A Maxus, a nova marca de veículos comerciais que o grupo Bergé traz para Portugal, é subsidiária de um dos maiores e mais antigos construtores de automóveis da China.

Entre outras marcas, a SAIC Motor detém também a MG e está envolvida em parcerias com a General Motors e o grupo Volkswagen, por exemplo.

Presente em diversos países europeus, incluindo Espanha, onde também é representada pelo grupo Bergé, a Maxus tem no Reino Unido um dos melhores mercados, na senda da tradição do nome que remonta à extinta Leyland DAF Vans.

Com chegada a Portugal marcada para o segundo trimestre de 2021, a oferta centra-se nos veículos comerciais ligeiros com motor exclusivamente elétrico, embora exista também uma proposta diesel.

Direcionados para um mercado exigente, que carece deste género de soluções devido ao crescimento exponencial da distribuição urbana e dos compromissos assumidos para reduzir emissões – nomeadamente entidades públicas –, o importador nacional está a dedicar particular atenção ao desenvolvimento de uma rede de distribuição e de assistência competente para as especificidades do nosso país.

Garantias de fábrica: “As motorizações dos eLCV contam com um limite de 100 mil quilómetros ou cinco anos (para o e Deliver 3) e três anos (para o e Deliver 9). Na versão 2.0T diesel do Deliver 9 furgão ou chassis cabina a garantia é de três anos ou 160 mil quilómetros. Em relação às baterias a garantia do fabricante é transversal: oito anos ou 160 mil quilómetros.”

Para conhecer a oferta e saber com o que é que os profissionais podem contar neste e noutros domínios, a FLEET MAGAZINE falou com Francisco Morais, diretor de Marketing e Vendas da marca em Portugal, que explicou a importância de poder contar com o apoio de parceiros da Bergé Auto no nosso país, nomeadamente aqueles que já representam marcas como a Fuso e a Isuzu, por exemplo.

Que modelos a Maxus, através do grupo Bergé, vai trazer para Portugal e quais os potenciais destinatários desses produtos?

Será introduzida no mercado maioritariamente com a oferta de comerciais ligeiros (E-LCV).

Nomeadamente os furgões cargo Van e Deliver 3 e e Deliver 9, ambos 100% elétricos e com várias soluções de bateria.

Estará também disponível a Deliver 9 com uma motorização 2.0T diesel, tanto na versão furgão, como em chassis cabina.

As especificidades dos produtos direcionam-no para um tipo de cliente profissional, incluindo ENI, e para entidades públicas.

Câmaras e serviços municipalizados serão um alvo potencial, bem como empresas de distribuição urbana, tendencialmente de curta e média distância.

A versão diesel em chassis cabina permite, por outro lado, chegar a um segmento profissional mais abrangente, desde a grande distribuição nacional, construção civil, agricultura e florestas, energia e telecomunicações, entre outros de âmbito público e/ou privado.

maxus comercial elétricoPreços: “A estratégia de preços está a ser finalizada e passará tendencialmente por um posicionamento competitivo relativamente aos principais ‘players’ do sector e às soluções que oferecem em termos de preço e características. Importa referir que, no que respeita às especificidades do produto Maxus – volumetrias, capacidades de carga, autonomia… – os dados são francamente competitivos.”

Faz parte das intenções o lançamento de mais modelos?

A introdução nos segmentos de comerciais ligeiros com versões furgão e chassis cabina são a aposta inicial.

No entanto, o lançamento de mais modelos e versões será sempre uma possibilidade em estudo, não só devido ao vasto portefólio de produtos do Grupo SAIC Motor, mas também ao conhecimento e experiência do Grupo Bergé Auto na comercialização de soluções automóveis para todos os segmentos de mercado a nível global.

Certamente vamos procurar sinergias para fazer valer estas aptidões.

Estão previstas soluções complementares, como estruturas de carregamento ou ferramentas digitais de assistência e de controlo das viaturas?

Sabemos que a complementaridade dos serviços e a sua capacidade de adequação às necessidades dos clientes são cruciais.

Neste sentido, várias soluções estão a ser estudadas e analisadas, tendo em conta as vantagens do grupo SAIC Motor no que respeita à sua assumida estratégia de utilização de tecnologia inteligente de apoio à condução, customização massiva, conectividade e partilha. Todas estas valências que fazem parte do seu ADN serão certamente aproveitadas.

maxus
Financiamento: “As soluções de financiamento estão a ser estudadas, tendo em conta as especificidades das próprias ofertas, juntamente com a equipa do Santander Consumer Finance, parceiro financeiro de longa data do Grupo Bergé Auto.”

E em relação a concessionários, rede de assistência e capacidade de resposta em termos de peças de reposição?

A estratégia para a rede de concessionários passa por uma implementação faseada mas abrangente, que permita, a médio prazo, uma cobertura nacional. Seja ao nível de vendas como de assistência e pós-venda.

Para isso, muito contribuirá a relação dos vários parceiros de negócio do Grupo Bergé Auto, muitos dos quais com ampla experiência no mercado de viaturas comerciais, fruto da longa relação existente com outras marcas, como a Fuso e a Isuzu.

Tratando-se de viaturas comerciais para uso profissional, sabemos que a capacidade de resposta da rede, relativamente a serviços de assistência, peças e após venda em geral é um fator crítico.

Por isso dedicaremos todos os esforços e meios necessários para proporcionar ao futuro cliente um serviço de excelência, capaz de corresponder às suas necessidades em tempo útil.

A estratégia comercial assenta na participação em concursos ou passa também pela promoção em empresas?

A estratégia assentará necessariamente nesses dois pilares. Por um lado, a preparação e participação em concursos ficará a cargo da equipa do departamento de frotas do grupo Bergé Auto; por outro, a divulgação dos produtos Maxus passará, paralelamente, por um trabalho de promoção de vendas diretamente dirigido às empresas, disponibilizando-lhes a informação adequada à sua tomada de decisão, bem como a experimentação, que é bastante importante nesta classe de viaturas.

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Feedback europeu: “A recente aposta do Grupo SAIC na Europa engloba a introdução da marca Maxus em vários mercados da Europa central e ocidental. Nos países escandinavos, nomeadamente na Noruega a aceitação das soluções Maxus tem sido muito animadora.

Capacidades das MAXUS e Deliver

O importador ainda não anunciou as características técnicas dos modelos. Dados de fábrica da e Deliver 3 e da e Deliver 9 dão conta de:

  • Chassis com uso intensivo de alumínio e carroçaria com bastantes peças em plástico para redução do peso e aumento da capacidade de carga;
  • Baterias de 35 ou 53 kWh (e Deliver 3) e de 51.5, 65, 72 ou 88 kWh (e Deliver 9), com carga rápida de até 50 kWh;
  • Autonomia máxima anunciada até 340 km;
  • Motor de 90kW/255 Nm (e Deliver 3) e 150 kW/310 Nm (e.Deliver 9);
  • Dois comprimentos de chassis. e Deliver 3 com capacidade de carga de 4,8 m3 (duas europaletes) e 6,3 m3 (três europaletes). e Deliver 9 com até 9,7 m3.