O Mazda2 Hybrid é a principal aposta da Mazda para atacar o segmento B. A marca japonesa apresentou a nova geração deste citadino compacto que, até aqui, muito se assemelhava em aspeto e mecânica ao Yaris da concorrente Toyota, que lhe “emprestava” a tecnologia híbrida.
Fruto de um acordo que leva já quase dez anos e que já permitiu a ambas as empresas desenvolverem tecnologia rumo à criação de produtos comuns, o Mazda2 Hybrid surge agora com um novo design (“mais Mazda”, como disse à FLEET MAGAZINE Luís Morais, diretor-geral da marca em Portugal), mantendo por isso apenas a componente mecânica e o design interior.
Mas se o Mazda2 Hybrid foi lançado há cerca de dois anos, porquê uma atualização? Primeira razão, dizia Luís Morais, prende-se com o sucesso deste hatchback do segmento B. Em dois anos, o Mazda2 Hybrid foi responsável por qualquer coisa como 20% das matrículas da Mazda.
Luís Morais disse também que o objetivo da marca, com esta nova geração Mazda2, é duplicar a percentagem dos 20% para os 40% no seu mix total de vendas em Portugal.
Depois, porque esta afirmação do modelo junto dos seus clientes levou a marca a querer adotar “uma nova face”, fruto de um novo design do pára-choques e grelha frontais. E isto, juntamente com a nova concepção da traseira, abriu um novo capítulo na ainda curta história do modelo, ajudando-o a libertar-se, pelo menos no que ao aspeto diz respeito, das amarras do Yaris.
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Variedade da gama
Disponível em cinco patamares de equipamento (Prime-Line, Centre-Line, Exclusive-Line, Homura e Homura Plus), o novo Mazda2 Hybrid tem preços a começar nos 26.127 euros. “Este é um preço chave-na-mão”, dizia Luís Morais. “Temos uma abordagem mais global e trabalhamos com soluções chave-na-mão, independentemente do tipo de cliente, seja ele particular, empresa ou ENI. Soluções essas normalmente assistidas por condições financeiras providenciadas pelo nosso parceiro, a Credibom, e é nesse sentido que temos vindo a evoluir a nossa estratégia de vendas”, esclareceu, adiantando ainda que a nova geração está mais competitiva do que a anterior versão: “dado ter um desenvolvimento de produto com novos moldes, não estranharia se fosse um pouco mais caro, mas na verdade é exatamente o oposto”.
Este Mazda2 é cerca de 500 euros mais barato do que o seu predecessor. E mesmo mais barato, dispõe em todas as versões, de série, sistemas de segurança pré-colisão, de aviso de saída da faixa de rodagem, de reconhecimento de sinais de trânsito e de cruise control adaptativo, entre outros.
Tabela de preços novo Mazda2 Hybrid
Nível de equipamento | PVP |
Prime-Line | 26.127 euros |
Centre-Line | 27.327 euros |
Exclusive-Line | 28.927 euros |
Homura | 31.427 euros |
Homura Plus | 33.827 euros |
As duas primeiras versões de equipamento, Prime-Line e Centre-Line são vendidas pela Mazda às empresas com preços abaixo dos 27.500 euros, significando por isso que este híbrido compacto se situa dentro do primeiro patamar da Tributação Autónoma, estando por isso sujeito a uma taxa de 8,5%.
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Mecânica híbrida
O novo Mazda2 Hybrid equipa a tecnologia híbrida inteligente da Toyota que combina os modos elétrico, a gasolina e combinado.
Equipado com um motor a gasolina de 3 cilindros com 1.5 litros e 92 cv, este hatchback conta ainda com um motor elétrico de 80 cv que, juntamente com o bloco térmico, debita 116 cv de potência máxima, mais do que suficiente para a principal finalidade a que se propõe: ser um veículo urbano.
No que respeita a consumos de combustível, e dependendo das dimensões das jantes e da versão e equipamento, o Mazda2 Hybrid pode apresentar números entre os 3,8 e os 4,3 litros por cada 100 km percorridos. E estes números estão muito perto da realidade. Ao volante da versão Homura Plus, que a FLEET MAGAZINE ensaiou durante mais de 100 km, foram conseguidos consumos de 4,5 l/100 km. Já no tocante às emissões de CO2, situam-se entre os 87 e os 97 g/km – aspeto também referido por Luís Morais, que destacou que, à medida que o tempo tem avançado e o mercado evoluído, a necessidade das marcas em apresentarem soluções ecologicamente mais apropriadas no mercado europeu foi ficando cada vez maior, e a tendência das empresas transitarem as suas frotas para soluções mais eficientes em termos de emissões de CO2 constitui para a Mazda um dado muito relevante. “É por isso que este é um modelo que, para nós, é muito importante. É nosso objetivo mantê-lo vivo, evoluí-lo e torna-lo tão personalizado dentro da gama Mazda e design Mazda tanto quanto possível”, concluiu.