O MAZDA CX-30 é um modelo inteiramente novo e produzido sobre a plataforma estreada no Mazda3.
Insere-se entre o Mazda CX-3 (plataforma B, Mazda2) e o Mazda CX-5, tendo como concorrentes mais diretos modelos como o Nissan Qashqai ou o Seat Ateca, por exemplo.
Outra novidade é ser um dos carros que vai estrear o novo e revolucionário motor a gasolina Mazda 2.0 SKYACTIV-X, que chega com a promessa de consumos e emissões reduzidos graças a um conjunto de técnicas inovadoras.
Isto apesar de entregar 180 cv sem necessidade de sobrealimentação.
Com dois níveis de equipamento, os outros motores nesta fase de lançamento são:
– 2.0 SKYACTIV-G, de 122 cv. “Evolve”, preços entre 28.671 e 35.951 euros, “Excellence”, preços entre 34.551 e 38.041 euros.
– 1.8 SKYACTIV-D, de 118 cv. “Evolve”, preços entre 31.776 e 45.151 euros, “Excellence”, preços entre 37.041 e 47.241 euros.
Estes dois motores, com transmissão manual ou automática de seis velocidades, estão disponíveis em Portugal a partir de setembro de 2019.
A versão SKYACTIV-X chega em Outubro, igualmente com transmissão automática ou manual.
Esta é a lista de preços indicativos desta versão:
SKYACTIV-X: “Evolve” de 34.626 e 42.221 euros; Excellence, preços de 37.041 a 47.241 euros.
No entanto, na fase do lançamento do modelo em Portugal, haverá uma versão especial do motor a gasolina de 122 cv, com oferta de equipamento, a partir de 27.650 euros.
ESTRUTURA
Com 4,40 metros de comprimento, 1,80 m. de largura e 1,54 m. de altura, o Mazda CX-30:
- É 19 cm mais comprido do que o CX-3 e 6,5 cm mais curto do que o Mazda3 de 5 portas
- É 3 cm mais largo do que o CX3 e com a mesma largura do Mazda3
- Tem sensivelmente a mesma altura do CX-3 (0,5 cm de diferença) e é 10,5 cm mais alto do que o Mazda3
Obedece à linguagem de estilo dos SUV de gama média mais recentes, de aspeto mais desportivo e interior elegante e sofisticado.
Como é habitual nos restantes modelos da marca japonesa, no Mazda CX-30 foi prestada especial atenção à posição de condução em termos de visibilidade e funcionalidade, com bancos que privilegiam a ergonomia para garantir o conforto.
Não testámos o carro quilómetros suficientes para apreciar este último aspeto, mas as afinações do banco e do volante permitem perceber que oferece uma posição de condução muito favorável em matéria de visibilidade e acesso aos comandos, com destaque para a simplicidade de controlo das funções visionadas no ecrã central de 8,8´´.
Os 10 cm a mais de altura beneficiam a entrada nos lugares traseiros relativamente ao Mazda3 e o banco traseiro oferece espaço suficiente para dois adultos. Este banco não possui ajuste longitudinal, pelo que a capacidade de mala é fixa: 430 litros de capacidade, sem pneu suplente. O acesso faz-se por um portão de abertura ampla (pode ter movimento elétrico), de 1,03 m. com o plano de carga a 73,1 cm do solo.
MOTORES
A gama de motores do Mazda CX-30 é igual à do novo Mazda3 e segue uma filosofia diferente da até agora seguida pelos restantes construtores.
A Mazda privilegia a eficiência à potência pura obtida pela ação da sobrealimentação, algo evidente no recente motor diesel Skyactiv-D que, para cumprir as normas Euro 6d-TEMP dispensa a utilização de sistema selectivo de tratamento com recurso a AdBlue.
O mesmo acontece no motor atmosférico 2.0 Skyactiv-G, de apenas 122 cv.
Para mais potência sem sacrifício da eficiência, o novo mild-hybrid Skyactiv-X faz um tratamento específico da mistura e da forma de ignição, em função do modelo de condução.
Assim, em resumo:
- SKYACTIV-D 1.8: Motor silencioso e económico, de 116 CV às 4.000 rpm, 270 Nm entre as 1.600 e as 2.600 rpm. Consumo médio de 5,1-6,6 l/100km (WLTP), para emissões CO2 de 135 a 173 g/km (WLTP).
- SKYACTIV-G 2.0: sem sobrealimentação e com tecnologia de desativação de cilindros, desenvolve 122 CV às 6.000 rpm e tem 213 Nm às 4.000 rpm. Consumo médio de combustível de 6,2-7,3l/100 km (WLTP) com emissões de CO2 de 141-165 g/km (WLTP)
- SKYACTIV-X: 180 CV às 6.000 rpm, apresenta um binário máximo de 224 Nm às 3.000 rpm. Consumo médio de 5,9-7,0 l/100 km (WLTP) com emissões de CO2 de 133-160 g/km (WLTP).
COMO FUNCIONA o SKYACTIV-X?
Estreado no CX-30 conjuntamente com o Mazda3, faz recurso a um compacto sistema mild hybrid composto por uma bateria de iões de lítio de 24 V, colocada junto do motor e de um pequeno motor elétrico integrado, destinado a prestar auxílio de potência e binário nas fases mais críticas da condução.
Alia a isto, naturalmente, sistemas de recuperação de energia para carregar a bateria do sistema mild hybrid.
Porém, a grande inovação consiste no sistema de alimentação de combustível. A Mazda tem vindo a ensaiar melhoramentos na rentabilidade dos motores térmicos, trabalhando com taxas de compressão mais elevadas do que as habituais nos motores de outros construtores.
O objetivo é conseguir obter, nos seus motores a gasolina, o comportamento e – principalmente – os níveis de eficiência dos motores a gasóleo.
Uma das novidades do SKYACTIV-X está precisamente naquilo que a Mazda chama de Ignição por Compressão Controlada por Faísca, no original SPCCI – Spark-Controlled Compression Ignition.
Este método de combustão desenvolvido pela Mazda é uma tecnologia que visa obter o ponto ideal de combustão para cada momento, mas também o da mistura ar/gasolina, sendo que, quanto mais pobre esta for, menor serão os consumos e emissões.
Este mecanismo consegue trabalhar com misturas bastante pobres (mais ar/menos gasolina, 2 a 3 vezes mais pobre do que nos atuais motores a gasolina convencionais), aumentando a taxa de compressão da mistura para valores onde a inflamação acontece por auto-detonação (daí a semelhança com a tecnologia diesel), num processo gerido de forma inteiramente automática em função da análise feita à potência necessária no momento.
“As vantagens de um motor a gasolina com ignição por faísca – expansivo nas altas rotações e menores emissões de gases de escape – foram combinadas com as de um motor diesel de ignição por compressão: melhor resposta a baixas rotações e maior economia de combustível”, lê-se no comunicado da marca.
O sistema SPCCI trabalha praticamente em toda a amplitude de funcionamento do motor, exceto nos arranques a frio, nas fases de aquecimento inicial do motor e com o motor em carga muito elevada.
INTERIOR E EQUIPAMENTO
O painel de bordo e muitos detalhes do interior são semelhantes ao Mazda3.
Realce para a ergonomia da posição de condução e para a clareza de leitura do painel de bordo, bem como para a capacidade de insonorização, que beneficia do baixo ruído emitido pelos motores e transmissões.
Os bancos dianteiros oferecem bom apoio lateral. Nos modelos com tração total, a contenção do balanço da carroçaria é facilitada pela ação coordenada dos sistemas i-Activ AWD e G-Vectoring Control (GVC), nos de tração somente dianteira pelo G-Vectoring Control Plus (GVC Plus).
As linhas interiores são enriquecidas pelo requinte dos revestimentos e por pequenos pormenores de detalhe.
De modo resumido, entre equipamento de série e opcionais, o novo Mazda CX-30 pode contar:
- Jantes de alumínio de 18 ou 16 polegadas;
- Smart Brake Support (SBS), de série;
- Smart Brake Support [Eixo traseiro] (SBS-R), opcional;
- Smart Brake Support [Rear Crossing] (SBSRC), opcional ;
- Faróis LED Adaptativos (ALH), opcional;
- Controlo de Luzes de Máximos (High Beam Control (HBC), de série;
- Monitor 360°, opcional;
- Front Cross Traffic Alert (FCTA), opcional;
- Blind Spot Monitoring (BSM), de série;
- Rear Cross Traffic Alert (RCTA), de série;
- Lane Departure Warning System (LDWS), de série;
- Lane-keep Assist System (LAS), de série;
- Sistema Traffic Sign Recognition (TSR), de série;
- Intelligent Speed Assistance (ISA), de série;
- Driver Attention Alert (DAA), de série;
- Driver Monitoring, opcional;
- Mazda Radar Cruise Control (MRCC), de série;
- Cruising & Traffic Support (CTS), opcional.