Este Mazda2 é fruto de um acordo da marca com a Toyota, que produz, com o símbolo da Mazda, uma versão em tudo idêntica ao Yaris. A razão disso acontecer explica-se já a seguir.
Existem dois Mazda2 anunciados na gama do construtor: este “novo” fabricado pela Toyota e o produzido pela marca, que foi lançado em 2015 e renovado em 2020.
Além das formas, os dois distinguem-se mecanicamente: o Mazda2 original utiliza um motor mild-hybrid, ou seja, apoiado por um sistema híbrido bastante simples, alimentado por um condensador (em vez de uma bateria), que acumula energia para um apoio bastante limitado ao motor 1.5 a gasolina.
Já a versão de que agora se fala recorre a uma tecnologia híbrida completa (full hybrid), com capacidade para dar a este Mazda2 Hybrid condições para se locomover em modo 100% elétrico.
Além de um motor a gasolina de 3 cilindros com 1,5 litros, este sistema integra um módulo elétrico constituído por dois motores: um ligado às rodas e aplicado à animação do carro (com o equivalente a 80 cv de potência), o segundo utilizado para gerar eletricidade destinada a carregar a bateria.
Em condições ideais, a capacidade desta bateria permite circular até 130 km/h em modo elétrico (não mais do que um par de quilómetros) ou conduzir quase meia dúzia de quilómetros a baixa velocidade.
O motivo que levou a Mazda a “comprar” o Yaris à Toyota, sendo que apenas os símbolos de cada uma das marcas os distingue, tem uma explicação muito simples: a necessidade de cumprir os limites europeus em matérias de emissões médias de toda a gama.
Com a vantagem de este ser um segmento onde é produzido um volume significativo de vendas e também da geração atual do Toyota Yaris, concebido e produzido na Europa e a pensar no gosto dos condutores europeus, ser um sucesso de vendas.
Resulta em termos de redução de emissões? Ora se no papel existe uma diferença de 20 g/km de CO2 (87 g/km neste Mazda2, face às 107 g/km do Mazda2 “original”), na prática, devidamente aproveitado, o potencial elétrico do modelo ensaiado permitiu-nos manter médias de consumo abaixo dos 3,5 litros, com condução maioritariamente em estrada, vários trajetos em cidade e também alguma autoestrada.
Impressões
A estrutura sólida e compacta beneficia-o em termos de condução, conforto e insonorização (ainda que por vezes o trabalhar do motor a gasolina se evidencie), com a suspensão a filtrar relativamente bem as irregularidades do piso.
Com linhas exteriores modernas e um interior funcional e dotado de alguma tecnologia, este Mazda2 destaca-se por proporcionar uma condução descomplicada, muito intuitiva e até bastante descontraída.
E para controlar alguma desatenção é possível contar também com alguns alertas e ajudas à condução.
Um pouco acanhado nos lugares traseiros, o acesso a este banco está também condicionado pelo formato e ângulo de abertura das portas.
A capacidade da mala situa-se nos 284 litros e não existe pneu suplente.
A escassez de oferta a gasóleo nesta categoria está a fazer as empresas procurarem soluções a gasolina mais eficientes, quando não é possível optar por uma versão elétrica.
O sucesso do Yaris faz acreditar que este Mazda2 possa seguir o mesmo trajeto.
Custo de aquisição, valores de renting e características do Mazda2 Hybrid
Custo de aquisição | 21.029 euros |
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Renda 36 meses | 556,72 euros |
Renda 48 meses | 528,74 euros |
Motor a gasolina | 1.490 cc / 3 cilindros / ciclo Atkinson |
Potência | 116 cv / 5.500 rpm |
Binário | 120 Nm / 3.600-4.800 rpm |
Motor elétrico | 59 kW (80 cv) / 178 V - 141 Nm |
Bateria | 4,3 Ah |
Consumo | 3,8 l/100 km |
Emissões CO2 | 87 g/km |
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |