O Mazda CX-60 afirma-se pelas suas qualidades de estradista, com excelente qualidade na condução e consumos verdadeiramente surpreendentes para uma viatura desta envergadura, peso e potência.

Conteúdo deste artigo

Preços e versões do Mazda CX-60

O Mazda CX-60 tem um preço que começa nos 52.289 euros para a versão Prime Line – igual à que se pode encontrar noutros países da Europa.

Esta versão conta com:

  • Jantes Liga Leve 18″
  • Ecrâ central 12,3″
  • Luzes LED
  • Sensor Estacionamento Traseiro
  • Android Auto/Carplay (sem fios)
  • Equipamentos de segurança

As versões seguintes, com mais esquipamento, são a Exclusive Line (a partir de 53.889 euros), Homura (a partir de 56.289 euros) e Tamuki (a partir de 57.839 euros).

Pacotes de Equipamento

A Mazda tem ainda pacotes de equipamento opcionais para este modelo:

  • Driver Assistant: 1.650 euros
  • Panoramic Sunroof: 1.350 euros
  • Convenience & Sound: 2.900 euros
  • Confort (para Exclusive Line): 3.000 euros
  • Confort (para Takumi e Homura): 1.700 euros

Classe 2 nas portagens?

Infelizmente, sim. O CX-60 traz muitos números novos para a Mazda, mas o que ganha mais importância é a forma como é tributado na passagem pelas portagens. Trata-se do primeiro modelo híbrido plug-in a ser feito pela marca japonesa. É o seu automóvel mais potente. Mas a maior novidade deste CX-60 é, o facto de ser Classe 2 nas portagens, devido à forma como o cálculo é feito. Explicações dadas pelo próprio diretor da marca no país, mostram como outras viaturas no mesmo segmento conseguem Classe 1. Mais curioso ainda, os beneficiários do DL 120/2021, que atribui Classe 1 ou não a este tipo de viaturas, são aqueles que emitem mais CO2. No entanto, a marca acredita que a situação poderá ser resolvida brevemente.

Características técnicas

O Mazda CX-60 combina, debaixo do capô:

  • Motor 2.5 litros quatro cilindros a gasolina de injeção direta Skyactiv-G
  • Motor elétrico de 100 kW (135 cv)
  • Transmissão automática de oito velocidades
  • Bateria de 17,8 kWh (colocada entre os eixos dianteiro e traseiro, dentro da estrutura do carro)

O resultado do esforço conjunto destes elementos resulta numa potência total de 327 cv e um binário de 500 Nm (nota para o facto deste ser o modelo de estrada mais potente alguma vez produzido pela Mazda).

Mazda CX-60

E porque não só de potência vive um carro, os números de emissões de CO2 e autonomia elétrica (em ciclo WLTP) deste PHEV garantem também o acesso aos benefícios fiscais em vigor:

  • Emissões de CO2 33 g/km
  • Autonomia elétrica de 63 km (com o CX-60 a circular a uma velocidade média de 100 km/h ou menos)

Os consumos de combustível são de cerca de 1,5 l/100 km.

Tecnologia a bordo do Mazda CX-60

O CX-60 está equipado com o Sistema de Personalização do Condutor Mazda, que permite reconhecer o ocupante do banco do condutor e, assim, ajustar automaticamente a posição do banco, o volante, os espelhos, o sistema head-up display e até as configurações de controlo sonoro e climático.

Também presentes estão as tecnologias i-Activsense de segurança e suporte ao condutor. Assim, o CX-60 conta com:

  • See-Through View (monitor de visão 360 graus)
  • Assistente de Colisão para Tráfego Cruzado
  • Deteção de Peões SBS-R (travagem inteligente em cidade, com marcha-atrás)
  • Assistente de Manutenção de Faixa de Rodagem
  • Cruise Controla Adaptativo Inteligente
  • Monitorização e Aviso de Saída de um Veículo do Ângulo Morto

Nos próximos três anos, a Mazda vai lançar cinco novos carros eletrificados. Já para 2023 está previsto o lançamento de um novo modelo, maior do que o CX-60, com três filas de bancos.

Mazda CX-60