O motor a gasolina Skyactiv-X para o novo Mazda3 vai chegar ainda em 2019, prometendo, neste modelo:
- de 4,6 a 9.3 l/100 km, de 122 a 157 g/km (WLTP);
- de 3,9 a 6,6 l/100 km, de 96 a 125 g/km (NEDC).
Com 180 cv e um binário de 224 Nm, o Mazda3 Skyactiv-X3 dispõe de tecnologia Mazda M Hybrid, um sistema mild-hybrid de 24 volts que acrescenta eficiência através do reaproveitamento da energia recuperada no processo de desaceleração, alimentando um motor eléctrico que, por sua vez, assiste o motor principal.
Integrando a inédita tecnologia SPCCI – Spark Plug Controlled Compression Ignition (Ignição por Compressão Controlada por Faísca), o motor de quatro cilindros Skyactiv-X de 2,0 litros torna-se no primeiro bloco a gasolina comercializado no mundo a combinar o processo de ignição por faísca de um motor a gasolina com a ignição por compressão de uma unidade diesel.
O novo Mazda3 Skyactiv-X3 está disponível em ambas as configurações de carroçaria (hatchback e sedan), associado a duas transmissões de 6 velocidades, manual Skyactiv-MT ou automática Skyactiv-Drive.
O sistema de tracção Mazda i-Activ está disponível como opcional na variante hatchback do novo Mazda3 Skyactiv-X.
Mazda Skyactiv-X – Resumo das características Técnicas
Mazda Skyactiv-X – Detalhe do Motor |
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Cilindrada | 1.998 cm3 | ||||||||
Taxa de compressão | 16,3: 1 | ||||||||
Potência máxima | kW (cv)/rpm | ||||||||
Binário máximo | 224/3.000 Nm/rpm | ||||||||
Combustível recomendado | 95 RON | ||||||||
Consumos WLTP |
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Carroçaria | Hatchback | Sedan | |||||||
Transmissão | 6MT | 6AT | 6MT | 6AT | 6MT | 6AT | |||
Tracção | FWD | FWD | AWD | AWD | FWD | FWD | |||
Combinado | l/100 km | 16 pol.
18 pol. |
5.5 5.8 |
6.2 6.3 |
6.0 6.2 |
6.6 6.9 |
5.4 5.6 |
6.0 6.2 |
|
Extra-elevado | l/100 | 16 pol.
18 pol. |
6.0 6.2 |
6.5 6.7 |
6.2 6.4 |
6.6 7.1 |
5.6 5.8 |
6.2 6.3 |
|
Elevado | l/100 | 16 pol.
18 pol. |
4.6 5.0 |
5.3 5.4 |
5.2 5.3 |
5.7 5.9 |
4.7 4.9 |
5.2 5.4 |
|
Médio | l/100 | 16 pol.
18 pol. |
5.2 5.5 |
5.8 5.8 |
5.7 6.1 |
6.4 6.5 |
5.3 5.4 |
5.7 5.9 |
|
Baixo | l/100 | 16 pol.
18 pol. |
6.6 7.1 |
8.0 8.1 |
7.8 7.8 |
8.7 9.3 |
6.8 7.0 |
7.9 8.2 |
|
Emissões de CO2 (combinado) | g/km | 16 pol.
18 pol. |
125 131 |
140 142 |
137 142 |
149 157 |
122 127 |
136 142 |
|
Consumos NEDC |
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Combinado | l/100 km | 16 pol.
18 pol. |
4.4 4.5 |
5.3 5.3 |
4.7 4.8 |
5.5 5.5 |
4.3 4.5 |
5.2 5.2 |
|
Extra-Urbano | l/100 | 16 pol.
18 pol. |
4.1 4.2 |
4.7 4.8 |
4.3 4.4 |
4.9 4.9 |
3.9 4.1 |
4.6 4.6 |
|
Urbano | l/100 | 16 pol.
18 pol. |
4.9 5.1 |
6.4 6.2 |
5.4 5.5 |
6.6 6.6 |
5.0 5.2 |
6.2 6.1 |
|
Emissões de CO2 (combinado) | g/km | 16 pol.
18 pol. |
100 103 |
119 120 |
107 109 |
123 125 |
96 102 |
117 117 |