Em março, o número de matrículas de carros novos aumentou 26% na Europa (1.414.815 unidades). No respeitante ao conjunto dos três primeiros meses do ano, o aumento foi de 17% (3.220.806 unidades, o valor mais alto desde 2019).
E os carros elétricos foram verdadeiros impulsionadores deste aumento. Mais de metade dos registos durante o primeiro trimestre de 2023 corresponde a modelos elétricos (com o seu volume a crescer 43% em março, ultrapassando mesmo as 219 mil unidades).
Tal poderá ser explicado pelo aumento de modelos disponíveis, preços cada vez mais baixos e pelos incentivos fiscais, que ao redor da Europa servem de alavanca para a procura por este tipo de energia.
Resultado? A quota de mercado de carros elétricos era de 13,4% no final do primeiro trimestre deste ano – o valor mais alto de sempre para este intervalo, na Europa.
Top 10 de ligeiros de passageiros novos na Europa no Q1 23
Modelo | Unidades | Var. % (Q1 22) |
Tesla Model Y | 71.683 | +173% |
Dacia Sandero | 60.202 | +27% |
Volkswagen T-Roc | 54.960 | +50% |
Peugeot 208 | 53.336 | +3% |
Opel Corsa | 53.307 | +38% |
Toyota Yaris Cross | 53.050 | +57% |
Fiat 500 | 45.598 | +30% |
Dacia Duster | 45.310 | +31% |
Renault Clio | 44.134 | +16% |
Volkswagen Golf | 42.903 | +6% |
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Europa prefere o Tesla Model Y
Há uma marca que guia esta procura por carros elétricos, com um modelo em particular a reclamar para si o título de “carro novo mais vendido na Europa”: o Tesla Model Y.
Felipe Munoz, analista da JATO Dynamics, diz que a Tesla está a apresentar resultados mais fortes do que em 2022, apesar dos recordes que bateu no ano passado. A justificar esta afirmação está o seguinte: os modelos Tesla representaram 22% das matrículas de carros elétricos na Europa entre janeiro e março de 2023.
“No entanto, a velocidade de crescimento teria sido ainda mais rápida não fosse o triunfo do Model Y e a consequente falta de matrículas do Model 3”, acrescenta. O SUV, já ensaiado pela Fleet Magazine, beneficiou da popularidade (e consequente aumento da procura por esta tipologia de plataforma) face às berlinas.
Se a 31 de março de 2022 o Tesla Model Y ocupava o 31.º lugar no ranking de matrículas de ligeiros de passageiros na Europa, então a 31 de março deste ano, o SUV alcançou mesmo o primeiro lugar da tabela. Uma diferença significativa, registada pela JATO Dynamics, que auscultou os 27 mercados europeus.
Um sucesso que pode ser explicado pelo aumento de produção e pela redução de constrangimentos nas cadeias de fornecimento. Situações que permitiram à Tesla finalmente entregar aos seus clientes os carros que estavam em lista de espera.
A marca cresceu assim no ranking dos construtores, tendo registado, no primeiro trimestre de 2023, um crescimento 58% relativamente a 2022, ocupando agora o 16.º posto da lista dos construtores com mais matrículas na Europa.
Top 25 de construtores na Europa no Q1 23
Construtor | Unidades | Var. % (Q1 22) |
Volkswagen | 332.723 | +25% |
Toyota | 220.019 | +19% |
Peugeot | 178.572 | +9% |
Audi | 178.393 | +19% |
Mercedes-Benz | 176.041 | +14% |
ŠKODA | 166.873 | +29% |
BMW | 163.639 | +5% |
Renault | 158.451 | +15% |
Ford | 147.068 | +4% |
Dacia | 145.500 | +42% |
Kia | 137.271 | -1% |
Hyundai | 132.083 | +8% |
Opel | 116.111 | +5% |
Citroën | 102.640 | +6% |
Fiat | 101.976 | +10% |
Tesla | 93.559 | +58% |
Nissan | 81.733 | +43% |
Volvo | 69.543 | +6% |
SEAT | 68.386 | +14% |
Mazda | 50.039 | +37% |
Mini | 44.794 | 0% |
MG | 44.586 | +112% |
Suzuki | 44.579 | +24% |
CUPRA | 39.582 | +64% |
Jeep | 32.006 | +15% |
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