Junho de 2021 foi o último mês em que as vendas de automóveis de passageiros novos na União Europeia apresentou um saldo positivo face ao registo do ano anterior.
E em 2020, como sabemos, a Europa enfrentava uma das maiores vagas da pandemia provocada pela COVID-19, com confinamentos prolongados, restrições à circulação e redução da atividade económica, nomeadamente do Turismo, que alimenta um dos principais canais de aquisição automóvel: o sector do rent-a-car.
Estes são os factos:
Fonte: ACEA
Número de matrículas de viaturas ligeiras de passageiros na União Europeia | |||
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2022 | 2021 | VARIAÇÃO | |
Junho 2021 | 1.048.143 | 949.776 | 10,4% |
Julho 2021 | 823.949 | 1.072.799 | -20,19% |
Agosto 2021 | 622.993 | 769.639 | -19,1% |
Setembro 2021 | 718.598 | 934.039 | -23,1% |
Outubro 2021 | 665.001 | 953.603 | -30,3% |
Novembro 2021 | 713.346 | 897.332 | -20,5% |
Dezembro 2021 | 795.295 | 1.030.551 | -22,8% |
Janeiro 2022 | 682.596 | 726.411 | -6% |
Fervereiro 2022 | 719.465 | 771.349 | -6,7% |
Março 2022 | 844187 | 1062511 | -20,5% |
Abril 2022 | 684506 | 862443 | -20,63% |
Maio 2022 | 791.546 | 891.125 | -11,20% |
No total acumulado dos primeiros cinco meses de 2022, o mercado automóvel nda União Europeia já recuou 13,7% face ao mesmo período de 2021.
- Janeiro a Maio de 2022: 3.721.774 unidades
- Janeiro a Maio de 2021: 4.313.839 unidades
Estes diferencial superior a meio milhão de unidades em apenas cinco meses, representa uma contração média superior a 100 mil matrículas/mês
Nos primeiros cinco meses do ano, todos os grandes mercados europeus registam quebras. Por ordem da dimensão de mercado:
- Alemanha: – 9.3%
- França: – 16,9%
- Itália: -24,3%
- Espanha: – 11,5%
- Polónia: – 13,1%
Outro grande mercado europeu, anteriormente o segundo maior da União Europeia, segue a mesma tendência:
- Reino Unido: – 8,7%
Portugal regista igualmente uma queda acumulada de 4,1% de matrículas automóveis de ligeiros de passageiros entre janeiro e o final de maio de 2022.
Desempenho dos Construtores automóveis
Com exceção dos grupos Hyundai e Toyota, todos os restantes construtores estão a perder mercado em comparação com os primeiros cinco meses de 2021:
Janeiro a Maio | ||||
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POSIÇÃO | FABRICANTE | 2022 | 2021 | VARIAÇÃO |
1 | Grupo Volkswagen | 922670 | 1139144 | -19% |
2 | Stellantis | 767807 | 1006200 | -23,7% |
3 | Grupo Renault | 366027 | 408971 | -10,5% |
4 | Grupo Hyundai | 359433 | 318898 | 12,7% |
5 | Grupo Toyota | 269408 | 267493 | 0,7% |
6 | Grupo BMW | 256359 | 297210 | -13,7% |
7 | Mercedes-Benz | 218309 | 246079 | -11,3% |
8 | Ford | 164835 | 190583 | -13,5% |
9 | Volvo | 80403 | 105081 | -23,5% |
10 | Nissan | 67553 | 81644 | -17,3% |
Na tabela seguinte está a relação das 15 marcas automóveis com melhores resultados de janeiro a final de maio de 2022 e respetiva variação face ao mesmo período de 2022.
Destaca-se:
- A Toyota como a segunda marca com mais matrículas no mercado da União Europeia
- Toyota, Hyundai, Kia e Dacia são, entre as 15 marcas com mais registos, as únicas a apresentar um saldo positivo em comparação a 2021
- Destas 15, percentualmente, a marca que mais perde é a Citroën, mas a Volkswagen (- 106.146 unidades) e a Peugeot (-82.728 unidades) são as que reduzem em número de matrículas.
Janeiro a Maio | ||||
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POSIÇÃO | MARCA | 2022 | 2021 | VARIAÇÃO |
1 | Volkswagen | 392 510 | 498 656 | -21,3% |
2 | Toyota | 258 525 | 254 530 | 1,6% |
3 | Peugeot | 232962 | 315 690 | -26,2% |
4 | Renault | 209 091 | 269 038 | -22,3% |
5 | Mercedes-Benz | 208224 | 231 909 | -10,2% |
6 | BMW | 206597 | 241 266 | -14,4% |
7 | Audi | 190 522 | 210 920 | -9,7% |
8 | Kia | 187588 | 159 792 | 17,4% |
9 | Škoda | 183 079 | 243 380 | -24,8% |
10 | Hyundai | 171845 | 159 106 | 8% |
11 | Ford | 164 835 | 190 583 | -13,5% |
12 | FIAT | 157 580 | 214 341 | -26,5% |
13 | Dacia | 155 247 | 138 762 | 11,9% |
14 | Citroën | 144 812 | 196 662 | -26.,5% |
15 | Opel/Vauxhall | 141 004 | 174 886 | -19,4% |