A Mazda lançou finalmente em Portugal o modelo de que há muito falava: o MX-30 e-Skyactiv R-EV, um plug-in para ser usado sempre em modo 100% elétrico. Esta é, de resto, a proposta da marca japonesa, que assume que este MX-30 é um carro elétrico com uma ajuda térmica (o oposto dos tradicionais híbridos plug-in).

Em Portugal com preços a partir dos 40.927 euros, e sem descontos especiais para empresas em vista, o MX-30 e-Skyactiv R-EV vem juntar-se ao 100% elétrico MX-30 e-Skyactiv EV, aumentando assim a gama de produtos eletrificados Mazda.

Luís Morais, diretor geral da Mazda Motor de Portugal, manifestava, na apresentação deste carro à imprensa (na qual a FLEET MAGAZINE esteve presente), o entusiasmo com a chegada do novo MX-30 R-EV à gama de elétricos da marca.

“Um automóvel que constitui a solução perfeita para os clientes que pretendem um EV para uso diário, mas com a flexibilidade necessária para as viagens mais longas, sem ficarem dependentes das infraestruturas de carregamento”, dizia.

Mazda MX-30: citadino improvável

O que há de diferente no MX-30 e-Skyactiv R-EV?

Importa salientar que este Mazda é uma solução híbrida plug-in que proporciona as mesmas valências do MX-30 100% elétrico atualmente à venda em Portugal (em campanha com preços abaixo dos 27 mil euros) e vem complementar a oferta elétrica deste modelo com uma nova forma de olhar para a condução zero emissões.

Com uma bateria de iões de lítio de 17,8 kWh, capaz de garantir uma autonomia elétrica de 85 km em ciclo misto ou de 110 km em circuito urbano, o MX-30 R-EV poderia começar a ser descrito como um plug-in “puro e duro”. Mas há mais tecnologia por detrás deste modelo, o que nos leva a afirmar que este é mais do que um simples plug-in, é um semi-elétrico.

Depois de umas horas ao volante do MX-30 R-EV nas sinuosas estradas da Serra de Sintra, a FLEET MAGAZINE pôde comprovar a versatilidade e comportamento dedicado deste carro: uma viagem confortável sem exigências de maior, garantida pela suspensão e direção precisas e por um prazer de condução ao nível de um SUV elétrico de segmento superior.

E este prazer de condução elétrica tem uma razão. Aliado à bateria está um motor rotativo (tecnologia de uso exclusivo da marca japonesa) de rotor único com 830 cc de cilindrada e 75 cv, colocado no compartimento mecânico, ao lado do gerador e do motor elétrico de alto rendimento com 170 cv e 260 Nm de binário máximo. Este motor vai ser o garante do fim da ansiedade de autonomia do condutor, uma vez que a combinação da bateria de 17,8 kWh e do depósito de combustível de 50 litros permite viagens de longa distância sem preocupações (“uma autonomia total flexível superior a 600 km”, diz a Mazda).

mx-30 r-ev

Liberdade total para usar o carro sempre em modo EV

O MX-30 R-EV integra três modos de condução – Normal, EV e Charge.

  • O modo Normal garante condução elétrica desde que haja carga suficiente na bateria. No caso de ser necessária mais energia do que o nível da bateria pode fornecer, o gerador do motor rotativo será ativado com base no grau de abertura do acelerador, garantindo essa energia extra à bateria.
  • O modo EV deverá ser ativado sempre que o condutor pretenda manter a condução elétrica, durante o máximo de tempo possível. Neste modo, o carro usa a tração elétrica até que a bateria fique completamente descarregada. Se o condutor precisar de acelerar subitamente, o motor rotativo é ativado e gera a potência necessária para que o carro acelere com a maior força possível. Além de tudo isto, este modo também pode ser usado em zonas de emissões reduzidas (os condutores podem definir a quantidade de carga que pretendem reservar para esse efeito). Quando a carga da bateria descer abaixo do nível de reserva especificado, o gerador é ativado e carrega a bateria até ao nível definido, mantendo esse nível de carga.

mx-30 r-ev

Quando a carga da bateria estiver acima do nível definido, o MX-30 R-EV funcionará no modo equivalente ao Normal até que a bateria se esgote até ao nível especificado. A partir daí, utilizará o gerador do motor rotativo para manter a bateria nesse nível.

Um plug-in que carrega como um elétrico

Compatível com carregamentos AC e DC, o MX-30 R-EV diferencia-se da concorrência por permitir um carregamento rápido DC em cerca de 25 minutos. O carregamento AC trifásico demora perto de 50 minutos.

mx-30 r-ev

Gama e preços

Já está disponível na rede de concessionários Mazda e apresenta as mesmas versões de equipamento do MX-30 EV (Prime-Line, Advantage, Exclusive-Line e Makoto) e acrescenta uma versão inédita denominada Edition R.

Preços

  • Prime-Line: de configuração única, custa 40.927 euros;
  • Exclusive-Line: de configuração única, custa 41.887 euros;
  • Advantage: quatro configurações possíveis, com intervalo de preços entre os 42.177 euros e os 42.427 euros;
  • Makoto: 18 configurações possíveis, com preços entre os 43.667 euros e os 46.127 euros;
  • Edition R: exclusiva neste modelo, custa 46.427 euros na sua configuração mais completa (tem quatro configurações possíveis), que inclui tecnologias como Adaptive LED Headlights e Tejadilho de Abrir Elétrico. Sem estes dois equipamentos, esta Edição Especial é vendida a partir de 45.077 euros.

mx-30 r-ev