Em outubro foram matriculados menos 12,6% ligeiros de passageiros (13.679 unidades) do que em igual mês do ano anterior.

Outubro regista assim uma queda maior do que a verificada em setembro, altura em que o mercado nacional de ligeiros apresentou um recuo de 9,4%.

A ACAP – Associação Automóvel de Portugal, diz que de janeiro a outubro, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram as 119.339 unidades, o que representa uma variação negativa de 37,1% relativamente aos primeiros dez meses de 2019.

Recentemente, a ACEA – Associação Europeia dos Construtores de Automóveis previu uma queda entre 20 e 25% no mercado automóvel europeu, pelo que o recuo nas matrículas em Portugal continua superior à média europeia.

https://fleetmagazine.pt/2020/10/29/matriculas-de-veiculos-eletrificados-ultrapassaram-o-diesel/

Relativamente aos ligeiros de passageiros, o mercado nacional comportou-se da seguinte forma, durante o mês de outubro. Estas foram as 12 marcas mais matriculadas durante o décimo mês de 2020.

Apenas a Renault (+0,6%) e a Mercedes-Benz (+9,6%) registaram valores positivos nas matrículas. Todas as restantes marcas deste ranking apresentam recuos nos registos.

Embora fora do ranking acima disposto, nota positiva para a Audi, que apresentou um crescimento de 27,1%, e para a Škoda, que registou um aumento de 60,2% nas matrículas face a outubro de 2019.

https://fleetmagazine.pt/2020/10/16/setembro-matriculas-ligeiros-europa/

No acumulado, segundo a ACAP, este é o comportamento das 12 marcas mais vendidas nos dez primeiros meses de 2020.

As maiores quedas registadas até outubro, de acordo com os dados divulgados pela ACAP, foram da Fiat (-56,9%), da Citroën (-44,3%) e da Renault (-40,8%). Marcas generalistas que se mantêm longe dos valores que apresentavam em 2019.