O número de registos de viaturas ligeiras obtido no final do primeiro trimestre de 2024 distribui 59.044 matrículas para automóveis ligeiros de passageiros e 7.591 unidades para a classe de viaturas ligeiras de mercadorias.
Na categoria de Ligeiros de passageiros, estas foram as cinco marcas melhor classificadas:
Janeiro a Março 2024 | |||
---|---|---|---|
Unidades | Variação 2024~2023 | Quota de Mercado 2024 | |
Peugeot | 6.854 | 12,2 % | 11,61 % |
Renault | 4.863 | 26,4 % | 8,24 % |
Dacia | 4.494 | 43,2 % | 7,61 % |
Mercedes-Benz | 4.301 | 23,5 % | 7,28 % |
Citroën | 3.874 | 43,4 % | 6,56 % |
Por tipo de motor, este segmento ficou assim distribuído:
- BEV: 16% (18,2%, final de 2023)
- PHEV: 12% (13,6%, idem)
- HEV: 15,4% (14,5%, idem)
- Gasolina: 40,3% (36,1%, idem)
- Gasóleo: 8,2% (12%, idem)
- GPL: 8% (5,6%, idem)
Com o volume percentual de modelos 100% elétricos e híbridos plug-in a descer face aos valores revelados no final de 2023 (valores entre parênteses), o facto mais surpreendente é a adesão que o GPL está a ter em Portugal e sobretudo junto de algumas empresas.
Mais surpreendente ainda é o facto de este resultado ser obtido essencialmente por duas marcas apenas, Renault e Dacia, que incluem esta oferta quer em ligeiros de passageiros como em comerciais.
Estas foram as quatro marcas que, no conjunto, matricularam 4.761 veículos ligeiros com motor bi-fuel, a GPL e a gasolina, durante o primeiro trimestre de 2024:
- Dacia: 3.088 unidades
- Renault: 1.661 unidades
- Piaggio: 6 unidades
- FIAT: 6 unidades
Matrículas de automóveis ligeiros superam as 60 mil unidades no final do primeiro trimestre
TOP 5 de marcas: por tipo de motor, ligeiros de passageiros
Gasolina | BEV | HEV | PHEV | Gasóleo | GPL |
---|---|---|---|---|---|
Peugeot | Tesla | Toyota | Mercedes-Benz | Mercedes-Benz | Dacia |
Citroen | BMW | FIAT | BMW | Peugeot | Renault |
Renault | Mercedes-Benz | Nissan | Peugeot | BMW | FIAT |
Kia | Citroën | Ford | Volvo | Renault | - |
Nissan | Volvo | Mercedes-Benz | Land Rover | Skoda | - |
A tabela acima, elaborada de acordo com dados da ACAP, mostra a presença de cada marca por tipo de motor.
- A Mercedes-Benz tem uma presença forte no segmento dos híbridos plug-in e continua a ser a única a comercializar um modelo PHEV a gasóleo
- A Mercedes-Benz é igualmente a que comercializa mais modelos de passageiros a gasóleo
- A Toyota é rainha na classe das opções híbridas e alguns dos seus modelos são opção de empresas e nem todas o fazem por não poder fazer a dedução do IVA. Veja-se o caso da Coca-Cola com uma grande frota de Toyota Yaris
- A Tesla continua a ser marca líder na classe dos elétricos, mas em boa conta a 4.ª posição da Citroën
- A Land-Rover ocupa a 5.ª posição nos PHEV com 283 viaturas, quase tantas quanto as 298 que matriculou em Portugal nos primeiros três meses de 2024
- Dacia e Renault no topo dos veículos com motor bi-fuel a GPL/Gasolina