O Mazda CX-60 afirma-se pelas suas qualidades de estradista, com excelente qualidade na condução e consumos verdadeiramente surpreendentes para uma viatura desta envergadura, peso e potência.
Preços e versões do Mazda CX-60
O Mazda CX-60 tem um preço que começa nos 52.289 euros para a versão Prime Line – igual à que se pode encontrar noutros países da Europa.
Esta versão conta com:
- Jantes Liga Leve 18″
- Ecrâ central 12,3″
- Luzes LED
- Sensor Estacionamento Traseiro
- Android Auto/Carplay (sem fios)
- Equipamentos de segurança
As versões seguintes, com mais esquipamento, são a Exclusive Line (a partir de 53.889 euros), Homura (a partir de 56.289 euros) e Tamuki (a partir de 57.839 euros).
Pacotes de Equipamento
A Mazda tem ainda pacotes de equipamento opcionais para este modelo:
- Driver Assistant: 1.650 euros
- Panoramic Sunroof: 1.350 euros
- Convenience & Sound: 2.900 euros
- Confort (para Exclusive Line): 3.000 euros
- Confort (para Takumi e Homura): 1.700 euros
Classe 2 nas portagens?
Infelizmente, sim. O CX-60 traz muitos números novos para a Mazda, mas o que ganha mais importância é a forma como é tributado na passagem pelas portagens. Trata-se do primeiro modelo híbrido plug-in a ser feito pela marca japonesa. É o seu automóvel mais potente. Mas a maior novidade deste CX-60 é, o facto de ser Classe 2 nas portagens, devido à forma como o cálculo é feito. Explicações dadas pelo próprio diretor da marca no país, mostram como outras viaturas no mesmo segmento conseguem Classe 1. Mais curioso ainda, os beneficiários do DL 120/2021, que atribui Classe 1 ou não a este tipo de viaturas, são aqueles que emitem mais CO2. No entanto, a marca acredita que a situação poderá ser resolvida brevemente.
Características técnicas
O Mazda CX-60 combina, debaixo do capô:
- Motor 2.5 litros quatro cilindros a gasolina de injeção direta Skyactiv-G
- Motor elétrico de 100 kW (135 cv)
- Transmissão automática de oito velocidades
- Bateria de 17,8 kWh (colocada entre os eixos dianteiro e traseiro, dentro da estrutura do carro)
O resultado do esforço conjunto destes elementos resulta numa potência total de 327 cv e um binário de 500 Nm (nota para o facto deste ser o modelo de estrada mais potente alguma vez produzido pela Mazda).
E porque não só de potência vive um carro, os números de emissões de CO2 e autonomia elétrica (em ciclo WLTP) deste PHEV garantem também o acesso aos benefícios fiscais em vigor:
- Emissões de CO2 33 g/km
- Autonomia elétrica de 63 km (com o CX-60 a circular a uma velocidade média de 100 km/h ou menos)
Os consumos de combustível são de cerca de 1,5 l/100 km.
Tecnologia a bordo do Mazda CX-60
O CX-60 está equipado com o Sistema de Personalização do Condutor Mazda, que permite reconhecer o ocupante do banco do condutor e, assim, ajustar automaticamente a posição do banco, o volante, os espelhos, o sistema head-up display e até as configurações de controlo sonoro e climático.
Também presentes estão as tecnologias i-Activsense de segurança e suporte ao condutor. Assim, o CX-60 conta com:
- See-Through View (monitor de visão 360 graus)
- Assistente de Colisão para Tráfego Cruzado
- Deteção de Peões SBS-R (travagem inteligente em cidade, com marcha-atrás)
- Assistente de Manutenção de Faixa de Rodagem
- Cruise Controla Adaptativo Inteligente
- Monitorização e Aviso de Saída de um Veículo do Ângulo Morto
Nos próximos três anos, a Mazda vai lançar cinco novos carros eletrificados. Já para 2023 está previsto o lançamento de um novo modelo, maior do que o CX-60, com três filas de bancos.