 32,0%. No total, foram matriculadas 6.123.852 unidades entre janeiro e agosto – cerca de 2,9 milhões de unidades a menos do que no período homólogo.

Espanha foi, dos principais mercados europeus, o que registou o maior declínio nas matrículas, com uma variação negativa de 40,6%. Itália (-38,9%), França (-32,0%) e Alemanha (-28,8%) mantiveram quedas de dois dígitos.

https://fleetmagazine.pt/2020/04/16/acea-propoe-quatro-diretrizes/

O caso português

Em Portugal, as matrículas de ligeiros de passageiros recuaram apenas 0,1% durante o mês de agosto, diz a ACEA. O acumulado, no entanto, regista valores acima da média europeia: -42,0%.

Valores por marca

Esta é a tabela com os valores de ligeiros de passageiros das 15 marcas automóveis mais matriculadas na União Europeia durante o mês de agosto. Valores do acumulado também disponíveis:

AGOSTO JANEIRO A AGOSTO
2020 2019 Var. 2020 2019 Var.
1.º Volkswagen 86.409 113.874 -24,3% 712.627 1.056.653 -32,6%
2.º Mercedes-Benz 50.110 53.256 -5,9% 359.534 455.021 -21,0%
3.º Renault 50.026 58.625 -14,7% 467.420 676.921 -30,9%
4.º Peugeot 48.906 53.070 -7,8% 412.335 602.308 -31,5%
5.º ŠKODA 44.721 52.965 -15,6% 352.561 454.903 -22,5%
6.º BMW 43.204 39.765 +8,6% 328.013 410.815 -20,2%
7.º Toyota 42.871 44.119 -2,8% 327.041 416.269 -21,4%
8.º Ford 40.385 48.354 -16,5% 306.813 487.792 -37,1%
9.º Audi 35.124 49.214 -28,6% 294.972 420.025 -29,8%
10.º Hyundai 33.232 36.960 -10,1% 223.872 310.825 -28,0%
11.º Fiat 32.575 33.772 -3,5% 278.020 439.016 -36,7%
12.º Dacia 32.478 50.122 -35,2% 232.497 389.185 -40,3%
13.º Citroën 31.188 36.447 -14,4% 263.876 409.391 -35,5%
14.º Kia 31.045 26.110 +18,9% 212.145 268.564 -21,0%
15.º Opel 27.874 46.811 -40,5% 237.388 481.805 -50,7%

 

A Volkswagen continua líder incontestável no número de matrículas na União Europeia, embora tenha registado uma quebra de 24,3% nos registos (86.409 unidades contra as 113.874 unidades registadas em agosto de 2019).

A Mercedes-Benz regista uma descida pouco acentuada de 5,9%, tal como a Peugeot (-7,8%), a Toyota (-2,8%) e a Fiat (-3,5%). Estas são as únicas marcas que registaram quedas de apenas um dígito.

Nota positiva para a BMW e para a Kia, que foram as duas únicas marcas que conseguiram superar os volumes de matrículas de há um ano. A BMW registou um aumento de 8,6% e a Kia que, com uma quota de mercado de 4,0% (aumentou 1,2% de agosto de 2019 para agosto de 2020) foi a marca que apresentou o maior crescimento durante o mês de agsto, com um crescimento de 18,9%.

No acumulado, as 15 marcas em análise registam todas comportamentos negativos face a 2019. Tal resulta, em grande medida, da crise económica provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19), que se vai sentindo no sector. A ACEA já tinha previsto, aliás, que as matrículas de ligeiros de passageiros novos na Europa deveriam cair cerca de 25% em 2020.