Terra, Pessoas e Sociedade: as três vertentes onde a Mazda quer realizar iniciativas de sustentabilidade para atingir a neutralidade carbónica em 2050.
Depois de publicar o seu Relatório de Sustentabilidade 2021, a marca nipónica prepara-se assim para rumar à neutralidade carbónica, reforçando ainda alianças com os atuais parceiros e explorando novas parcerias.
Os três pilares fundamentais da Mazda rumo à neutralidade carbónica
1. Terra
Uma das conclusões retiradas do Relatório de Sustentabilidade 2021 é a importância que a redução das emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida de um veículo tem na busca pelos objetivos traçados.
Por isso, a Mazda implementou uma abordagem multi-soluções que lhe permite oferecer diferentes tecnologias consoante as fontes de energia de cada região, bem como métodos de geração de energia, tanto na perspetiva da avaliação do ciclo well-to-wheel, como na do ciclo de vida.
Maximizar o valor energético e a diversificação energética, com vista às reduções nas emissões globais de CO2 nas instalações e operações logísticas é outro dos pressupostos.
Quanto ao contexto da circulação de recursos, a Mazda deu início a várias iniciativas baseadas no conceito 3R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar), por forma a incentivar a reutilização de água, plásticos e outros recursos em todas as fases de vida de um veículo.
https://fleetmagazine.pt/2022/03/09/mazda-cx-60-phev/
2. Pessoas
O primeiro ponto é a marca reconhecer a importância que as pessoas têm na sua estrutura – “são o recurso mais importante”, diz a marca.
Melhorar níveis de satisfação dos trabalhadores para com o trabalho, fomentando um clima corporativo que respeite diferentes talentos e valores é uma das propostas da marca.
Diversidade e inclusão são, para a Mazda, elementos-chave para aumentar ao máximo o potencial dos seus recursos humanos.
Trabalhando estas áreas, a Mazda acredita que tal levará à inovação em produtos e serviços para os seus clientes, permitindo-lhes construir laços especiais com a marca, numa abordagem centrada no ser humano na qual lhes é oferecida uma experiência de marca única, em todas as fases de posse de uma viatura.
3. Sociedade
Um dos principais objetivos é a promoção de uma sociedade sem acidentes rodoviários.
Para tal, a Mazda tem desenvolvido tecnologias de segurança baseadas na sua Filosofia de Segurança Proactiva, assente na sua Building Block Strategy.
As tecnologias básicas de segurança, como é o caso da posição ideal de condução e a disposição dos pedais, uma boa visibilidade ou a interface homem-máquina fazem parte da estrutura de base.
No bloco intermédio, destaca-se o pacote i-Activsense da Mazda, um conjunto de tecnologias avançadas de segurança.
Quanto ao bloco de topo, é composto pelo Mazda Co-Pilot Concept, uma tecnologia de apoio à condução que vai reduzir o risco de acidentes e de danos para condutor, veículos circundantes e peões.
Também as tecnologias in-car e de conectividade atualmente disponíveis serão alvo de melhorias por parte da Mazda.
Importa ainda salientar as parcerias que a Mazda quer promover, para a “cocriação com os demais” – um objetivo que assenta na ideia de que a melhoria da qualidade e a exploração de parcerias são necessárias para melhorar a qualidade de todos os seus produtos e serviços, de modo a satisfazer os seus clientes.