Os primeiros três meses de 2023 estão a ser marcados por um crescimento acentuado do número de matrículas de automóveis ligeiros de passageiros (VLP) face ao mesmo período de 2022.
Embora as 52.191 matrículas atribuídas a VLP novos entre janeiro de março de 2023 fiquem cerca de 6.000 unidades abaixo dos registos de 2019, são sensivelmente seis mil euros superiores aos verificados no primeiro trimestre de 2020, quando se começavam a sentir os primeiros sinais da COVID-19 em Portugal e na Europa.
Outro facto relevante a salientar: 13.857 dos 52.191 ligeiros de passageiros novos registados em Portugal durante o primeiro trimestre de 2023 dispunham de mecânica híbrida plug-in ou 100% elétrica:
- BEV: 8.376 unidades, mais 126,4% face a 2022, QM de 16,04%, o que significa que pouco mais de uma em cada seis matrículas foi atribuída a um ligeiro de passageiros exclusivamente elétrico;
- PHEV c/ motor a gasolina: 5.293 unidades, mais 50,7% face a 2022. Quota de Mercado de 10,14%;
- PHEV com motor a gasóleo: 188 unidades, menos 53,8% comparativamente ao mesmo período de 2023. Sendo que apenas a Mercedes-Benz mantém esta oferta de produto.
Quanto às restantes mecânicas, estes são os resultados do primeiro trimestre:
- Motores exclusivamente a Gasolina e Híbridos a Gasolina (incluindo HEV e MHEV): 27.018 unidades, mais 49,1% face ao Q1 de 2022;
- Motores exclusivamente a Gasóleo e Híbridos Diesel (incluindo HEV e MHEV): 8.793 unidades, 8,4% acima do resultado obtido no primeiro trimestre de 2022;
- Motores híbridos gasolina/GPL: 2.067 unidades.
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O que estes resultados podem querer dizer?
Olhando para os resultados isolados de março (21.472 VLP/2.429 VCL) constata-se um número de registos superiores aos de fevereiro (16.080 VLP/2.036 VCL) e aos de janeiro deste ano (14.639 VLP/2.186 VCL).
Este crescendo de resultados indica sobretudo maior disponibilidade de produto, ainda que parte significativa deste resultado possa dever-se à chegada de viaturas encomendadas ou pré-compradas em 2022.
Março é também, por tradição, um mês de compras do sector do rent-a-car, antecipando a procura da Páscoa e as necessidades de verão. Porém, neste aspeto, o comportamento deste canal encontra-se alterado e ainda dependente da disponibilidade de automóveis para entrega, para renovação da frota e libertação de viaturas que, neste momento, prometem bons valores de rentabilidade.
Porém esta realidade pode estar a mudar, quer com algumas empresas de rent-a-car a admitirem um maior interesse por parte dos importadores em escoar produto, quer com algumas frotas a receberem mais cedo algumas unidades encomendadas.
Uma das razões para isto acontecer deve-se ao arrefecimento do mercado dos particulares, não por falta de interesse da parte dos consumidores, mas pela maior dificuldade de obtenção de crédito (devido à taxa de esforço) e receios quanto à evolução futura das taxas de juro.
Em todo o caso, e ainda que manifestamente mais clientes particulares estejam a optar por automóveis exclusivamente elétricos ou híbridos plug-in (em grande medida pelos primeiros), a maioria dos 13.857 ligeiros de passageiros BEV e PHEV terão sido adquiridos por empresas (incluindo RaC) e Empresários em Nome Individual com contabilidade organizada.
Verifica-se também que, para colmatar a redução da oferta de soluções VLP com motor a gasóleo nos escalões mais baixos, há cada vez mais aquisições de automóveis híbridos a gasolina. Isto tem favorecido bastante o comportamento da Toyota no mercado português, com a colocação da gama Yaris em cada vez mais frotas.
Desempenho das marcas: Tesla é quem mais ganha
Confirmando o bom momento da Tesla a nível internacional (423 mil unidades no primeiro trimestre, 5% acima do que durante o mesmo período de 2022), a marca americana é aquela que merece destaque nos resultado obtidos no primeiro trimestre.
Nomeadamente pelo número de registos realizados em março: 990 unidades, uma subida de 126,5% face ao mesmo mês de 2022.
Ainda que estas quase mil unidades possam dever-se à política de entregas da própria marca, os 2.096 registos do primeiro trimestre correspondem a um aumento de 281,1% em relação ao ano anterior.
Para ter melhor ideia da ordem de grandeza, as quatro marcas que ocuparam os lugares seguintes – BMW, Volkswagen, Citroën e Renault – registaram, no conjunto, 1.079 unidades em março e 2.389 ao longo do primeiro trimestre de 2023.
Ou seja, uma só marca, a Tesla, é responsável por 25% das matrículas de viaturas ligeiras de passageiros exclusivamente elétricas realizadas entre janeiro e final de março de 2023.
Esta quota de mercado no segmento dos elétricos é ainda suficiente para colocar a marca americana na 11.ª posição na tabela de matrículas reservada aos modelos de passageiros.
Na liderança desta tabela mantém-se a Peugeot, com os restantes lugares do pódio a serem ocupados pela Renault e pela Mercedes-Benz.
Volume mensal de matrículas e totais do primeiro trimestre
Todas as marcas que ocupam as primeiras 14 posições estão a subir o número de registos face a 2022. A 15.ª posição é ocupada pela Hyundai, a primeira a revelar valores inferiores aos obtidos em 2022.
Na classe dos ligeiros de passageiros, este foi o desempenho das 18 primeiras marcas ao longo do primeiro trimestre de 2023, as únicas com mais de mil matrículas realizadas nestes três meses.
Março/2023 | Janeiro-Março/Q1 2023 | ||||
MARCAS | Variação % | Variação % | |||
1.º | Peugeot | 2534 | 93.7 | 6110 | 36.0 |
2.º | Renault | 1450 | 79.9 | 3848 | 77.4 |
3.º | Mercedes-Benz | 1427 | 47.7 | 3483 | 32.5 |
4.º | BMW | 1363 | 51.3 | 3442 | 33.6 |
5.º | Volkswagen | 1607 | 174.2 | 3273 | 102.8 |
6.º | Toyota | 1304 | 60.6 | 3223 | 33.5 |
7.º | Dacia | 1317 | 69.5 | 3138 | 97.1 |
8.º | Citroën | 1154 | 43.4 | 2701 | 24.1 |
9.º | Seat | 1044 | 35.6 | 2372 | 67.0 |
10.º | Opel | 996 | 96.1 | 2358 | 127.4 |
11.º | Tesla | 990 | 126.5 | 2097 | 280.6 |
12.º | Ford | 762 | 113.4 | 1998 | 93.0 |
13.º | Nissan | 793 | 92.0 | 1858 | 52.2 |
14.º | Fiat | 622 | 7.2 | 1852 | 47.1 |
15.º | Hyundai | 511 | -30.9 | 1664 | -13.6 |
16.º | Kia | 700 | 10.8 | 1455 | 0.3 |
17.º | Volvo | 411 | 2.0 | 1190 | 13.1 |
18.º | Audi | 405 | 33.7 | 1102 | 20.8 |
(dados ACAP)