O comércio de automóveis ligeiros novos em Portugal fechou o primeiro semestre com o mercado a registar uma variação positiva de 26,5% face ao mesmo período de 2020.
Por categorias, os valores dos primeiros seis meses de 2021 ficaram assim distribuídos:
- Automóveis ligeiros de passageiros: 25,6%, 81.445 unidades (64.848 unidades em 2020);
- Veículos ligeiros de mercadorias: 31,7%, 15.309 unidades (11.622 unidades em 2020).
Facto a destacar é a Renault ter recuperado a liderança do mercado de ligeiros (ligeiros de passageiros + ligeiros de mercadorias).
Realce ainda para o crescimento da Citröen, que consolida o quinto posto entre os ligeiros de passageiros e é a terceira marca nos ligeiros de mercadorias e na soma destes dois segmentos.
Para se perceber a disputa renhida registada nos primeiros seis meses, esta foi a distribuição das matrículas do pódio com as três primeiras marcas:
- Renault: 11.942 unidades (mais 23,9% do que em 2020);
- Peugeot: 11.916 unidades (mais 23,5% face a 2020);
- Citröen: 7.456 unidades (mais 34,7% face a 2020).
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10 marcas com maior volume nos ligeiros de passageiros
No total, estas dez marcas foram responsáveis por cerca de 70% do número de matrículas de automóveis ligeiros de passageiros em Portugal.
Se nos lugares cimeiros não há grandes novidades, destaque para os excelentes resultados da Toyota e da Hyundai.
MARCAS | 2021 | 2020 | Variação 2020/2021 | Quota Mercado 2021 | |
1.º | Peugeot | 9 525 | 7 068 | 34,8% | 11,70% |
2.º | Renault | 9 032 | 7 915 | 14,1% | 11,09% |
3.º | Mercedes-Benz | 6 612 | 6 187 | 6,9% | 8,12% |
4.º | BMW | 6 322 | 4 620 | 36,8% | 7,76% |
5.º | Citroën | 5 583 | 3 821 | 46,1% | 6,85% |
6.º | Toyota | 4 567 | 3 013 | 51,6% | 5,61% |
7.º | Volkswagen | 4 309 | 2 863 | 50,5% | 5,29% |
8.º | Seat | 3 943 | 3 319 | 18,8% | 4,84% |
9.º | Hyundai | 3 558 | 2 316 | 53,6% | 4,37% |
10.º | Opel | 3 394 | 2 538 | 33,7% | 4,17% |
10 marcas com maior volume nos ligeiros de mercadorias
Estas dez marcas foram responsáveis por mais de 89% do mercado de automóveis ligeiros de mercadorias em Portugal.
Destaque para a recuperação da Renault (market share de 14,85% em 2020 e de 19,01% em 2021) e, mais uma vez, para a boa prestação da Toyota (quota de 5,52% em 2020, 7,62% em 2021).
MARCAS | 2021 | 2020 | Variação 2020/2021 | Quota Mercado 2021 | |
1.º | Renault | 2 910 | 1 726 | 68,6% | 19,01% |
2.º | Peugeot | 2 391 | 2 582 | -7,4% | 15,62% |
3.º | Citroën | 1 873 | 1 713 | 9,3% | 12,23% |
4.º | Fiat | 1 239 | 1 040 | 19,1% | 8,09% |
5.º | Toyota | 1 166 | 641 | 81,9% | 7,62% |
6.º | Opel | 1 086 | 713 | 52,3% | 7,09% |
7.º | Ford | 1 056 | 852 | 23,9% | 6,90% |
8.º | Iveco | 718 | 387 | 85,5% | 4,69% |
9.º | Volkswagen | 701 | 424 | 65,3% | 4,58% |
10.º | Mercedes-Benz | 539 | 442 | 21,9% | 3,52% |
As tabelas da ACAP com os valores completos relativos ao mercado de carros novos em Portugal entre janeiro e final de junho de 2021 podem ser consultadas nesta página.
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