Em março, o número de matrículas de carros novos aumentou 26% na Europa (1.414.815 unidades). No respeitante ao conjunto dos três primeiros meses do ano, o aumento foi de 17% (3.220.806 unidades, o valor mais alto desde 2019).

E os carros elétricos foram verdadeiros impulsionadores deste aumento. Mais de metade dos registos durante o primeiro trimestre de 2023 corresponde a modelos elétricos (com o seu volume a crescer 43% em março, ultrapassando mesmo as 219 mil unidades).

Tal poderá ser explicado pelo aumento de modelos disponíveis, preços cada vez mais baixos e pelos incentivos fiscais, que ao redor da Europa servem de alavanca para a procura por este tipo de energia.

Resultado? A quota de mercado de carros elétricos era de 13,4% no final do primeiro trimestre deste ano – o valor mais alto de sempre para este intervalo, na Europa.

Top 10 de ligeiros de passageiros novos na Europa no Q1 23

ModeloUnidadesVar. % (Q1 22)
Tesla Model Y71.683+173%
Dacia Sandero60.202+27%
Volkswagen T-Roc54.960+50%
Peugeot 20853.336+3%
Opel Corsa53.307+38%
Toyota Yaris Cross53.050+57%
Fiat 50045.598+30%
Dacia Duster45.310+31%
Renault Clio44.134+16%
Volkswagen Golf42.903+6%

Fundo Ambiental ainda não regulamentou apoios para a compra de carros elétricos em 2023

Europa prefere o Tesla Model Y

Há uma marca que guia esta procura por carros elétricos, com um modelo em particular a reclamar para si o título de “carro novo mais vendido na Europa”: o Tesla Model Y.

Felipe Munoz, analista da JATO Dynamics, diz que a Tesla está a apresentar resultados mais fortes do que em 2022, apesar dos recordes que bateu no ano passado. A justificar esta afirmação está o seguinte: os modelos Tesla representaram 22% das matrículas de carros elétricos na Europa entre janeiro e março de 2023.

“No entanto, a velocidade de crescimento teria sido ainda mais rápida não fosse o triunfo do Model Y e a consequente falta de matrículas do Model 3”, acrescenta. O SUV, já ensaiado pela Fleet Magazine, beneficiou da popularidade (e consequente aumento da procura por esta tipologia de plataforma) face às berlinas.

Se a 31 de março de 2022 o Tesla Model Y ocupava o 31.º lugar no ranking de matrículas de ligeiros de passageiros na Europa, então a 31 de março deste ano, o SUV alcançou mesmo o primeiro lugar da tabela. Uma diferença significativa, registada pela JATO Dynamics, que auscultou os 27 mercados europeus.

Um sucesso que pode ser explicado pelo aumento de produção e pela redução de constrangimentos nas cadeias de fornecimento. Situações que permitiram à Tesla finalmente entregar aos seus clientes os carros que estavam em lista de espera.

A marca cresceu assim no ranking dos construtores, tendo registado, no primeiro trimestre de 2023, um crescimento 58% relativamente a 2022, ocupando agora o 16.º posto da lista dos construtores com mais matrículas na Europa.

Top 25 de construtores na Europa no Q1 23

ConstrutorUnidadesVar. % (Q1 22)
Volkswagen332.723+25%
Toyota220.019+19%
Peugeot178.572+9%
Audi178.393+19%
Mercedes-Benz176.041+14%
ŠKODA166.873+29%
BMW163.639+5%
Renault158.451+15%
Ford147.068+4%
Dacia145.500+42%
Kia137.271-1%
Hyundai132.083+8%
Opel116.111+5%
Citroën102.640+6%
Fiat101.976+10%
Tesla93.559+58%
Nissan81.733+43%
Volvo69.543+6%
SEAT68.386+14%
Mazda50.039+37%
Mini44.7940%
MG44.586+112%
Suzuki44.579+24%
CUPRA39.582+64%
Jeep32.006+15%

 

Rede pública europeia de carregamento elétrico deve ter posto rápido a cada 60 km de estrada, diz UE