A nova geração Mazda3 vem substituir a apresentada em 2014 e inclui versões de 5 portas (hatchback) e a de quatro portas (sedan), a qual a Mazda Portugal acredita ter potencial para empresas.

As variações de dimensões entre ambas são mínimas (12 cm de comprimento) mas a linha descaída da traseira confere maior porte ao modelo de 4 portas, além de maior espaço de mala: 358 no hatchback, 450 litros no sedan.

Além dos pormenores de design e de equipamento, outra diferença fundamental face à anterior geração é a alteração de motores, tal como já aconteceu com o Mazda CX-3.

Construído sobre uma plataforma preparada para soluções elétricas, os motores para já disponíveis são o novo SKYACTIV-D 1.8 com 116 cv e, a gasolina, a unidade SKYACTIV-G 2.0 com 122 cv.

Motores que, como facilmente se percebe, não facilitam a tarefa da Mazda Portugal num mercado onde o ISV assenta sobre a fiscalidade.

Contudo, na versão com potencial para frotas, equipada com o moderno e versátil SKYACTIV-D 1.8 que não carece de AdBlue para cumprimento das emissões obrigatórias na UE, os PVP começam em pouco mais de 30 mil euros.

Esta é a lista de preços da gama Mazda3 2019 para Portugal que inclui a relação de equipamento por versão e as cores disponíveis. Constate-se que a versão Evolve, já muito bem equipada, é a única presente, com motor a gasóleo, na carroçaria Sedan.

 A hibridação do motor a gasolina de 2,0 litros é muito compacta e totalmente acoplada ao bloco. Consiste numa unidade de bateria de iões de lítio de 24 V, num conjunto integrado de motor de arranque-gerador comandado por correia (B-ISG).

Sem este sistema, o motor Skyactiv-G 2.0 de 122 CV possui um consumo médio entre os 6,0 e os 6,7 l/100 km e emissões de CO2 de 136 a 152 g/km.

Um sistema de desactivação de cilindros alterna o funcionamento entre 2 e 4 cilindros, para melhorar a economia de combustível.

Como funciona o Skyactiv-X?

O Skyactiv-X “mild hybrid” pretende minimizar o consumo com um motor eléctrico de 24V a assistir ao motor térmico.

Um conjunto integrado motor de arranque-gerador (ISG), accionado por correia, converte a energia cinética, recuperada durante a desaceleração, em energia eléctrica, armazenando-a numa bateria de iões de lítio com 600 kJ de capacidade.

Um conversor de corrente DC-DC converter a energia na voltagem adequada, introduzindo-a nos equipamentos eléctricos do carro.

A bateria de iões de lítio está montada entre as rodas de forma a minimizar quaisquer intrusões no espaço interior e, ao mesmo tempo, optimizar a distribuição de peso e contribuir para a segurança em caso de colisão.

O Sistema M Hybrid da Mazda suporta prolongadas desactivações do motor de forma a incrementar a poupança de combustível e, ao incrementar o binário do motor térmico permite obter a mesma aceleração do motor a gasolina com menos combustível.

https://fleetmagazine.pt/2019/06/09/mazda-skyactiv-x/

Características do SKYACTIV-D 1.8

Com duas opções de transmissão – caixa manual de seis velocidades Skyactiv-MT e caixa automática de seis velocidades Skyactiv-Drive – este motor apresenta sistema de Catalisador de Armazenamento de NOx (NSC) que converte o óxido nitroso em nitrogénio inofensivo, reduzindo drasticamente as emissões de NOx e obtendo um melhor desempenho ambiental.

Com 116 CV às 4.000 rpm e um binário máximo de 270 Nm entre as 1.600 e as 2.600 rpm, o consumo médio de combustível é de 4,8 a 5,7 l/100 km e as emissões de CO2 de 130 a 151 g/km.

Para tal, uma técnica de Combustão Rápida Multifásica, com uma resposta ultra-rápida e injectores piezo multi-orifício, diminui o período de combustão e reduz o ruído de funcionamento.

O turbocompressor de geometria variável garante uma generosa e eficiente entrega de potência desde os baixos aos altos regimes.

Além disso, novos injectores evitam que o combustível adira à superfície das câmaras de combustão, enquanto a válvula de controlo do líquido de refrigeração melhora a eficiência do aquecimento do motor e contribui para a economia de combustível em condições reais de utilização, graças à faculdade de gerar binário a baixo regime.

Disponibilizamos neste ficheiro todas as características técnicas, dimensões e capacidades da nova geração do Mazda3

Destaques principais dos sistemas de segurança

• Novo Driver Monitor System (DMS) para detecção da fadiga.
• Novo Front Cross Traffic Alert (FCTA) oferece mais segurança nos entroncamentos.
• Novo sistema Cruising & Traffic Support (CTS) assiste o funcionamento do acelerador, pedal dos travões e direcção.
• Novo sistema Intelligent Speed Assistance (ISA), disponível em opção, evita violações não intencionais do limite de velocidade.
• Novo sistema de câmara 360° View Monitor, disponível em opção, oferece uma visão panorâmica das imediações do carro.
• Novos faróis dianteiros Adaptive LED oferecem melhor visibilidade nas mais diversas situações de condução.
• Bancos dianteiros desenhados para reduzir lesões no pescoço em caso de acidente.
• Novos airbags de joelho e cintos de segurança redesenhados protegem os ocupantes em caso de colisão.
• Revisão da estrutura do capot, com melhor absorção de energia, para reduzir ferimentos causados aos peões.

Funcionalidades Mazda i-Activsense adoptadas pelo novo Mazda3

Prevenção de acidentes e redução de danos

Ajuda no alerta de potenciais perigos

 

Novos Driver Monitoring
Front Cross Traffic Alert (FCTA)
Agora disponíveis Intelligent Speed Assistance (ISA)
360° View Monitor
Actualizados Adaptive LED Headlights (ALH)

Evolução: matriz de LED dividida em 20 blocos e maior iluminação com maior alcance

Transitaram Blind Spot Monitoring (BSM)
Traffic Sign Recognition System (TSR)
Lane-keep Assist System (LAS)
Lane Departure Warning System (LDWS)
Driver Attention Alert (DAA)
Ajudas ao condutor Novos Cruising & Traffic Support (CTS)
Actualizados Mazda Radar Cruise Control (MRCC)

Evolução: adição da função Stop & Go nos modelos com transmissão automática

 Actualizados Smart Brake Support (SBS)

Função Advanced Smart City Brake Support (Advanced SCBS) integrada no Smart Brake Support (SBS)

Evolução: Detecção de bicicletas e detecção nocturna de peões

Smart Brake Support [Rear] (SBS R)

Alteração da designação Smart City Brake Support [Marcha-atrás]

Evolução: Adição da detecção lateral traseira, limite operacional alargado

Smart Brake Support [Rear Crossing] (SBS RC)

Evolução: Adição de travagem automática ao Rear Cross Traffic Alert (RCTA)

Galeria de imagens