Até final de 2024, a Mazda tem em vigor uma campanha para aquisição do Mazda2 Hybrid, com preços a começar nos 22.426 euros (versão de entrada).
Esta campanha, válida para particulares e empresas, está limitada ao stock existente em toda a rede de concessionários da marca. Com esta campanha, a Mazda tira 3.701 euros ao preço de entrada do Mazda2 Hybrid (em condições normais, desde o seu lançamento em janeiro de 2024, o Mazda2 Hybrid apresentava-se num intervalo de preços entre os 26.127 euros e os 33.827 euros).
Paulo Ribeiro, diretor de Vendas da Mazda Motor de Portugal, destaca a importância do modelo para a marca: o Mazda2 Hybrid enquadra-se no âmbito da Estratégia Multi-Soluções da marca japonesa e, dada a contínua apetência dos clientes por propostas híbridas, em especial no segmento B, a Mazda decidiu efetuar um reforço de stocks, “lançando esta atrativa campanha para um produto de excelente qualidade, apontando aos clientes que pretendem uma viatura de baixos consumos e emissões, e que seja ideal para as suas comutações no quotidiano urbano”.
Disponível em Portugal em cinco níveis de equipamento – Prime-Line, Centre-Line, Exclusive-Line, Homura e Homura Plus, o Mazda2 Hybrid à venda por pouco mais de 22.400 euros beneficia das vantagens fiscais habituais nos domínios do ISV, IUC, Tributação Autónoma e IVA.
Recentemente, a FLEET MAGAZINE teve oportunidade de testar em condições reais o Mazda2 Hybrid, um carro que, na agora na sua nova geração, representará cerca de 40% do mix total de vendas da marca em Portugal.
Porque atualmente há cada vez menos modelos destas dimensões com motorização diesel, este é um carro que se perfila como um competente aliado das empresas que procuram soluções mais eficientes movidas a gasolina. Isto quando, por motivos de falta de infraestrutura de carregamento, não é possível optar por uma solução 100% elétrica.
E é aí que o Mazda2 Hybrid entra…
Ao longo de muitos quilómetros de estrada, o Mazda2 Hybrid terminou o ensaio com uma média de consumo de 4,4 l/100 km, valor extremamente aliciante para as contas finais de qualquer TCO e revelador de uma poupança máxima.
Equipado com um motor a gasolina 1.5 litros de três cilindros com 92 cv, coadjuvado por um motor elétrico de 59 kW (80 cv), o Mazda2 Hybrid debita 116 cv de potência conjunta. Cavalos mais do que suficientes para qualquer utilização, seja ela extra-urbana ou urbana (ambiente no qual, diga-se, este carro navega suave e facilmente). A isso ajuda também a caixa automática e-CVT, que, dadas as suas características de funcionamento muito próprias, nem sempre reúne o maior número de adeptos. Ainda assim, revela-se bastante competente e sem perdas de potência resultantes da transformação de energia (veículos híbridos com caixa e-CVT convertem uma parte da potência oriunda do motor de combustão através do motor elétrico, sendo daí resultante alguma perda de potência).
De estrutura sólida e compacta, beneficiando da experiência e, convenhamos, qualidade de construção proveniente da parceria com a Toyota, que produz o “primo-gémeo” Yaris também na Europa, o Mazda2 Hybrid promete horas de condução confortáveis, bem insonorizadas, com uma suspensão muito competente para um carro desta envergadura. Mas não é só de conforto que vive o Mazda2 Hybrid. Além de confortável, este citadino destaca-se pela agilidade (as suas compactas dimensões a isso ajudam) e pela fácil manobrabilidade.
A capacidade da malta é de até 286 litros e, embora um pouco acanhado na fila traseira de bancos, o acesso é condicionado pelo formato da carroçaria e pelo ângulo de abertura das portas. Ainda assim, nota para o facto de se tratar de um automóvel citadino de pequenas dimensões.