O comércio de automóveis ligeiros novos em Portugal fechou o primeiro semestre com o mercado a registar uma variação positiva de 26,5% face ao mesmo período de 2020.

Por categorias, os valores dos primeiros seis meses de 2021 ficaram assim distribuídos:

  • Automóveis ligeiros de passageiros: 25,6%, 81.445 unidades (64.848 unidades em 2020);
  • Veículos ligeiros de mercadorias: 31,7%, 15.309 unidades (11.622 unidades em 2020).

Facto a destacar é a Renault ter recuperado a liderança do mercado de ligeiros (ligeiros de passageiros + ligeiros de mercadorias).

Realce ainda para o crescimento da Citröen, que consolida o quinto posto entre os ligeiros de passageiros e é a terceira marca nos ligeiros de mercadorias e na soma destes dois segmentos.

Para se perceber a disputa renhida registada nos primeiros seis meses, esta foi a distribuição das matrículas do pódio com as três primeiras marcas:

  • Renault: 11.942 unidades (mais 23,9% do que em 2020);
  • Peugeot: 11.916 unidades (mais 23,5% face a 2020);
  • Citröen: 7.456 unidades (mais 34,7% face a 2020).

Mercado automóvel: balanço do primeiro semestre de 2021. Rent-a-car com 24% das matrículas VLP (II)

10 marcas com maior volume nos ligeiros de passageiros

No total, estas dez marcas foram responsáveis por cerca de 70% do número de matrículas de automóveis ligeiros de passageiros em Portugal.

Se nos lugares cimeiros não há grandes novidades, destaque para os excelentes resultados da Toyota e da Hyundai.

MARCAS 2021 2020 Variação 2020/2021 Quota Mercado 2021
1.º Peugeot 9 525 7 068 34,8% 11,70%
2.º Renault 9 032 7 915 14,1% 11,09%
3.º Mercedes-Benz 6 612 6 187 6,9% 8,12%
4.º BMW 6 322 4 620 36,8% 7,76%
5.º Citroën 5 583 3 821 46,1% 6,85%
6.º Toyota 4 567 3 013 51,6% 5,61%
7.º Volkswagen 4 309 2 863 50,5% 5,29%
8.º Seat 3 943 3 319 18,8% 4,84%
9.º Hyundai 3 558 2 316 53,6% 4,37%
10.º Opel 3 394 2 538 33,7% 4,17%

10 marcas com maior volume nos ligeiros de mercadorias

Estas dez marcas foram responsáveis por mais de 89% do mercado de automóveis ligeiros de mercadorias em Portugal.

Destaque para a recuperação da Renault (market share de 14,85% em 2020 e de 19,01% em 2021) e, mais uma vez, para a boa prestação da Toyota (quota de 5,52% em 2020, 7,62% em 2021).

MARCAS 2021 2020 Variação 2020/2021 Quota Mercado 2021
1.º Renault 2 910 1 726 68,6% 19,01%
2.º Peugeot 2 391 2 582 -7,4% 15,62%
3.º Citroën 1 873 1 713 9,3% 12,23%
4.º Fiat 1 239 1 040 19,1% 8,09%
5.º Toyota 1 166 641 81,9% 7,62%
6.º Opel 1 086 713 52,3% 7,09%
7.º Ford 1 056 852 23,9% 6,90%
8.º Iveco 718 387 85,5% 4,69%
9.º Volkswagen 701 424 65,3% 4,58%
10.º Mercedes-Benz 539 442 21,9% 3,52%

As tabelas da ACAP com os valores completos relativos ao mercado de carros novos em Portugal entre janeiro e final de junho de 2021 podem ser consultadas nesta página.

Leia também:

Mercado automóvel: balanço do primeiro semestre de 2021. Rent-a-car com 24% das matrículas VLP (II)

Mercado automóvel: balanço do primeiro semestre de 2021. Os 15 carros com mais matrículas (III)

Mercado automóvel: balanço do primeiro semestre de 2021. Eletrificados ganham quota de mercado (IV)