O número de registos de viaturas ligeiras obtido no final do primeiro trimestre de 2024 distribui 59.044 matrículas para automóveis ligeiros de passageiros e 7.591 unidades para a classe de viaturas ligeiras de mercadorias.

Na categoria de Ligeiros de passageiros, estas foram as cinco marcas melhor classificadas:

Janeiro a Março 2024
UnidadesVariação 2024~2023Quota de Mercado 2024
Peugeot6.85412,2 %11,61 %
Renault4.86326,4 %8,24 %
Dacia4.49443,2 %7,61 %
Mercedes-Benz4.30123,5 %7,28 %
Citroën3.87443,4 %6,56 %

Por tipo de motor, este segmento ficou assim distribuído:

matriculas tipo de motor janeiro março 2024

  • BEV: 16% (18,2%, final de 2023)
  • PHEV: 12% (13,6%, idem)
  • HEV: 15,4% (14,5%, idem)
  • Gasolina: 40,3% (36,1%, idem)
  • Gasóleo: 8,2% (12%, idem)
  • GPL: 8% (5,6%, idem)

Com o volume percentual de modelos 100% elétricos e híbridos plug-in a descer face aos valores revelados no final de 2023 (valores entre parênteses), o facto mais surpreendente é a adesão que o GPL está a ter em Portugal e sobretudo junto de algumas empresas.

Mais surpreendente ainda é o facto de este resultado ser obtido essencialmente por duas marcas apenas, Renault e Dacia, que incluem esta oferta quer em ligeiros de passageiros como em comerciais.

Estas foram as quatro marcas que, no conjunto, matricularam 4.761 veículos ligeiros com motor bi-fuel, a GPL e a gasolina, durante o primeiro trimestre de 2024:

  • Dacia: 3.088 unidades
  • Renault: 1.661 unidades
  • Piaggio: 6 unidades
  • FIAT: 6 unidades

Matrículas de automóveis ligeiros superam as 60 mil unidades no final do primeiro trimestre

TOP 5 de marcas: por tipo de motor, ligeiros de passageiros

GasolinaBEVHEVPHEVGasóleoGPL
PeugeotTeslaToyotaMercedes-BenzMercedes-BenzDacia
CitroenBMWFIATBMWPeugeotRenault
RenaultMercedes-BenzNissanPeugeotBMWFIAT
KiaCitroënFordVolvoRenault-
NissanVolvoMercedes-BenzLand RoverSkoda-

A tabela acima, elaborada de acordo com dados da ACAP, mostra a presença de cada marca por tipo de motor.

  • A Mercedes-Benz tem uma presença forte no segmento dos híbridos plug-in e continua a ser a única a comercializar um modelo PHEV a gasóleo
  • A Mercedes-Benz é igualmente a que comercializa mais modelos de passageiros a gasóleo
  • A Toyota é rainha na classe das opções híbridas e alguns dos seus modelos são opção de empresas e nem todas o fazem por não poder fazer a dedução do IVA. Veja-se o caso da Coca-Cola com uma grande frota de Toyota Yaris
  • A Tesla continua a ser marca líder na classe dos elétricos, mas em boa conta a 4.ª posição da Citroën
  • A Land-Rover ocupa a 5.ª posição nos PHEV com 283 viaturas, quase tantas quanto as 298 que matriculou em Portugal nos primeiros três meses de 2024
  • Dacia e Renault no topo dos veículos com motor bi-fuel a GPL/Gasolina