A Mazda apresenta o CX-80, um SUV premium de sete lugares que se perfila agora como o topo de gama da marca nipónica e que começa a ser vendido, na sua variante híbrida plug-in, a partir dos 63.004 euros, e na opção diesel (porque a marca ainda não desistiu do gasóleo) a partir dos 79.812 euros.
A mais recente proposta SUV da marca para os mercados europeus chega a Portugal em novembro de 2024 e carrega consigo a denominação de “automóvel mais espaçoso e de maior capacidade da atual gama Mazda”. Um dos grandes atrativos deste SUV é, na sua segunda fila, poder ser configurado em três formas diferentes (apenas caso o cliente escolha a variante de equipamento topo de gama Takumi):
- Dois Captain Seats independentes, com espaço de passagem para a terceira fila
- Conjugados com uma consola central
- Mantendo o tradicional banco corrido de três lugares (solução aplicada nos níveis de equipamento Exclusive-Line ou Homura)
Conteúdo deste artigo
O coração híbrido do Mazda CX-80
O novo porta-estandarte da Mazda pode ser equipado com dois grupos motores, ambos equipados com uma transmissão automática de oito velocidades e sistema de tração integral i-Activ:
- e-Skyactiv PHEV – combina um bloco a gasolina de quatro cilindros e um motor elétrico. 327 cv de potência total e 500 Nm de binário máximo. Permite 60 km de condução em modo 100% elétrico e apresenta valores de consumo de energia de 23,9 kWh/100 km e de consumo de combustível de 1,6 l/100 km. As emissões de CO2 ficam-se nos 36 g/km (máximo);
- e-Skyactiv D – motor diesel de seis cilindros em linha com sistema mild-hybrid M Hybrid Boost 48V. 254 cv de potência e consumos de combustível de até 5,8 l/100 km. As emissões de CO2 desta versão não ultrapassam os 151 g/km.
Três novas funcionalidades no capítulo tecnológico
As soluções tecnológicas presentes no CX-80 incluem três novas funcionalidades: um novo controlo de voz integrado Alexa, um novo sistema de navegação híbrido que combina as vantagens dos serviços offline e online e uma nova tecnologia Trailer Hitch View, que utiliza o ecrã central e gráficos para ajudar a posicionar o veículo se acoplado a um reboque.
Do lado da segurança, e incluídos no leque de sistemas i-Activsense de assistência ao condutor, destaque para o Crising & Traffic Support (CTS) com o novo Unresponsive Driver Support, o Smart Brake Support (SBS) com o novo sistema de mitigação de colisão frontal e o Emergency Lane Keeping (ELK) com o novo sistema de assistência para evitar o trânsito frontal.
Preços do novo Mazda CX-80
Em Portugal, os novos Mazda CX-80 e-Skyactiv 2.5 PHEV têm os seguintes intervalos de preços (dependendo do nível de equipamento escolhido e dos packs que lhes podem ser associados):
- Exclusive-line: 63.004 euros a 71.755 euros
- Homura: 69.055 euros a 72.855 euros
- Takumi: 70.155 euros a 74.805 euros
Relativamente aos modelos movidos a gasóleo (e-Skyactiv 2.2 D), estes são os intervalos de preços propostos pela Mazda:
- Exclusive-line: 79.812 euros a 88.312 euros
- Homura: 85.861 euros a 89.462 euros
- Takumi: 86.962 euros a 91.412 euros