O MX-30 é um carro que deu início àquilo que se pode chamar o programa de eletrificação da Mazda. Agora, depois da versão 100% elétrica e de diversos reparos à sua autonomia por parte de alguns clientes, a Mazda propõe o MX-30 e-Skyactiv R-EV.

Esta é uma versão híbrida plug-in que recorre a um motor rotativo como gerador e que, segundo o fabricante, atua como extensor de autonomia e “oferece os mesmos valores do MX-30 original” e junta, em simultâneo, “novas formas de utilização do automóvel como veículo elétrico a bateria”.

Mazda MX-30 R-EV

O Mazda MX-30 R-EV ainda não tem data de lançamento prevista para o nosso país.

Dados técnicos do MX-30 e-Skyactiv R-EV

  • Autonomia de condução elétrica de 85 km em ciclo combinado, podendo mesmo alcançar os 110 km de condução elétrica em circuito urbano;
  • Motor rotativo 8C, alojado no compartimento mecânico, juntamente com o gerador e um bloco elétrico;
  • Uma unidade motriz compacta acoplada a uma bateria de iões de lítio de 17,8 kWh;
  • Motor elétrico de 125 kW (170 cv);
  • Depósito de gasolina de 50 litros de capacidade;
  • Compatível com carregamentos normais AC, bifásicos ou trifásicos, e carregamentos rápidos DC;
  • Três modos de condução: Normal, EV e Charge (habituais em veículos deste tipo);

Haverá também uma edição especial…

Mazda MX-30 R-EV

Denominada “Edition R”, ficará disponível na mesma altura em que o MX-30 e-Skyactiv R-EV chegar aos concessionários Mazda.

Diferencia-se da versão standard pela tonalidade Maroon Rouge Metallic (uma reedição da cor do tejadilho do R360 Coupe, o primeiro carro de passageiros da Mazda).

Inclui, além disso, outros elementos de design distintivos, como é o caso de um badge em forma de rotor costurado nos tapetes e gravado nos apoios de cabeça dos bancos da frente.