O número de matrículas de novos carros ligeiros desceu para menos de metade em março de 2020, com os modelos de passageiros a serem os mais afectados: menos 14 304 unidades registadas em comparação com o mesmo mês de 2019, traduzida numa queda de 57,4%.
Março é geralmente um mês em que volume de matrículas sobe por impulso do rent-a-car, devido à proximidade da Páscoa e começando a antecipar as necessidades do verão.
O segmento dos comerciais ligeiros foi igualmente afectado: menos 51,2%, pouco mais de milhar e meio de unidades vendidas em março de 2020.
Este é quadro completo com os valores recolhidos pela ACAP, incluindo unidades pesadas:
Conteúdo deste artigo
Veículos Ligeiros de Passageiros
Olhando agora com pormenor para este segmento, constata-se que apenas duas marcas conseguiram volume superior a mil unidades: Renault e Mercedes-Benz, sendo que a queda mais abrupta, entre as 15 com maior número de registos em março, foi da Opel: -80,4%.
Do Top 15 das marcas com maior volume de matrículas em março de 2020, ressalta ainda o facto de a Tesla ser a única com uma variação positiva (53,2%).
Apesar disso, ainda que reduzindo o volume, face ao valor total do mercado, algumas marcas aumentaram a sua quota de mercado (a verde)
Veículos Comerciais Ligeiros
No que se refere aos modelos comerciais, constata-se que apenas as seis primeiras obtiveram volume acima das 100 unidades.
A redução da atividade económica em março explica este resultado.
Entre as 10 primeiras colocadas, apenas a Toyota cresceu no número de matrículas face ao mesmo mês de 2019.
Apesar da queda superior a 35%, o resultado obtido pela Peugeot no segmento dos ligeiros de mercadorias foi importante para o volume total da marca nos veículos ligeiros.
Como acontece no quadro anterior referente aos ligeiros de passageiros, apesar da redução mensal homóloga, ainda que reduzindo o volume, face ao valor total do mercado, algumas marcas aumentaram a sua quota de mercado (a verde)
Volume total de matrículas de Veículos Ligeiros
No total dos dois segmentos, o número de matrículas de veículos ligeiros sofreu uma quebra de 56,7% em março de 2020.
O quadro permite perceber a importância do resultado nos comerciais para algumas marcas, mas revela também um dado curioso: pela primeira vez a Tesla entra na tabela das 10 marcas mais matriculadas em Portugal, superando em número de matrículas nomes importantes como a Volkswagen.
Novamente, os quadros a verde e a vermelho indicam a redução de vendas e/ou recuperação de quota de mercado.
Totais de matrículas do primeiro trimestre
Num ano que está a revelar-se atípico para o mercado automóvel em Portugal e na Europa, a Peugeot é a marca líder do mercado de ligeiros no final do primeiro trimestre de 2010.
Olhando para os números absolutos do trimestre, matricularam-se 51.918 unidades em 2020, contra 68.171 registos contabilizados no primeiro trimestre de 2019.
Este valor representa uma queda de -23,8% nas vendas de veículos ligeiros, descompondo-se em menos 23,8% de registos de ligeiros de passageiros e menos 24% de ligeiros de mercadorias
Entre as quinze primeiras, apenas a Nissan apresenta um resultado positivo em comparação com igual período de 2019.
Novamente, os quadros a verde e a vermelho indicam a redução/recuperação de vendas e quota de mercado.
Pode descarregar aqui as tabelas completas compiladas pela ACAP relativas ao volume de matrículas de veículos novos em Portugal no mês de março de 2020.