O MX-30 é um carro que deu início àquilo que se pode chamar o programa de eletrificação da Mazda. Agora, depois da versão 100% elétrica e de diversos reparos à sua autonomia por parte de alguns clientes, a Mazda propõe o MX-30 e-Skyactiv R-EV.
Esta é uma versão híbrida plug-in que recorre a um motor rotativo como gerador e que, segundo o fabricante, atua como extensor de autonomia e “oferece os mesmos valores do MX-30 original” e junta, em simultâneo, “novas formas de utilização do automóvel como veículo elétrico a bateria”.
O Mazda MX-30 R-EV ainda não tem data de lançamento prevista para o nosso país.
Dados técnicos do MX-30 e-Skyactiv R-EV
- Autonomia de condução elétrica de 85 km em ciclo combinado, podendo mesmo alcançar os 110 km de condução elétrica em circuito urbano;
- Motor rotativo 8C, alojado no compartimento mecânico, juntamente com o gerador e um bloco elétrico;
- Uma unidade motriz compacta acoplada a uma bateria de iões de lítio de 17,8 kWh;
- Motor elétrico de 125 kW (170 cv);
- Depósito de gasolina de 50 litros de capacidade;
- Compatível com carregamentos normais AC, bifásicos ou trifásicos, e carregamentos rápidos DC;
- Três modos de condução: Normal, EV e Charge (habituais em veículos deste tipo);
Haverá também uma edição especial…
Denominada “Edition R”, ficará disponível na mesma altura em que o MX-30 e-Skyactiv R-EV chegar aos concessionários Mazda.
Diferencia-se da versão standard pela tonalidade Maroon Rouge Metallic (uma reedição da cor do tejadilho do R360 Coupe, o primeiro carro de passageiros da Mazda).
Inclui, além disso, outros elementos de design distintivos, como é o caso de um badge em forma de rotor costurado nos tapetes e gravado nos apoios de cabeça dos bancos da frente.