Este Mazda2 é fruto de um acordo da marca com a Toyota, que produz, com o símbolo da Mazda, uma versão em tudo idêntica ao Yaris. A razão disso acontecer explica-se já a seguir.

Existem dois Mazda2 anunciados na gama do construtor: este “novo” fabricado pela Toyota e o produzido pela marca, que foi lançado em 2015 e renovado em 2020.

Além das formas, os dois distinguem-se mecanicamente: o Mazda2 original utiliza um motor mild-hybrid, ou seja, apoiado por um sistema híbrido bastante simples, alimentado por um condensador (em vez de uma bateria), que acumula energia para um apoio bastante limitado ao motor 1.5 a gasolina.

Já a versão de que agora se fala recorre a uma tecnologia híbrida completa (full hybrid), com capacidade para dar a este Mazda2 Hybrid condições para se locomover em modo 100% elétrico.

Além de um motor a gasolina de 3 cilindros com 1,5 litros, este sistema integra um módulo elétrico constituído por dois motores: um ligado às rodas e aplicado à animação do carro (com o equivalente a 80 cv de potência), o segundo utilizado para gerar eletricidade destinada a carregar a bateria.

Em condições ideais, a capacidade desta bateria permite circular até 130 km/h em modo elétrico (não mais do que um par de quilómetros) ou conduzir quase meia dúzia de quilómetros a baixa velocidade.

O motivo que levou a Mazda a “comprar” o Yaris à Toyota, sendo que apenas os símbolos de cada uma das marcas os distingue, tem uma explicação muito simples: a necessidade de cumprir os limites europeus em matérias de emissões médias de toda a gama.

Com a vantagem de este ser um segmento onde é produzido um volume significativo de vendas e também da geração atual do Toyota Yaris, concebido e produzido na Europa e a pensar no gosto dos condutores europeus, ser um sucesso de vendas.

Resulta em termos de redução de emissões? Ora se no papel existe uma diferença de 20 g/km de CO2 (87 g/km neste Mazda2, face às 107 g/km do Mazda2 “original”), na prática, devidamente aproveitado, o potencial elétrico do modelo ensaiado permitiu-nos manter médias de consumo abaixo dos 3,5 litros, com condução maioritariamente em estrada, vários trajetos em cidade e também alguma autoestrada.

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Impressões

A estrutura sólida e compacta beneficia-o em termos de condução, conforto e insonorização (ainda que por vezes o trabalhar do motor a gasolina se evidencie), com a suspensão a filtrar relativamente bem as irregularidades do piso.

Com linhas exteriores modernas e um interior funcional e dotado de alguma tecnologia, este Mazda2 destaca-se por proporcionar uma condução descomplicada, muito intuitiva e até bastante descontraída.

E para controlar alguma desatenção é possível contar também com alguns alertas e ajudas à condução.

Um pouco acanhado nos lugares traseiros, o acesso a este banco está também condicionado pelo formato e ângulo de abertura das portas.

A capacidade da mala situa-se nos 284 litros e não existe pneu suplente.

A escassez de oferta a gasóleo nesta categoria está a fazer as empresas procurarem soluções a gasolina mais eficientes, quando não é possível optar por uma versão elétrica.

O sucesso do Yaris faz acreditar que este Mazda2 possa seguir o mesmo trajeto.

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Custo de aquisição, valores de renting e características do Mazda2 Hybrid

Custo de aquisição21.029 euros
Renda 36 meses556,72 euros
Renda 48 meses528,74 euros
Motor a gasolina1.490 cc / 3 cilindros / ciclo Atkinson
Potência116 cv / 5.500 rpm
Binário120 Nm / 3.600-4.800 rpm
Motor elétrico59 kW (80 cv) / 178 V - 141 Nm
Bateria4,3 Ah
Consumo3,8 l/100 km
Emissões CO287 g/km
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição