Em julho foram matriculados em Portugal 16.074 ligeiros de passageiros novos.

Dados compilados pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal, revelam que, embora comparativamente ao mesmo mês de 2022 tenha havido um crescimento de 9,6%, este número não chega nem de perto aos volumes de igual mês de 2019 (pré-pandemia).

Mesmo tipo de desempenho tiveram as matrículas de comerciais ligeiros, que em julho registaram um crescimento de 14,6% face a 2022, tendo no entanto apontado uma evolução negativa de 31,2% face ao mês homólogo de 2019.

No acumulado, entre 1 de janeiro e 31 de julho foram colocados em circulação 142.105 ligeiros (de passageiros e de mercadorias) novos. Tal representa um aumento de 36,6% no número de matrículas relativamente aos primeiros sete meses de 2022.

Dividindo por categoria, os ligeiros de passageiros tiveram um crescimento de 39,6% no número de matrículas e os comerciais ligeiros verificaram um aumento de 16,2%.

Matrículas de ligeiros de passageiros por tipo de energia

Entre janeiro e julho, Portugal continuou a traçar o seu caminho na eletrificação. Espelho disso é o facto de 47,3% dos carros de passageiros matriculados novos serem movidos a energias alternativas, com a quota de elétricos exclusivamente movidos a bateria (15,7%) ser já superior à de veículos full-hybrid (15,3%).

 

Outro dado importante a reter é o facto de, por exemplo, os carros elétricos novos matriculados em Portugal nos primeiros sete meses do ano serem superiores, em número, aos diesel.

Para isso, em muito, contribuem marcas que se dedicam à produção exclusiva de veículos elétricos, como é o caso da Tesla, da MG, da Polestar e da recém-chegada BYD, que juntas são responsáveis por 624 matrículas só no mês de julho.

Q2 2023: quanto vale a eletrificação para o mercado de carros novos em Portugal?

Confira o Top 25 de matrículas de ligeiros de passageiros por marca, em julho de 2023

Unidades 2023Unidades 2022Var. %
Peugeot1.5561.601-2,8%
BMW1.07464666,3%
Mercedes-Benz1.0501.072-2,1%
Dacia1.02079728,0%
Renault93672030,0%
Fiat93158060,5%
Toyota7947861,0%
Citroën7931.088-27,1%
SEAT77956837,1%
Volkswagen6991.450-51,8%
Ford611631-3,2%
Hyundai588706-16,7%
Volvo557258115,9%
Opel533808-34,0%
Nissan514518-0,8%
Tesla496114409,1%
Audi43036816,8%
ŠKODA38422868,4%
Cupra324156107,7%
MINI20811285,7%
Mitsubishi20289127,0%
Jeep1448765,5%
Land Rover896830,9%
Mazda78745,4%
DS74126-41,3%

Este é o Top 25 de matrículas de ligeiros de passageiros por marca, entre 1 de janeiro e 31 de julho de 2023

Unidades 2023Unidades 2022Var. %
Peugeot14.47010.31540,3%
Renault10.4026.33564,2%
Dacia8.6725.19267,0%
Volkswagen8.2625.09362,2%
BMW8.1155.79640,0%
Mercedes-Benz8.0886.32727,8%
Toyota6.7276.2238,1%
Citroën5.9205.959-0,7%
SEAT5.8274.12341,3%
Opel5.3353.30261,6%
Tesla4.6041.062333,5%
Kia4.4334.1865,9%
Ford4.3862.50175,4%
Nissan4.2393.24430,7%
Fiat3.9663.16925,1%
Hyundai3.8204.682-18,4%
Volvo3.0642.14842,6%
Audi3.0032.25633,1%
ŠKODA2.4071.22097,3%
Mitsubishi1.5851.29222,7%
Cupra1.51489968,4%
MINI1.1631.0619,6%
Mazda82341498,8%
Jeep77164020,5%
Land Rover756364107,7%