Com cerca de mais 2.150 de matrículas de automóveis ligeiros de passageiros do que a Renault, a Peugeot atinge a liderança do mercado automóvel em Portugal em 2021
A conquista da Peugeot aconteceu em várias frentes: nos ligeiros de passageiros, na lista dos modelos 100% elétricos e, apesar de perder por 41 unidades na dos ligeiros de mercadorias, na soma destas duas tabelas, a Peugeot foi também a marca que matriculou mais automóveis ligeiros em Portugal.
O Peugeot 2008 foi ainda o carro preferido dos portugueses.
Já a Mercedes-Benz superou a BMW por pouco mais de cem unidades e conquistou o terceiro lugar na tabela reservada aos ligeiros de passageiros.
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Quem sobe, quem desce…
De acordo com os dados da ACAP, na lista de marcas com mais de duas mil matrículas em 2021, duas evidenciaram um crescimento significativo face a 2020:
- Hyundai, com mais de 2.500 veículos ligeiros de passageiros do que no ano anterior (+ 49,3%);
- Kia, com mais de duas mil unidades vendidas em comparação com 2020 (+ 62,1%).
Em sentido contrário, em valores absolutos:
- Renault foi a marca que mais perdeu, quase 3.200 ligeiros de passageiros a menos do que em 2020 (-17,1%);
- Mercedes-Benz e Fiat perderam, cada uma, mais de duas mil unidades face a 2020.
Outros fatores em destaque nesta tabela referente aos números dos veículos ligeiros de passageiros:
- Dezassete marcas automóveis realizaram mais de três mil matrículas. As mesmas que em 2020;
- Vinte e duas marcas automóveis matricularam mais de mil unidades. Menos uma (Honda) do quem em 2020;
- Toyota sobe à 6.ª posição. Foi 11.ª em 2020;
- Hyundai ascende à 7.ª posição. Foi a 12.ª marca em 2020;
- SEAT e Volkswagen, duas marcas do mesmo grupo trocam de posição na tabela: a VW supera a marca espanhola e passa a ocupar o 8.º lugar, enquanto a SEAT desce à 9.º lugar;
- A FIAT cai do 7.º lugar das marcas em 2020 para o 14.º posto em 2021;
- Em sentido contrário ascendem Dacia e KIA; a primeira da 14.ª para a 11.ª posição, enquanto a marca coreana sobe do 16.º lugar para se tornar na 12.ª marca com mais matrículas em 2021.
2021, um ano atípico para o mercado automóvel
Depois de um 2020 bastante condicionado pelo efeito da pandemia, com períodos de confinamento que restringiram o comércio presencial, esperava-se uma recuperação mais robusta do sector automóvel.
Contudo, a falta de componentes e as dificuldades de abastecimento condicionaram grandemente esse movimento, afectando principalmente as marcas mais expostas a fornecedores do sudeste asiático.
https://fleetmagazine.pt/2021/11/25/semicondutores-tempestade-perfeita-industria-automovel/
Razões que explicam a fraca evolução dos números em praticamente todos os mercados europeus, Portugal incluído: um crescimento de 0,8% no segmento dos ligeiros de passageiros e de 4,4% nos ligeiros de mercadorias garantiu um saldo final positivo de 1,4%, cerca de 2.500 veículos a mais do que os matriculados em 2020.
Estes números contrastam claramente com os registados no ano anterior à pandemia; em comparação com 2019, verificou-se uma perda de mercado de 34,5% nos ligeiros de passageiros e de 25,1% nos ligeiros de mercadorias.
Dezembro de 2021 foi também mais um mês de queda para a maioria das marcas automóveis em Portugal.
E face aos últimos indicadores mundiais e à evolução da mais recente vaga da pandemia, as causas que provocaram a redução da produção em 2021 deverão manter-se durante grande parte do corrente ano.
Elétricos sobem 69,3%
A exemplo dos principais países da União Europeia, a quota de mercado dos veículos 100% elétricos está a crescer em Portugal.
Em 2021 matricularam-se 13.260 unidades, mais 69,3% do que em 2020, representando já 7,8% dos carros novos vendidos no nosso país.
Com 1.508 registos, a Tesla não ocupa, porém, a 1.ª posição.
Esse lugar cabe de novo à Peugeot.
As duas marcas foram as únicas a superar a fasquia das 1.500 unidades, ficando a Renault na terceira posição, com pouco mais de 1.250 matrículas.
Menos expressivo foi o crescimento dos modelos híbridos plug-in.
No entanto, as 15.660 matrículas são um volume significativo perante o total de registos de 2021 e indicam um aumento de 32% face a 2020.
https://fleetmagazine.pt/2022/01/04/matriculas-eletricos-2021/