A McDonald’s Portugal promoveu mais um National Car Day – uma iniciativa que visou, este ano, a partilha de experiências e ideias com vista a comportamentos geradores de um futuro mais sustentável.
O National Car Day é também um dia de reflexão e um dia para pensar “qual será o melhor caminho para Portugal e para os colaboradores que têm carro de frota”, segundo Sofia Mendoça, Diretora de Recursos Humanos da McDonald’s Portugal.
Pensar como se pode evoluir dentro da política automóvel da empresa e que novas soluções podem vir a ser encontradas dentro dessa mesma evolução. Este foi o mote.
A responsável de Recursos Humanos referiu a importância do carro da empresa e do facto de este constituir “um grande benefício”. Como benefício que é, tem um impacto significativo na gestão do G&A de uma empresa.
Como correu o dia?
“Como é que eu posso influenciar a frota da minha empresa e tornar o mundo mais sustentável com a minha ajuda?”
Esta foi a pergunta que mais se fez durante o National Car Day, que começou com uma sessão de inspiração, durante a qual os colaboradores McDonald’s com carro de frota ouviram experiências de profissionais de áreas ligadas às novas tecnologias e mobilidade, bem como de dois ‘talent drivers’ da McDonald’s – colaboradores que se destacaram no passado pela sua eficiência na condução.
Logo após esta sessão, os colaboradores puderam dar azo à sua criatividade e registar as suas ideias para influenciarem a frota McDonald’s em dois aspetos principais:
- Redução de custos com o combustível
- Redução da pegada ecológica da empresa
O carro de empresa num futuro mais sustentável
Maria João Mendes e Sara Bolas, responsáveis pela gestão do parque automóvel da McDonald’s, destacaram a importância da otimização do uso do carro da empresa.
“A ação dos colaboradores é decisiva na poupança de combustível e na criação de um futuro mais sustentável”, referiu Maria João Mendes.
Para a McDonald’s, eventos como o National Car Day despertam nos colaboradores a ideia de mudança e isso faz com que, “ao sentirem que há coisas que vão mudando, se foquem em ações futuras”. Assim, os colaboradores levarão o mindset de poupança e de mudança de comportamentos sustentáveis para as suas casas.
“Acreditamos que o que temos vindo a fazer vai ter impacto em 2022”.
– McDonald’s
Uma das medidas adotadas para cumprir com este objetivo é a parceria com a Prio. Cada colaborador terá acesso a um cartão de combustível Prio, tendo mais de 260 postos de abastecimento à sua disposição, bem como 20 pontos de carregamento elétrico rápido disponíveis.
Atualmente, e com cerca de 100 veículos, a McDonald’s pretende, até 2030, eletrificar a sua frota em 100%. Para isso, todos os anos a empresa tem introduzido veículos híbridos e elétricos no seu parque automóvel, além de continuar a promover um conjunto de iniciativas como o National Car Day para que tal aconteça.
Este é um objetivo partilhado pela marca, no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade, onde quer “usar a sua escala” para contribuir para um futuro melhor.