O comércio de carros novos em Portugal continuou negativo no final de Julho, mas há factos que não mudaram no mercado automóvel do nosso país nos primeiros sete meses de 2020: a nova gama Renault Clio continuou a ser líder incontestada, seguida do conjunto alargado de modelos que compõe a Classe A da Mercedes-Benz, mantendo-se também a importância dos segmentos B e C no conjunto total das vendas globais de carros novos.

Estes dois segmentos asseguraram metade das novas matrículas de ligeiros de passageiros entre Janeiro e Julho, embora individualmente seja a categoria de SUV a que mais está a crescer, representando cerca de 35% do total das vendas.

Também não é novidade registar-se o aumento da procura por veículos a gasolina entre os ligeiros de passageiros, assim como o crescimento do mercado de carros 100% eléctricos e com mecânica “plug-in” que, perante a quebra geral de 45,6% deste segmento desde o início do ano, estão a aumentar a sua quota de mercado em Portugal e já valem, em conjunto, 11,17% das vendas.

http://fleetmagazine.pt/2020/08/04/mercado-automovel-portugal-janeiro-julho-2020/

A força do Renault Clio

Eis os dez modelos/gamas automóveis mais vendidos nos primeiros sete meses de 2020:

  1. Renault Clio, 4285 unidades;
  2. Mercedes-Benz Classe A, 3367 unidades;
  3. Peugeot 2008, 2361 unidades;
  4. Peugeot 208, 2357 unidades;
  5. Citroën C3, 2176 unidades;
  6. Renault Captur, 2020 unidades;
  7. BMW Série 1, 1757 unidades;
  8. Ford Focus 1665 unidades;
  9. Renault Mégane, 1622 unidades;
  10. Dacia Sandero: 1411 unidades
No total, esta dezena de gamas/modelos valem 28,8% do mercado, evidenciando a grande dispersão da oferta

Há também cada vez mais portugueses a optarem por viaturas ligeiras de passageiros com motor a gasolina e a enveredarem pelas novas tecnologias.

Esta é, então, a representatividade das principais mecânicas no segmento dos ligeiros de passageiros em 2020:

 

Gasolina, 47,4%; Gasóleo, 33,65%; Híbridos “plug-in” (PHEV), 6,03%; Híbridos, 5,5%; 100% Eléctricos, 5,15%

Nissan, Tesla e Renault preenchem o pódio dos construtores com mais vendas no segmento dos eléctricos, enquanto Mercedes-Benz, BMW e Volvo ocupam os três lugares cimeiros no escalão dos PHEV.

Marcas premium com uma oferta elevada nesta categoria, o que evidencia a importância que este tipo de modelos está a assumir nas frotas de muitas empresas.