Com a maioria dos concessionários europeus fechados durante o mês de março – situação resultante das medidas de confinamento decretadas pelos governos locais para fazer frente ao novo Coronavírus (COVID-19) – os primeiros três meses do ano revelaram quedas nas matrículas de veículos a gasolina (-32,2%) e a gasóleo (-32,6%) na Europa.

Gasolina Diesel
Alemanha -31,1% -23,0%
Espanha -38,2% -33,8%
França -45,2% -36,6%
Itália -32,3% -49,8%
Reino Unido -36,2% -51,3%
União Europeia -32,2% -32,6%

 

Estes dados são apresentados pela ACEA – Associação Europeia dos Construtores Automóveis, que diz que os veículos movidos a gasolina continuam a representar mais de metade do mercado europeu de ligeiros novos (52,3% contra os 29,9% do diesel).

Soluções eletrificadas

Durante o primeiro trimestre de 2020, o segmento de veículos elétricos ou eletrificados com bateria recarregável aumentou a sua quota de mercado para 6,8% na Europa. Recorde-se que em igual período de 2019, este segmento de viaturas tinha uma quota de 2,5%.

Os grandes beneficiários da queda da procura por soluções diesel e gasolina foram os veículos elétricos (100% elétricos e híbridos plug-in). As vendas deste tipo de soluções aumentaram em 100,7% no primeiro trimestre deste ano no velho continente:

  • 100% elétricos: +68,4%
  • Híbridos plug-in: +161,7%

Relativamente ao segmento dos híbridos elétricos, estes continuam a representar a maior fatia no quadro das soluções eletrificadas, com 9,4% de quota de mercado. Este segmento registou um crescimento de 45,1% face ao primeiro trimestre de 2019.

Combustíveis alternativos

Os veículos movidos a GNV (Gás Natural Veicular) registaram um dos maiores aumentos (+68,5%), ao passo que o comércio de veículos a GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) caíram para quase metade – muito por culpa da contração verificada no mercado italiano, um dos maiores consumidores deste tipo de alternativas.

Embora o GNV tenha registado números positivos, tal não compensa a queda no GPL, o que se traduz num declínio geral de 30,4% neste tipo de soluções combustíveis.

Portugal

As matrículas de ligeiros novos a gasolina caíram 25,8% em Portugal durante os primeiros três meses do ano. Já os veículos diesel apresentam uma queda ainda maior (-35,8%).

As soluções eletrificadas com bateria recarregável registaram, no entanto, um crescimento de 56,6% no primeiro trimestre deste ano. Os híbridos plug-in foram os principais responsáveis por este crescimento, com um aumento de 126,9% no primeiro trimestre de 2020. Das 926 unidades registadas nos primeiros três meses de 2019, Portugal passou para as 2.101 unidades no Q1 de 2020.

Os híbridos elétricos apresentaram também um comportamento positivo durante o primeiro trimestre deste ano, com um aumento de 46,5%.

No que respeita aos BEV, foram vendidos menos 26% de veículos 100% elétricos nos três primeiros meses do ano face ao mesmo período de 2019.