Junho de 2021 foi o último mês em que as vendas de automóveis de passageiros novos na União Europeia apresentou um saldo positivo face ao registo do ano anterior.

E em 2020, como sabemos, a Europa enfrentava uma das maiores vagas da pandemia provocada pela COVID-19, com confinamentos prolongados, restrições à circulação e redução da atividade económica, nomeadamente do Turismo, que alimenta um dos principais canais de aquisição automóvel: o sector do rent-a-car.

Estes são os factos:

Fonte: ACEA

Número de matrículas de viaturas ligeiras de passageiros na União Europeia
20222021VARIAÇÃO
Junho 20211.048.143 949.77610,4%
Julho 2021823.9491.072.799-20,19%
Agosto 2021622.993 769.639-19,1%
Setembro 2021718.598 934.039-23,1%
Outubro 2021665.001 953.603-30,3%
Novembro 2021713.346 897.332-20,5%
Dezembro 2021795.295 1.030.551-22,8%
Janeiro 2022682.596 726.411-6%
Fervereiro 2022719.465771.349-6,7%
Março 20228441871062511-20,5%
Abril 2022684506862443-20,63%
Maio 2022791.546891.125-11,20%

No total acumulado dos primeiros cinco meses de 2022, o mercado automóvel nda União Europeia já recuou 13,7% face ao mesmo período de 2021.

  • Janeiro a Maio de 2022: 3.721.774 unidades
  • Janeiro a Maio de 2021: 4.313.839 unidades

Estes diferencial superior a meio milhão de unidades em apenas cinco meses, representa uma contração média superior a 100 mil matrículas/mês

Nos primeiros cinco meses do ano, todos os grandes mercados europeus registam quebras. Por ordem da dimensão de mercado:

  • Alemanha: – 9.3%
  • França: – 16,9%
  • Itália: -24,3%
  • Espanha: – 11,5%
  • Polónia: – 13,1%

Outro grande mercado europeu, anteriormente o segundo maior da União Europeia, segue a mesma tendência:

  • Reino Unido: – 8,7%

Portugal regista igualmente uma queda acumulada de 4,1% de matrículas automóveis de ligeiros de passageiros entre janeiro e o final de maio de 2022.

Desempenho dos Construtores automóveis

Com exceção dos grupos Hyundai e Toyota, todos os restantes construtores estão a perder mercado em comparação com os primeiros cinco meses de 2021:

Janeiro a Maio
POSIÇÃOFABRICANTE20222021VARIAÇÃO
1Grupo Volkswagen9226701139144-19%
2Stellantis7678071006200-23,7%
3Grupo Renault366027408971-10,5%
4Grupo Hyundai35943331889812,7%
5Grupo Toyota2694082674930,7%
6Grupo BMW256359297210-13,7%
7Mercedes-Benz218309246079-11,3%
8Ford164835190583-13,5%
9Volvo80403105081-23,5%
10Nissan6755381644-17,3%

Na tabela seguinte está a relação das 15 marcas automóveis com melhores resultados de janeiro a final de maio de 2022 e respetiva variação face ao mesmo período de 2022.

Destaca-se:

  • A Toyota como a segunda marca com mais matrículas no mercado da União Europeia
  • Toyota, Hyundai, Kia e Dacia são, entre as 15 marcas com mais registos, as únicas a apresentar um saldo positivo em comparação a 2021
  • Destas 15, percentualmente, a marca que mais perde é a Citroën, mas a Volkswagen (- 106.146 unidades) e a Peugeot (-82.728 unidades) são as que reduzem em número de matrículas.
Janeiro a Maio
POSIÇÃOMARCA20222021VARIAÇÃO
1Volkswagen392 510498 656-21,3%
2Toyota258 525254 5301,6%
3Peugeot232962315 690-26,2%
4Renault209 091269 038-22,3%
5Mercedes-Benz208224231 909-10,2%
6BMW206597241 266-14,4%
7Audi190 522210 920-9,7%
8Kia187588159 79217,4%
9Škoda183 079243 380-24,8%
10Hyundai171845159 1068%
11Ford164 835190 583-13,5%
12FIAT157 580214 341-26,5%
13Dacia155 247138 76211,9%
14Citroën144 812196 662-26.,5%
15Opel/Vauxhall141 004174 886-19,4%