Há cada vez mais empresas utilizadoras de comerciais ligeiros 100% elétricos que encontram na Maxus soluções aptas para qualquer tipo de atividade livre de emissões: os versáteis e eficientes eDeliver 3 e eDeliver 9 estão a surpreender as necessidades de empresas e municípios.
Os comerciais Maxus foram desenvolvidos a pensar num mercado que procura alternativas práticas para fazer frente a dois ‘problemas’: de um lado, o exponencial crescimento da atividade de distribuição urbana, do outro, os compromissos assumidos em matéria de redução de emissões.
Para qualquer destes ‘problemas’, a resposta da Maxus são as duas tipologias de furgão mais requisitadas pelas empresas e por entidades públicas em Portugal, articulados em diversas configurações de chassis, cabine e área de carga, além de motor e capacidade de bateria.
“A introdução da Maxus no mercado segue a tendência da indústria, na qual soluções 100% elétricas são agora uma realidade no segmento profissional”, confirma Francisco Morais, diretor de Marketing e Vendas da Maxus em Portugal.
Efetivamente, o caráter prático de um comercial ligeiro que não polui é cada vez mais uma exigência primária de Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e serviços municipalizados de apoio local, que, tal como as empresas de distribuição urbana, podem contar com cada um dos novos Maxus 100% elétricos um potencial parceiro de negócio.
“O mercado de comerciais ligeiros começa a apresentar soluções de utilização para as ‘cidades do futuro’, onde a versatilidade e otimização dos custos de utilização são cada vez mais fatores a ter em conta”, explica Francisco Morais.
A versatilidade e capacidade de adaptação às necessidades de cada cliente é desde logo evidente na diversidade da oferta, que engloba soluções furgão com volumetrias entre os 4,8 metros cúbicos da eDeliver 3 e os 11 metros cúbicos da eDeliver 9.
Porém, também os profissionais que operam nas áreas da distribuição alimentar ou farmacêutica e mesmo agentes da áreas do turismo e da hotelaria podem encontrar, na gama de comerciais elétricos da Maxus, versões que podem ser objeto de transformações para o transporte de cargas refrigeradas ou adaptadas para transporte urbano de passageiros (minibus) ou para operações turísticas (shuttle).
“A expetativa é que venha a existir uma solução de fábrica para transporte de passageiros, baseada na eDeliver 9 L3H3 ou L3H2. Localmente, através de uma parceria com a Mobipeople, desenvolvemos uma eDeliver 9 L3H2 de 9 lugares. Relativamente a cabinas refrigeradas, as soluções terão que passar sempre por transformações locais com carroçadores nacionais experientes nesses tipos de implementações”, refere o diretor de Marketing e Vendas da Maxus em Portugal.
Em breve, a Maxus em Portugal vai passar a contar também com versões chassis-cabina para os modelos eDeliver 3 e eDeliver 9, ampliando o leque de possibilidades de transformações numa gama cada vez mais flexível, capaz de ser desenhada à medida das necessidades de cada profissional, com o foco na versatilidade da utilização e na eficiência dos consumos, para a maximização da autonomia em cada utilização.
Em Portugal, a Maxus vai em breve passar a contar também com versões chassis-cabina para os modelos eDeliver 3 e eDeliver 9, ampliando o leque de possibilidades de transformações. Mas já foram realizadas transformações que podem servir para o transporte de passageiros de operadores turísticos, por exemplo
Maxus eDeliver 9
É a versão de maior capacidade da gama da marca do grupo Astara e reúne as condições ideais para a grande distribuição urbana.
Dois comprimentos de chassis – com 3,019 e 3,413 metros – e duas alturas de caixa de carga permitem volumetrias de 9,7 a 11 metros cúbicos, com capacidades de carga útil que podem atingir os 1.200 kg em qualquer uma das versões.
O motor elétrico do eDeliver 9 debita 204 cv e produz um binário máximo de 310 Nm. Para fornecer-lhe energia, existem três modelos de bateria com 51,5 kWh, 72 kWh e 88,55 kWh, a última apenas disponível na configuração L3H2.
Com esta bateria, a autonomia desta versão pode chegar, em ciclo urbano, aos 353 km.
O carregador integrado de 7,2 kW permite recarregar a bateria de 51,5 kWh em apenas seis horas, enquanto as de 72 e 88,55 kWh precisam de aproximadamente oito horas para fazê-lo.
Num posto rápido de 50 kW, o eDeliver 9 consegue recuperar 80% da carga em apenas 40 minutos.
Maxus eDeliver 3
Pertence à tipologia de comercial ligeiro mais procurada em Portugal. Em 2020 representaram mais de metade das matrículas deste segmento.
Disponível nas versões de chassis curto (SWB) ou chassis longo (LWB), o eDeliver 3 pode ser configurado nos seguintes formatos:
- SWB: 2,18 metros de comprimento e 4,8 metros cúbicos de espaço de carga. Carga útil de 905 kg;
- LWB: 2,77 metros de comprimento e 6,8 metros cúbicos de espaço de carga. Carga útil de 990 kg.
Estas capacidades de carga são as mais elevadas em veículos elétricos desta tipologia.
A energia para os 122 cv do motor elétrico do Maxus eDeliver 3 provém de uma bateria com 50,2 kWh de capacidade.
A autonomia combinada de até 240 km pode ser estendida até aos 342 km em circuito urbano.
O eDeliver 3 tem carregador interno (AC) de 7,2 kW, necessitando de cerca de oito horas para recuperar 100% da sua autonomia.
Num ponto rápido de corrente contínua, a bateria consegue 80% da carga em 45 minutos. Em carregamento lento numa wallbox, o carregador integrado de 7,2 kW permite carregar a bateria de 51,5 kWh em apenas seis horas e as de 72 e 88,55 kWh em aproximadamente oito horas.
As tomadas de carregamento das Maxus eDeliver 3 e eDeliver 9 ficam na zona frontal, para facilitar o estacionamento longitudinal de vários veículos em simultâneo. As baterias apresentam garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros.
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Aptos e seguros para trabalhar
A pensar na flexibilidade, as portas duplas na retaguarda dos modelos Maxus eDeliver 3 e Maxus eDeliver 9 têm abertura até um ângulo de 236 graus.
Estas portas apresentam larguras diferentes, para facilitar as cargas e descargas em locais estreitos.
A gama Maxus eDeliver possui ainda variados sistemas de segurança e auxílio à condução:
- Distribuição da Força de Travagem (EBD);
- Sistema de Assistência à Travagem (BAS);
- Programa Eletrónico de Estabilidade (ESP);
- Sistema de Travagem Antibloqueio (ABS);
- Câmara de Visão Traseira;
- Airbags para Condutor e Passageiro;
- Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS);
- Sentores de Parqueamento Traseiro.