A importância da gama 3 para a Mazda mede-se pelos números das gerações anteriores mas também por pertencer a um dos segmentos mais procurados pelos consumidores europeus, portugueses incluídos.
Agora, com o motor a gasóleo 1.5 disponível na gama e uma nova carroçaria de 4 portas com 419 litros de mala (364 litros na versão Hatchback), as ambições da Mazda Portugal são ainda maiores: 2% da quota de mercado do segmento no final de 2016, regressando aos valores de 2005/2006.
Para as empresas, de grande, média ou pequena dimensão, bem como para os empresários em nome individual, está disponível a partir de 21.935 euros na versão Evolve, que já inclui jantes de liga leve de 16”, Bluetooth, ar condicionado automático, volante multifunções revestido a pele, computador de bordo, sistema de apoio ao arranque em subida, i-Stop, Start & Stop, sistema de monotorização da pressão dos pneus, sistema inteligente de ajuda à travagem em cidade e cruise control.
A melhor equipada – Excellence –, com o motor 1.5 D SKYACTIV com 105 cv estreado no CX-3, é comercializada por 26.954 euros. Comparativamente ao equipamento oferecido, este valor é poucas centenas de euros acima de um best-seller da classe – Renault Megane 1.5 dCi – e abaixo do VW Golf e Opel Astra, estes dois últimos com motor 1.6.
O Mazda3 1.5 SKYACTIV assegura também outra vantagem: a ausência de catalisador NOx e a dispensa de ADBlue para cumprir as normas Euro6, pode ser um factor benéfico para o apuramento do TCO do modelo.
Isto é possível porque o motor 1.5D SKYACTIV funciona com taxas de compressão de combustível mais reduzidas do que é habitual encontrar nos motores a gasóleo (14:1 tanto no motor a gasóleo, como a gasolina), eliminando os custos de manutenção e os riscos de avaria, sempre dispendiosos, associados aos catalisadores para tratamento de gases NOx.
Ao disponibilizar mais binário numa faixa mais ampla de rotações, este motor assegura também um comportamento semelhante ao motor a gasolina (com o qual partilha alguns componentes), baixo ruído e, mais importante, consumos e emissões bastante baixos.
Com 105 CV, este motor apresenta emissões de 99 g/km e consumos médios da ordem de 3,8 l/100 km. Este bloco de 4 cilindros possui um turbocompressor de geometria variável com um sensor de velocidade, injeção common rail e desenvolve um binário máximo de 270 Nm entre as 1600 e as 2500 rpm.
Acoplado a uma transmissão manual SKYACTIV-MT de seis velocidades, o Mazda3 HB SKYACTIV-D 1.5 acelera dos 0 aos 100 km/h em 11,0 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 185 km/h. Na variante de caixa automática SKYACTIV-Drive de seis velocidades os valores são, respetivamente, de 11,6 segundos, 181 km/h, para um consumo médio de 4,4 l/100 km e 114 g/km.
Com os novos argumentos do Mazda3, mas também com o sucesso que os igualmente novos CX-3 e Mazda2 estão a conhecer, o representante nacional conta poder regressar a vendas totais anuais superiores a 5 mil carros.